sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Faltam 861/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA: DIA DO PASTOR PRESBITERIANO
 
A palavra de meditação de hoje será sobre O DIA DO PASTOR PRESBITERIANO que é comemorado  em 17 de dezembro. Refere-se à ordenação do reverendo José Manuel da Conceição, em 17 de dezembro de 1865, há exatos 145 anos ou em dias 52.961, tornando-se assim o primeiro pastor nascido no Brasil.
 
José Manuel da Conceição (1822 — 1873) foi um ex-sacerdote católico-romano que ingressou na Igreja Presbiteriana do Brasil e tornou-se o primeiro pastor evangélico brasileiro; a data da sua ordenação, 17 de dezembro de 1865, é o dia do pastor presbiteriano; suas viagens evangelísticas foram a sementeira de muitas igrejas.
 
Primeiro brasileiro ordenado ao ministério evangélico, José Manuel da Conceição era sacerdote católico romano com tendências protestantes. Foi convertido a fé reformada pela influência dos primeiros missionários do presbiterianismo do Brasil. Dedicou-se ao trabalho de evangelista itinerante no interior da então província de São Paulo, visitando as suas antigas paróquias onde o zelo pelo ensino da Bíblia lhe rendeu o apelido de "padre protestante". Conceição encontrou nesses lugares o ambiente preparado para a formação de comunidades evangélicas. Exerceu seu ministério junto ao povo expondo o evangelho sem ferir sentimentos religiosos tradicionais.
 
Ao que tudo indica, José Manuel da Conceição não quis que o modelo anglo-saxônico de igreja protestante fosse transplantado para o Brasil. Antes, teve a visão de uma reforma da religiosidade brasileira, com a purificação das antigas tradições e a criação de uma igreja católica brasileira, evangélica e reformada segundo as Escrituras. Para Conceição, a dinâmica da mensagem cristã não se esgotava na salvação do indivíduo, mas atuava também, como ele mesmo afirmou, para o "bem-estar do meu país e a moralização da sociedade, cuja felicidade somente o Evangelho pode garantir" (Leith, p. 217).” (fonte: wikipedia).
 
Então hoje é o meu dia! Pelo menos falo pela fé! Não é pela fé que devemos andar e não por vista? A fé não vê o invisível e crê no impossível? Então hoje é o meu dia... estou estudando o SPB e me preparando para isso; estou já trabalhando na igreja, pregando, orando, guerreando e combatendo o bom combate aguardando o momento em que serei licenciado e depois ordenado.
 
Quando será? Será em 2011? Deus sabe o dia,  a hora e o local. A palavra de Deus diz que quem aspira o episcopado excelente obra almeja: “Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.” (I Tm 3:1).
 
O restante do capítulo 3 de I Timóteo nos diz que convém, pois, que o bispo seja:
  1. irrepreensível,
  2. esposo de uma só mulher,
  3. temperante,
  4. sóbrio,
  5. modesto,
  6. hospitaleiro,
  7. apto para ensinar;
  8. não dado ao vinho,
  9. não violento,
  10. porém cordato,
  11. inimigo de contendas,
  12. não avarento;
  13. e que governe bem a própria casa,
  14. criando os filhos sob disciplina,
  15. com todo o respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?);
  16. não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo.
  17. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora,
  18. a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.
 
Servir ao Senhor é uma bênção, mas nossos olhos devem estar bem atentos para não confundirmos as coisas. Nós nunca deixaremos de sermos servos. Se o poder subir para nossa cabeça, já não seremos servos, mas quereremos sermos servidos. Não sou eu quem sou importante, mas o povo de Deus a quem servirei, levando a mensagem do meu Senhor e não a minha.
 
A palavra é de Deus. O povo é de Deus. Eu sou de Deus. Tudo é de Deus! Parabéns ministro presbiteriano: servo do Deus Altíssimo!
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Estou lendo Tg da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou lendo a pergunta 80/129 do Catecismo de Heidelberg dos Símbolos de Fé das Igrejas Reformadas (Confissão Belga, Catecismo de Heidelberg e Cânones de Dort) da mesma Bíblia de Estudo de Genebra.
  • Estou na página 185/214 (86%) de Crítica Textual do Novo Testamento, de Wilson Paroschi. Ed. Vida Nova.
  • Estou na página 95/151 (63%) de PAULO – o maior líder do cristianismo. Hernandes Dias Lopes. Ed. Hagnos.
  • Estou na página 80/140 (57%) de FINAÇAS COM PROPÓSITO – Como alançar saúde financeira à luz da Palavra de Deus, de Ivonildo Teixeira. Ed. Atos. (Este livro foi presente do Pr. Sabino aos pregadores da PIPT em 2010, numa festa de confraternização em 4/12/2010).
  • Estou com 1h47m43s da parte 1/2 com 7h00m02s de Uma História do Pensamento Cristão de Justo Gonzales.
 
Registro das leituras/áudios Terminados:
  • Terminei as 545 páginas do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida.
  • Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
  • Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
  • Terminei as 435/438 (100%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Terminei as 11h14m42s (91%) de um Comentário feito por Kleber Cavalcante em agosto de 2006 sobre o livro de DANIEL.
  • Terminei 1h24m35s (40%) de NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS, de Hernandes Dias Lopes.
  • Terminei 3h33m14s de áudio em MP3 (voz Felipe; TextAloud), capítulos 1 e 2 do livro PREGAÇÃO CRISTOCÊNTRICA – restuarando o sermão expositivo. Um guia prático e teológico para a pregação bíblica, de BRYAN CHAPELL. Ed. Cultura Cristã.
  • Terminei 3h35m30s  de áudio em MP3 (voz Felipe; TextAloud), do livro de Alderi Souza de Matos - Panorama da História da Igreja.
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef, Fp, Cl, I Ts, II Ts, I Tm, II Tm, Tt, Fm, Hb.
 
A Deus toda a glória!
 

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.