INSCREVA-SE!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

1000 dias de propósito! Faltam 995 dias!

TEMA:  Gênesis!
 
Quem é o principal protagonista em Gênesis? Ele é Deus! Reparem:
 
  • Ele formou o homem, vs 7; Jó 10:8-12.
  • Plantou o jardim – Sl 87:1; <t 16:18.
  • Soberanamente colocou o homem nele – vs 15; Ef 1:3-14.
  • Determinou a sua vida – vs 16, 17; Sl 31:15.
  • Deu-lhe uma esposa – vs 18-25; Mt 19:6.
  • Julgou-os pelo pecado e os restaurou – cap. 3; Hb 9:27 e 28.
 
Como podemos verificar, Deus tudo faz. Isso me faz lembrar de um versículo bíblico: “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.” (Is 64:4). É por isso que não devemos nos desesperarmos com o nosso dia de amanhã, nem com nosso futuro ou com as coisas por vir, pois Deus tudo nos dará no tempo certo.
 
Entrar em ansiedade e deixar-se dominar pelo medo é não confiar no Pai celestial que todas as coisas faz por nós. É ele quem nos dá trabalho e até as nossas esposas e filhos. Nada nos falta nem nos faltará nunca. “E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.” (Lc 22:35). Deus está cuidando de nós e a palavra de Jesus é tão perfeita: “Buscai o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6:33).
 
Ao homem bastava tão-somente obedecer a sua ordem. Nesta aliança, Deus graciosamente ofereceu vida aos seres humanos, mas exigiu obediência à sua ordem. O primeiro Adão representando a humanidade falhou e, por causa disso, trouxe morte a todos. A obediência ativa do último, ou o segundo Adão, representando o eleito, trouxe vida eterna a todos (Rm 5:12-19; I Co 15:45-49)
 
Se Deus cuida de nós como o Pai ao filho e nada lhes falta, o que temos de fazer? Obedecer aos seus mandamentos! Como iremos obedecer ou saber que estamos obedecendo a Deus? “E ali haverá bom caminho, caminho que se chamará o Caminho Santo; o imundo não passará por ele, pois será somente para o seu povo; quem quer que por ele caminhe não errará, nem mesmo o louco.” (Is 35:8).
 
Meditando um pouco mais, ainda veremos que há uma estreita relação entre Adão e a terra, ou seja, entre nós e a terra. A terra foi seu berço (de onde ele, Adão, foi formado), seu lar (viveu seus 930 anos na terra) e a sua sepultura (foi enterrado e todo o seu ser foi consumido, transformado, como na lei de Lavoisier).
 
(Antoine-Laurent de Lavoisier (Paris, 26 de agosto de 1743 — Paris, 8 de maio de 1794) foi um químico francês, considerado o criador da química moderna.Foi o primeiro cientista a enunciar o princípio da conservação da matéria. Além disso identificou e batizou o oxigênio, refutou a teoria flogística e participou na reforma da nomenclatura química. Célebre por seus estudos sobre a conservação da matéria, mais tarde imortalizado pela frase popular "Na Natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.") – wikipedia.
 
Isso  fundamenta o comentário de Paulo de que o primeiro Adão foi formado como um corpo natural para uma existência terrena. O celestial, Filho do Homem (Dn 7:13), compartilhou deste estado terreno para assegurar a humanidade caída um corpo espiritual de glória permanente na ressurreição (I Co 15:42-49). Você já imaginou o que está por vir para nós que Deus está fazendo e preparando? “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (I Co 2:9).
 
Como está escrito: “18. Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada. 19. Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus. 20. Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou, 21. Na esperança de que também a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. 22. Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. 23. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.” (Rm 8:18-23).
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Estou na página 12/1835 da leitura bíblica da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 90/302, do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010.
  • Já ouvi dois artigos com 1hora no total de áudio em MP3 em meu N95: Como fazer sexo para a glória de Deus - Justin taylor e Cântico dos Cânticos - notas erótico-exegéticas – Calvani.
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.