INSCREVA-SE!

domingo, 13 de dezembro de 2009

365 dias de propósito! Dia 145/365

Minha LBH: Estou no capítulo 9 do livro de Ester. No livro O ESCÂNDALO DO COMPORTAMENTO EVANGÉLICO - Por que os evangélicos estão vivendo exatamente como o resto do mundo?, de Ronald J. Sider (Título original: The Scandal of the Evangelical Conscience), estou na página 44/134. Quanto às Institutas de João Calvino, parte III, que estou ouvindo em meu N95, no UNO, já estou em 12h29m35s /25h56m37s.

 

"Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus." (Dt 5:12). Vejamos o que diz esse versículo. Primeiro vem a obrigação, o dever, o compromisso. Devemos, então, em primeiro lugar honrar, honrar nosso pai e mãe. Mas como faremos isso? De que forma honrá-lo? Acho desnecessário entra no como, pois entendo perfeitamente que cada um de nós sabe o que deve fazer. Se você não sabe como honrar teu pai e a tua mãe... misericórdias!

 

Porque devemos honrá-los? Ora, em primeiríssimo lugar, por que foi ordem expressa do Senhor, seu mandamento, escrito com os seus próprios dedos nas tábuas da lei. Ao nos dar essa ordem, Deus, nosso pai, sabia que nós os filhos em nosso afã de querer construir a nossa vida poderíamos despresá-los. Há muitos que pensam que estão fazendo a obra de Deus despresando os seus pais ou ignorando-os como se nem existissem. Desprezar as coisas do pai e uma forma de não honrá-los. Em segundo lugar, por causa das bênçãos que o Senhor promete aos que lhe obedecerem. Quais são essas bênçãos:

 

  1. para que se prolonguem os teus dias, e
  2. para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus.

 

Você deseja vida longa e próspera? Eis ai o segredo! Honre a teu pai e a tua mãe! Há muitos que correm, se esforçam, fazem planos, constroem, trabalham, trabalham, mas ao se esquecerem dos seus pais que Deus ordenou não esquecer, tropeçam e além de não terem vida longa, as coisas não lhe vão bem.

 

Deus é de fato muito sábio. Ele esconde jóias valiosas, tão grandes e poderosas, maravilhosas numa simples bênção dos pais e pensamos que temos é de estudar, trabalhar, fazer, construir, planejar, ... cada um dos patriarcas Abrãao, Isaque e Jacó deram suas bênçãos aos seus filhos que as transmitiram aos seus filhos.

 

Nós poderíamos ir um pouco além e verificar que Deus faz questão de nos abençoar em todas as coisas quando também respeitamos nossos avós, nossos parentes, autoridades. Os tempos modernos nos apontam outros caminhos e o respeito parece em baixa, tanto que o trato dos jovens com, inclusive, seus próprios pais é "velho ou véio". Isso reflete um pensamento moderno que quer dizer: 'sinto muito, mas o senhor já está passando, está velho, antiquado, careta, não serve mais, não nos pode abençoar'.

 

Você que crê na palavra de Deus, a rejeita como antiquada? O filho sábio alegra SEMPRE o coração de seus pais, pois sabe que em suas  bênçãos estão tesouros de Deus! Minha mãe já tem 70 anos, tem muitos problemas de saúde, o que demanda de nós, seus filhos, atenção, cuidado especial, tempo de qualidade para dar a ela atenção, é viúva e não tem mais o vigor que muitas de nossas atividades exigem, mas se eu for filho sábio, inteligente e temente a Deus, eu devo honrá-la, respeitá-la, tratá-la com amor, respeito e sacrifício (sim, sacrifício de meu tempo, mesmo de meu tempo precioso e escasso dedicado à obra de Deus ou dedicado a ganhar dinheiro, trabalho).

 

"Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus." (Dt 5:12).

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.