INSCREVA-SE!

domingo, 12 de dezembro de 2010

Faltam 866/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Campanha dos 21 dias na Primeirona – 21º dia

 

Hoje chegamos no capítulo 21 de João, o último capítulo e o último dia de nossa campanhã – Projetando 2011 para a glória de Deus!

 

Irei postar na íntegra o estudo de hoje:

 

Senhor, tu sabes que te amo

(João 21.15-17)

 

         Já havia se passado aproximadamente um mês depois da morte de Jesus. Os discípulos já haviam se encontrado com Ele após sua ressurreição algumas vezes e visto muitos sinais manifestos de sua glória (Jo 20.30-31), porém, Pedro ainda não havia tido uma conversa íntima com Jesus. Depois de negar a Jesus horas antes de sua morte, Pedro fugiu e não se fala em seu nome nos evangelhos até este momento.

 

         Caminhando ao lado de Jesus pela praia, Pedro não levanta os olhos. Sua vergonha o impede de encarar o Salvador, à quem negara. Pedro fica calado até que o próprio Jesus dá início a conversa.  A voz de Jesus rompe o silêncio e sua pergunta não é precedida por nenhum tipo de anestésico para a alma, pelo contrário, ela penetra a alma de Pedro mais profundamente que faca quente na manteiga: "Pedro, você me ama?" Pedro responde imediatamente sem medo de errar: "Sim Senhor, o Senhor sabe que te amo".

 

         Como se não se desse por satisfeito, Jesus faz a mesma pergunta uma segunda vez. A alma de Pedro diminui ainda mais. Creio que nesse momento ele tenha considerado se não valia à pena voltar à roda da fogueira com os outros discípulos e encerrar de vez essa conversa, mas ele responde novamente: "Senhor, tu sabes que te amo".

 

         Pela terceira vez Jesus faz a mesma pergunta e Pedro já não suporta. Seu coração se entristece. Pela terceira vez, a pergunta de Jesus mais parece uma sentença aos ouvidos de Pedro. Mas Pedro responde, agora com menos pressa, considerando o que está dizendo: "Senhor, tu sabes de todas as coisas, tu sabes que eu te amo".

 

         Não faremos um estudo aprofundado sobre tipo de amor (Ágape, Fileo, etc) a que Jesus se refere em cada vez que faz a pergunta, pois creio que, mais importante que a resposta de Pedro é a resposta de Jesus, mais importante que o tipo de amor que Pedro sentia é o tipo de amor que Jesus sente, amor incondicional, sacrificial, libertador e eterno. A cada resposta de Pedro, Jesus responde: "Apascente as minhas ovelhas".

 

         Esta conversa entre Jesus e Pedro não é para massacrar a alma de Pedro, nem fazê-lo afogar em um mar de culpa por causa de sua negação. Esta conversa é para libertar a alma de Pedro.

 

         Por três vezes Pedro negou a Jesus. Por três vezes Jesus pergunta a Pedro se este o ama. Particularmente, eu não acredito em coincidências bíblicas. Cada vez que Jesus questiona a Pedro sobre seu amor é uma oportunidade que o próprio Pedro tem de afirmar esse amor e na última vez, a resposta de Pedro pode ser entendida como: Senhor, o Senhor sabe todas as coisas. O Senhor sabe que apesar de minha covardia, apesar tê-lo negado, apesar de minhas fraquezas, apesar de todos os meus erros, o Senhor sabe que eu te amo.

 

         E a resposta de Jesus, dizendo "apascenta as minhas ovelhas" também pode ser compreendida como: apesar de sua covardia, apesar de ter me negado, apesar de suas fraquezas, apesar de todos os seus erros, ainda confio em você. Ainda espero que faça o que te chamei para fazer, espero seja o que te chamei para ser.

 

         Que nossa oração hoje seja como as palavras de Pedro. Que possamos abrir nosso coração e alma e dizer: Senhor, o Senhor sabe o que vai dentro de mim. Sabe de meus erros, minhas falhas como cristão e como Teu filho. Mas sabe também que minha alma te deseja e sofre a cada negação minha. O Senhor sabe de todas as coisas. O senhor sabe que eu te amo.

 

Motivos de Oração:

1 – Peça que Deus conduza esse momento de intercessão

2 – Pelas famílias de nossa igreja. Que laços de união e amor sejam restaurados.

3 – Ore por todos os que viajarão em férias nesse fim de ano, que possam ir e retornar em segurança.

4 – Ore pelo Projeto 4 estações

 

Missões:

1 – Ore para que amor por missões seja uma realidade em nossos corações e que possamos ir além de nossos discursos. Que entendamos que investir em missões não responsabilidade única da igreja (instituição), mas também de cada um de nós individualmente.

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Estou lendo Hb da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou lendo a pergunta 35/129 do Catecismo de Heidelberg dos Símbolos de Fé das Igrejas Reformadas (Confissão Belga, Catecismo de Heidelberg e Cânones de Dort) da mesma Bíblia de Estudo de Genebra.

Ø       Estou na página 160/214 (75%) de Crítica Textual do Novo Testamento, de Wilson Paroschi. Ed. Vida Nova.

Ø       Estou na página 70/151 (46%) de PAULO – o maior líder do cristianismo. Hernandes Dias Lopes. Ed. Hagnos.

Ø       Estou na página 50/140 (36%) de FINAÇAS COM PROPÓSITO – Como alançar saúde financeira à luz da Palavra de Deus, de Ivonildo Teixeira. Ed. Atos. (Este livro foi presente do Pr. Sabino aos pregadores da PIPT em 2010, numa festa de confraternização em 4/12/2010).

 

Registro das leituras/áudios Terminados:

Ø       Terminei as 545 páginas do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida.

Ø       Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

Ø       Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Ø       Terminei as 435/438 (100%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Terminei as 11h14m42s (91%) de um Comentário feito por Kleber Cavalcante em agosto de 2006 sobre o livro de DANIEL.

Ø       Terminei 1h24m35s (40%) de NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS, de Hernandes Dias Lopes.

Ø       Terminei 3h33m14s de áudio em MP3 (voz Felipe; TextAloud), capítulos 1 e 2 do livro PREGAÇÃO CRISTOCÊNTRICA – restuarando o sermão expositivo. Um guia prático e teológico para a pregação bíblica, de BRYAN CHAPELL. Ed. Cultura Cristã.

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef, Fp, Cl, I Ts, II Ts, I Tm, II Tm, Tt, Fm.

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.