domingo, 5 de dezembro de 2010

Faltam 873/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Campanha dos 21 dias na Primeirona – 14º dia

 

Hoje entramos no 14º dia de nossa campanha. Hoje quem nos fez ler o capítulo 14 e fez uma reflexão foi o próprio Pr. Sabino.  Ele se baseou no texto de Jo 14:18 è Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

 

O sentimento de orfandande começou com a queda do homem, Adão, diante do pecado, pois a morte espiritual foi a separação do pecador com o Pai a quem tinha comunhão.

 

Eu particularmente tenho uma atração forte e especial por este capítulo, tanto que decorei os primeiros 12 versículos. É neste caminho que Jesus esclarece o caminho a Tomé dizendo-lhe a ele e para todos nós que Jesus é o único caminho, a verdade e a vida e que ninguém vai ao Pai senão por ele.

 

Também, a Felipe diz e mostra quem é o Pai. Felipe ao ouvir tudo o que dizia a Jesus lhe diz: basta! Mostra-nos o Pai e isso nos basta! Felipe queria ver o Pai e em sua visão bastaria isso para ele estar satisfeito.

 

A resposta de Jesus ecoa desde aquela época até aos dias de hoje e ecoará para toda a eternidade? Dizia ele, como dizes mostra-nos o Pai? Não crês que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? Se não me credes por causa das minhas palavras, crede-me ao menos por causa das obras que faço.

 

Foi por meio de Jesus que o Pai veio a restaurar o homem e já não mais deixá-lo órfão. Agora, em Cristo, somos adotados à família de Deus. Somos, portanto, co-herdeiros com Cristo, pois também somos irmãos de Jesus, da família de Deus.

 

Em Cristo, o Pai nos adotou. Já não estamos sós nem somos mais órfãos. Que maravilha! Hoje em nossa EBD falávamos com entusiasmo sobre a volta de Jesus e olha que nossa aula era sobre a reforma da igreja que acabou eclodindo ali em 31 de outubro de 1517. Falávamos da volta de Jesus e nosso coração ardia por Deus, pois esse fato está próximo.

 

No momento, enfrentamos problemas e lutas por causa de nossa condição neste mundo que despreza a Deus e que foge dele. Com a sua volta,  tudo será reestabelecido e já não mais teremos a sensação de orfandade, pois estaremos para sempre com o Senhor.

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Estou lendo Hb da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou lendo o Artigo 22/37 da Confissão Belga dos Símbolos de Fé das Igrejas Reformadas (Confissão Belga, Catecismo de Heidelberg e Cânones de Dort) da mesma Bíblia de Estudo de Genebra.

Ø       Estou na página 130/214 (60%) de Crítica Textual do Novo Testamento, de Wilson Paroschi. Ed. Vida Nova.

Ø       Estou na página 25/151 (13%) de PAULO – o maior líder do cristianismo. Hernandes Dias Lopes. Ed. Hagnos.

Ø       Estou na página 15/140 (11%) de FINAÇAS COM PROPÓSITO – Como alançar saúde financeira à luz da Palavra de Deus, de Ivonildo Teixeira. Ed. Atos. (Este livro foi presente do Pr. Sabino aos pregadores da PIPT em 2010, numa festa de confraternização em 4/12/2010).

Ø       Estou com 45m de 1h24m35s (40%) de NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS, de Hernandes Dias Lopes.

 

Registro das leituras/áudios Terminados:

Ø       Terminei as 545 páginas do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida.

Ø       Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

Ø       Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Ø       Terminei as 435/438 (100%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Terminei as 11h14m42s (91%) de um Comentário feito por Kleber Cavalcante em agosto de 2006 sobre o livro de DANIEL.

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef, Fp, Cl, I Ts, II Ts, I Tm, II Tm, Tt, Fm.

 

A Deus toda a glória!

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.