INSCREVA-SE!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

365 dias de propósito! Dia 153/365

Minha LBH: Estou no capítulo 24 do livro de Jó. Quanto ao livro CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO - Volume 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador, de Gerard Van Groningen (título do original em inglês: FROM CREATION TO CONSUMMATION). Editora Cultura Cristã – estou na página 024/656. Quanto às Institutas de João Calvino, parte III, que estou ouvindo (utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese) em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO: estou em 16h20m07s/25h56m37s.

 

O livro de Groningen que estou lendo é, em suas próprias palavras, um estudo bíblico teológico exegético que se concentra na criação, história e escatologia desenvolvendo os conceitos bíblicos de Reino, de Aliança e de Mediador. Achei interessante que em seu prefácio, o autor fala de que sua busca por respostas o levou a entender que a criação e a consumação estão inseparavelmente relacionadas: uma fala do começo e a outra, do alvo para o qual houve o começo. Com essa leitura, espero reforçar minha crença na soberania, na sabedoria e na bondade de Deus em tudo o que faz e permite que se faça.

 

Quanto ao livro de Jó, muitas coisas estão me chamando a atenção. Primeira e, creio, a mais importante: nosso sofrimento quando a ele somos totalmente expostos não está necessariamente relacionado diretamente com faltas cometidas no passado ou com qualquer culpa presente. Eu tenho de entender que eu faço parte do cosmos que Deus criou e que administra tendo tudo, todas as coisas, sob seu controle. Se eu, simplesmente, entender isso, ficará mais fácil aceitar certas coisas difíceis que não entendemos, no momento.

 

Russel Shedd em seus comentários sobre a questão da prosperidade dos ímpios (Jó 24:25) dá a entender que essa questão é sem solução e ainda a chama de mistério insondável. Diversos homens de Deus fizeram esse questionamento a Deus e diversos homens de Deus ainda o fazem hoje. Deus não nos explicou nem nos explicará isso, pelo menos no tempo presente, mas nos garante que fará justiça. Como? Não tenho a mínima idéia. Também gostei de sua nota homilética de Jó 23.13, a seguir copiada: 

 

"O Deus imutável".  É  Deus  que resolve as coisas.

 

1) Deus cumpre Suas resoluções no plano do universo:

a) Há um plano  para este mundo, feito por Deus, Ef 1.11;

b) Este plano é perfeito, Jó 37.16; Sl 104.42; Pv 3.19;

c) O plano está  definitivamente executado,  Nm 11.23; Jó 42.2; SI 33.9;

 

2) É Deus que resolve o assunto do pecado do homem, definindo-o: 

a) como  abominação a Deus, Dt 25.16;  Sl 5.4;  Pv 15.9;  Jr 44.4; 

b) como um  perigo para o  homem, Nm 32.23; D t29.18;  Jo 5.2; Ef 5.6; 

 

3) É Deus que  resolve e  executa o plano da salvação, At 4.12:

a) Antes do dilúvio - por meio da fé na semente da mulher, Gn 3.15;

b) Nos dias dos patriarcas - pela fé no Filho prometido a Abraão, Gn 12.3;

c) Nos dias de Moisés - pela fé no carneiro  sacrificado,  Hb 9.8-10; 10.3; 

d) Nos  dias da monarquia - pela fé  no Filho de Davi,  2 Sm 7.15;

e) Nos dias de Isaías -  pela fé no Servo Sofredor, Is 53.1;

f) Nos dias de hoje - pela fé na semente da mulher, no Filho prometido, no Cordeiro sacrificado, no Filho de Davi, no Servo Sofredor, todos sintetizados em um só - Jesus Cristo, 2 Co 5.21.

 

A minha crença é total neste Deus que, conforme Russel Shedd e Gerard Van Groningen é que resolve as coisas. Se você está passando por um problemão e não sabe o que fazer, creia que Deus está contigo e te ajudará a encontrar uma saída. Aqui no Jamais Deisita! Eu estarei como você todos os dias orando pela tua vitória.

 

Recado específico para a mãe aflita de LLR: estamos orando pela senhora, por seu filho e por aquela mulher a fim de que Deus soberano, sábio e bondoso abençoe e do meio das tempestades traga vitórias para a glória de seu santo nome.

 

A Deus toda a glória.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.