INSCREVA-SE!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

1000 dias de propósito! Faltam 997 dias! Aleluias! (terça-feira, 03 de agosto de 2010)

TEMA:  Gênesis!
O começo de tudo. Em hebraico: בְּרֵאשִׁ֖ית "Bereshith", devido à sua primeira frase "No princípio...". No grego: εν αρχη "Em Arche". Gênesis, no princípio, o começo, é a primeira palavra no VT e também a primeira palavra no NT, no livro de João. O Evangelho de João também começa com: "No princípio...".
 
Até o próprio tempo, pois "No princípio..." se refere a um determinado tempo, foi criado por Deus e este, creio, teve início com o Gênesis. Deus é o Criador que está fora do tempo e por ele não é regido, controlado, antes, Ele é o Senhor do tempo. Passado, presente e futuro somente tem significado e sentido para nós. Deus está além do tempo.
 
Quando eu vou pregar eu converso com Deus antes pedindo-lhe o tema e o que Ele, Deus, quer comunicar ao seu povo por meu intermédio, no entanto, toda a palavra que irei pregar, por exemplo, minha próxima pregação será feita no dia 15 de agosto na Congregação Presbiteriana do Riacho Fundo II, Pastor: Rev. André Vieira - revandremorais@yahoo.com.br, Endereço: QC 01, Conjunto 09 lote 20, Riacho Fundo II.
 
Na primeira vez que estive lá em 18 de abril deste ano, o tema que Deus me deu e no qual me usou foi: "Pede-me o que queres que eu te dê" – I Re 3:5. O próximo tema ainda nem eu sei, no entanto, Deus já conhece o meu sermão desde o início até o final. Sabe quem estará por lá ouvindo e quem me acompanhará.
 
Tal conhecimento é como uma antecipação do futuro, mas sem o revelar. Isso é tão bom! Também significa que Deus está me comunicando antecipadamente que tudo, tudo e todas, todas as coisas estão sob o seu controle absoluto e que não é para eu ficar ansioso, pois ele me dará muito mais do que ambiciono, obviamente para sua glória e honra. Aleluias!
 
Hoje em minhas leituras me deparei com assuntos que me chamaram a atenção:
 
  1. Deus é o dono e quem controla a história, mas não tira do homem a sua responsabilidade.
  2. Judá vendeu seu irmão José, mas depois, ele mesmo se ofereceu para ficar como escravo no lugar de seus irmãos (Gn 37:26,27 e 44:33,34).
  3. Gênesis está interessado em quem os criou e por quê, enquanto os cientistas que se utilizam da ciência, se preocupam em como foram criadas as coisas e quando.
  4. Cristo é o foco de Gênesis, aliás todas as Escrituras falam dele. Aleluias!
  5. Agostinho em suas Confissões, livros VII e X, disse que o conhecimento de Deus e o conhecimento de si mesmo estão inextricavelmente ligados, assim, não conhecer a Deus é não conhecer a si mesmo.
 
Sobre cada um desses 5 temas eu gostaria de meditar, de pesquisar e de escrever tanto, mas... falta-me o tempo necessário. Por enquanto fica então apenas a sua citação. Conforme seja possível, irei desenvolvendo-os. Agora, devo dedicar-me ao meu abençoado trabalho na empresa que Deus me colocou para honrá-lo e servi-lo.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Estou na página 8/1835 da leitura bíblica da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 78/302, do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010.
  • Estou ouvindo ...
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.