INSCREVA-SE!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Faltam 858/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA: DH – Doença de Huntington – Tg 5:14,15.
 
Deus está no controle de tudo e de todas as coisas, por isso devemos confiar plenamente nele em tudo e em todas as coisas. É assim, creio, que iniciarei todas as minhas atividades espirituais por conta de meu ministério que Deus está me concedendo.
 
“Quando não somos capazes de mudar uma situação, somos convidados a mudarmos a nós mesmos” (V.E.H).
 
Minha reflexão de hoje é um pedido de oração para a cura da DH. Deverei, portanto, colocar ai uns 4 ou 5 post sobre o assunto. Ajude-nos conforme I Ts 5:25.
 
Queridos, a gloriosa paz do Senhor.
 
Irmãos, nenhuma enfermidade é boa, principalmente se ela é classificada pela medicina como incurável. Estar acometido de enfermidade é realmente muito desagradável, mas estar na lista de enfermos desenganados é muito pior. Ter em si o decreto, a sentença de morte, ou a possibilidade de estar entre os sentenciados, é muito cruel.
 
Meu pai por exemplo teve gliobastoma multiforme (câncer cerebral) um tipo de câncer terrível (dizem que é o mais terrível deles e que pela medicina é incurável, mas que com cirurgias prolonga-se a qualidade de vida do paciente por, no máximo, uns 2 anos) que em 7 meses o destruiu e o aniquilou. Se eu pudesse voltar no tempo, jamais teria concordado com as duas cirurgias a que meu pai foi submetido, pois não houve saúde ou melhoria de qualidade de vida, mas prolongamento do sofrimento tanto para ele como para todos nós que o assistimos. Foi mesmo muito terrível! Sofremos, lutamos, mas jamais desistimos de nossa fé até que não teve mais jeito e o Senhor o recolheu para a sua glória. Aleluias!
 
No entanto, o que sofremos com meu pai nem se compara ao sofrimento que enfrentam as famílias portadoras da Doença de Huntington, antes conhecida por “corea de huntington”. Corea significa dança, mas a DH é muito mais do que ter movimentos involuntários.
 
A Doença de Huntington (DH ou HD) é uma doença neurodegenerativa que se caracteriza por uma demência progressiva e movimentos coreicos que se originam pela perda prematura de neurônios específicos, situados, principalmente, no gânglio basal. A doença é hereditária e dominante, o que significa que se transmite de pais para filhos, sem saltar nenhuma geração. A possibilidade de herança é de 50%. A queixa inicial mais freqüente é a descoordenação e movimentos involuntários, embora alterações comportamentais possam preceder ou coincidir com o início dos movimentos. Pode também, raramente, apresentar rigidez generalizada. Manifesta-se, geralmente, entre 30 e 50 anos, contudo pode aparecer em qualquer idade.
 
Sendo ainda mais claro, a vida de quem tem a DH – literalmente – é sugada aos poucos, lentamente (dependendo da pessoa e de outros fatores, a sobrevida é de uns 15 anos), como uma espécie de tortura que abrange o físico e o mental não somente do doente, mas de todos os que estão a sua volta – a luta é grande! É uma doença malígna e cruel que nada deixa, mas devora tudo até que nada mais tendo que consumir, ocorre o óbito. Continua amanhã...
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Estou lendo Tg da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou lendo a pergunta 109/129 do Catecismo de Heidelberg dos Símbolos de Fé das Igrejas Reformadas (Confissão Belga, Catecismo de Heidelberg e Cânones de Dort) da mesma Bíblia de Estudo de Genebra.
  • Estou na página 195/214 (89%) de Crítica Textual do Novo Testamento, de Wilson Paroschi. Ed. Vida Nova.
  • Estou na página 105/151 (66%) de PAULO – o maior líder do cristianismo. Hernandes Dias Lopes. Ed. Hagnos.
  • Estou na página 95/140 (68%) de FINAÇAS COM PROPÓSITO – Como alançar saúde financeira à luz da Palavra de Deus, de Ivonildo Teixeira. Ed. Atos. (Este livro foi presente do Pr. Sabino aos pregadores da PIPT em 2010, numa festa de confraternização em 4/12/2010).
  • Estou com 3h03m33s da parte 1/2 com 7h00m02s de Uma História do Pensamento Cristão de Justo Gonzales.
 
Registro das leituras/áudios Terminados:
  • Terminei as 545 páginas do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida.
  • Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
  • Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
  • Terminei as 435/438 (100%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Terminei as 11h14m42s (91%) de um Comentário feito por Kleber Cavalcante em agosto de 2006 sobre o livro de DANIEL.
  • Terminei 1h24m35s (40%) de NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS, de Hernandes Dias Lopes.
  • Terminei 3h33m14s de áudio em MP3 (voz Felipe; TextAloud), capítulos 1 e 2 do livro PREGAÇÃO CRISTOCÊNTRICA – restuarando o sermão expositivo. Um guia prático e teológico para a pregação bíblica, de BRYAN CHAPELL. Ed. Cultura Cristã.
  • Terminei 3h35m30s  de áudio em MP3 (voz Felipe; TextAloud), do livro de Alderi Souza de Matos - Panorama da História da Igreja.
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef, Fp, Cl, I Ts, II Ts, I Tm, II Tm, Tt, Fm, Hb.
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.