sábado, 4 de dezembro de 2010

Faltam 874/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Campanha dos 21 dias na Primeirona – 13º dia

 

Hoje entramos no 13º dia de nossa campanha. Resolvi postar, na íntegra a lição respectiva (você já pensou se tivéssemos 1189 lições prontas, uma para cada capítulo da Bíblia? – "...Deus me ajude, me orienta!..."):

 

"LIÇÕES DA SANTA CEIA. "Ora se sabeis estas coisas, bem aventurados sois se as praticardes." João 13:17  - Leia João 13:1-20.

 

Após a libertação da escravidão egípcia, Deus ordena a institução da Festa da Páscoa, conforme a história registrada no livro do Êxodo. Como tudo o que Deus faz tem um propósito, neste caso não foi diferente. O povo de Deus deveria celebrar a Páscoa em memória daquilo que Deus estava fazendo em suas vidas. No Novo Testamento a festa correspondente à Páscoa é a Santa Ceia. Jesus disse à sua igreja: 'fazei isto em memória de mim" I Coríntios 11:24b.

 

De modo semelhante ao povo de Israel no Velho Testamento a igreja deveria celebrar a Santa Ceia a fim de manter viva em sua memória o que Deus, por meio de Jesus Cristo fez em suas vidas. Esquecer-se do que Deus fez seria trágico para a igreja, pois poderiam assim voltar a um estado de indiferença e pecado.

 

Recordar o que Jesus fez nos impulsiona a uma rellexão obre nossas vidas:

 

1. Avaliamos o nosso relacionamento com o próximo quando Jesus na Santa Ceia nos ensina "ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés também vos devieis lavar os pés uns dos outros."  (João 13:14). Viver o evangelho é servir "(...) tendo amado os seus que estavam no mundo amou-os até o fim" (João 13:1b), uma verdadeira lição de amor e perdão.

 

2. Avaliamos o nosso relacionamento com o mundo e nosso envolvimento na evangelização. "porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do senhor até que ele venha". (I coríntios 11:26). Lembremos as ultimas patavras de Jesus à sua igreja: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito;  ensinando-os a guardar todas as coisas que vos lenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século". Mateus 28:19-20.

 

3. Avaliamos o nosso relacionamento com a igreja, a "família da fé". Uma lição de unidade: "Novo mandamento vos dou: que vos amei uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros". João 13:34,35.

 

A Santa Ceia nos lembra que Cristo morreu na cruz do calvário para que fôssemos "um só corpo". Jesus disse: "eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim". João 17:22-23.

 

4. E finalmente, avaliamos nosso relacionamento com Deus quando, através da Santa Ceia, lembramos o que Cristo fez por nós. A esperança da glorificação que será consumada na ressurreição: "anunciais a morte do Senhor ató que ele venha" (I Coríntios 11:26b "e "digo-vos que, desta hora em diante, não beberei deste fruto da videira, até aquele dia em que o hei de beber, novo, convosco no reino de meu pai". Mateus 26:29.

 

Pastor Demerson.

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

1.       Ore para que sejamos praticantes da Palavra do Senhor e não apenas ouvintes.

2.       Ore pelo projeto 4 As 4 Estações".

MISSÕES

1. Ore pela APM T   Agencia Presbiteriana de Missões Transculturais   Dirigentes, obreiros e campos.

Colaboração e correção: Sivia Mendes e Lucélia Cláudia."

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Estou lendo Hb da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na página 130/214 (60%) de Crítica Textual do Novo Testamento, de Wilson Paroschi. Ed. Vida Nova.

Ø       Estou na página 20/151 (13%) de PAULO – o maior líder do cristianismo. Hernandes Dias Lopes. Ed. Hagnos.

Ø       Estou com 45m de 1h24m35s (40%) de NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS, de Hernandes Dias Lopes.

 

Registro das leituras/áudios Terminados:

Ø       Terminei as 545 páginas do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida.

Ø       Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

Ø       Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Ø       Terminei as 435/438 (100%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Terminei as 11h14m42s (91%) de um Comentário feito por Kleber Cavalcante em agosto de 2006 sobre o livro de DANIEL.

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef, Fp, Cl, I Ts, II Ts, I Tm, II Tm, Tt, Fm.

 

A Deus toda a glória!

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.