quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Faltam 869/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Campanha dos 21 dias na Primeirona – 18º dia

 

Chegamos no capítulo 18 de João! Faltam apenas 3 dias: o tempo passa veloz. Acabaremos esta campanha e logo iniciaremos outra e outras. Oxalá vivéssemos em campanha até Jesus voltar.

 

O capítulo 18 de João nos fala da traição, da prisão e do julgamento de Jesus Cristo pelo homem a quem ele veio salvar.  

 

É curioso vermos o relator de João, o próprio discípulo amado João, assim cremos, narrando paralelamente os dois fatos intercalando um evento com o outro, isto é a história detalhada de como Pedro negou a Jesus por três vezes diante de Anás e Caifas, sumosacerdote daquela época.

 

Jesus ia sendo julgado e condenado; Pedro ia negando aos poucos o Cristo que amava. Tudo se cumpriu para que se cumprissem as Escrituras. Era ali Jesus obediente até a morte diante de seu Pai.  Jesus aceitava o governo de seu Pai e em nenhum momento interveeio mudando a história.

 

Pedro, como nós, representando o pecador pelo qual haveria de morrer o Cristo, Salvador bendito. Pedro é falho, interesseiro, fraco e não resistiu à perseguição imposta que de fato era mui pesada. É por isso que posteriormente, depois da ressurreição, que Cristo vai ter com ele um particular e assim cura a ferida aberta da negação da Verdade.

 

Diante de Pilatos, Cristo lá estava. Pilatos representava o governo humano que não conhecia ou ignorava o Senhor Celeste. Cristo respondeu as suas perguntas dizendo que veio dar testemunho da verdade e que os que são da verdade, com certeza, o ouvirão.

 

Pilatos, o governo humano, lhe indaga: 'O QUE É A VERDADE?'. Sabem porque pergunta? Porque já perderam o referencial da verdade e vivendo em mentiras tudo passou a ser relativo, inclusive a verdade que já se esqueceram.

 

Jesus não responde! Isso é profundo! O testemunho aqui do Espírito Santo para nós é que o governo humano, o homem que o representa, não está interessado na verdade, mas na sua aparência. Deus ao contrário exige o cumprimento da verdade e não aceita as desculpas esfarrapadas do homem.

 

É por isso que creio na existência do autor e do significado do texto e não na relatividade do homem e de que o texto vai depender dos pressupostos de cada um. Eu creio em Deus! Eu creio na verdade! Deus é a verdade!

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Estou lendo Hb da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou lendo o Artigo 35/37 da Confissão Belga dos Símbolos de Fé das Igrejas Reformadas (Confissão Belga, Catecismo de Heidelberg e Cânones de Dort) da mesma Bíblia de Estudo de Genebra.

Ø       Estou na página 150/214 (65%) de Crítica Textual do Novo Testamento, de Wilson Paroschi. Ed. Vida Nova.

Ø       Estou na página 55/151 (30%) de PAULO – o maior líder do cristianismo. Hernandes Dias Lopes. Ed. Hagnos.

Ø       Estou na página 35/140 (18%) de FINAÇAS COM PROPÓSITO – Como alançar saúde financeira à luz da Palavra de Deus, de Ivonildo Teixeira. Ed. Atos. (Este livro foi presente do Pr. Sabino aos pregadores da PIPT em 2010, numa festa de confraternização em 4/12/2010).

Ø       Estou ouvindo 1h33m00s/3h33m14s de áudio em MP3 (voz Felipe; TextAloud), capítulos 1 e 2 do livro PREGAÇÃO CRISTOCÊNTRICA – restuarando o sermão expositivo. Um guia prático e teológico para a pregação bíblica, de BRYAN CHAPELL. Ed. Cultura Cristã.

 

Registro das leituras/áudios Terminados:

Ø       Terminei as 545 páginas do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida.

Ø       Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

Ø       Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Ø       Terminei as 435/438 (100%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Terminei as 11h14m42s (91%) de um Comentário feito por Kleber Cavalcante em agosto de 2006 sobre o livro de DANIEL.

Ø       Terminei 1h24m35s (40%) de NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS, de Hernandes Dias Lopes.

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef, Fp, Cl, I Ts, II Ts, I Tm, II Tm, Tt, Fm.

 

A Deus toda a glória!

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.