INSCREVA-SE!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Faltam 860/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA: Deus me ajude, me oriente, ...

 

Deus está no controle! É assim que irei começar a meditação de hoje: afirmando peremptoriamente que Deus está no controle.

 

Eu sei que o tema poderia ser então "Deus está no controle" e não "Deus me ajude, me oriente,...", no entanto, o clamor pedindo ajuda e orientação de Deus tem uma resposta bem imediata: Deus está no controle.

 

Um tema de meditação que faz parte de uma canção que meu filho criou que é uma oração a Deus pedindo ajuda e orientação porque a pessoa não sabe o que fazer.

 

Será que eu sei o que fazer? Mas quem é que sabe? Quantas não são as vezes que ficamos perdidos, desorientados e não sabemos o que fazer diante de uma istuação que requer de nós uma tomada de decisão? Já reparou que a ausência de uma decisão será uma decisão que trará com ela as suas consequencias?

 

Ajudar, por exemplo, uma pessoa que quer ser ajudada é uma coisa, mas tentar ajudar uma pessoa que nem quer ser ajudada, como ajudá-la?

 

 

Eu creio que o primeiro passo a se tomar é a oração. Devemos orar por aquela pessoa que precisa de ajuda, mas que não reconhece que precisa. Na verdade, o que estamos desejando é uma mudança comportamental em alguém para que fique esta pessoa dentro dos nosos conformes.

 

Será que somente a oração resolverá o caso? Eu creio e prego que Deus pode mudar o coração e a mente de alguém desviando uma determinada pessoa de uma tendência, por exemplo, por drogas, para algo que venha a gerar vida.

 

Tentar dominar a pessoa e privá-la de amizades, de frequentar lugares, de forçá-la a fazer ou deixar de fazer algo é muitíssimo complicado e ... chato!

 

A verdadeira liberdade não deve ocorrer do lado de fora da pessoa, mas dentro dela. Não sou eu quem tenho de escolher os locais, amizades e ambientes que este alguém que quero ajudar deve ou não frequentar.

 

Nós não podemos fazer isso e privar de liberdade aquele por quem estamos gemendo em oração, mas dar-lhe responsabilidade. A verdadeira liberdade deve ocorrer dentro da pessoa. Ela dentro de si mesma deve ser capaz de dizer não quando precisar dizer não e sim, quando também for preciso.

 

O meu papel não pode ser o de vigia constante pronto para recompensar com elogios os acertos e pronto para punir os erros. Eu devo estar além disso e pronto para ajudar de verdade. Pronto a estender a minha mão quando preciso. Pronto, também, a ser enérgico e duro para não ser abusado. Deus certamente nos dará sabedoria para isso.

 

Creio que Deus está no controle e por isso irá ajudar e orientar aquele que carece de ajuda e orientação. Eu devo colaborar com Deus nisso.

 

O meu papel é orar, sim orar muito e confiar em Deus. Deus quando me tirou do abismo dos vícios me fez ver que a verdadeira liberdade é cara e custosa.

 

Não é fácil sustentar um "não" constante a uma oferta que me promete algo que eu parecço precisar tanto. Hoje, por exemplo, eu sou livre tanto estando só, como estando junto com amigos, como estando (eu vou exagerar um pouquinho...) no inferno...

 

Tem gente que aproveita das circunstâncias negativas em torno de si para usá-las a seu favor e contra Deus podendo assim justificar seus hábitos de vida que Deus não gosta. Tal atitude é malígna e deve ser de pronto censurada.

 

Revoltar-se e sair por ai culpando "A" ou "B" não é nada sábio. Se nossa vida está uma droga é porque a droga da nossa vida é talvez pior que a droga do álcool, do crack, da coca, da merla ou da merda...tanto faz.

 

O que fez a nossa vida se tornar uma droga se não nossos próprios desvios de Deus? Quer um exemplo de sofrimento que certamente supera todos os sofrimentos vividos e que nem por isso fez com que a vida dele se tornasse uma droga? Viktor Emil Frankl (Viena, 26 de março de 1905 — 2 de setembro de 1997). Este foi um médico e psiquiatra austríaco, fundador da escola da Logoterapia, que explora o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência.

 

Lendo o testemunho de Viktor Emil Frankl na revista ULTIMATO, veremos que ele sobreviveu aos campos de concentração por causa de sua fé pessoal em Deus, que lhe dava e mostrava o sentido da vida. Leia mais: http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/327/viktor-emil-frankl-o-salmista-do-seculo-20

 

Ele não achou que sua vida era uma droga por isso certamente não precisou de droga alguma para sustentar uma droga de vida. Termino essa reflexão de hoje com a certeza absoluta de que Deus está no controle.  Se Deus está no controle, a tua vida não é uma droga e Deus, portanto irá ajudá-lo e orientá-lo, como na canção de meu filho: Deus me ajude, me oriente...

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Estou lendo Tg da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou lendo a pergunta 88/129 do Catecismo de Heidelberg dos Símbolos de Fé das Igrejas Reformadas (Confissão Belga, Catecismo de Heidelberg e Cânones de Dort) da mesma Bíblia de Estudo de Genebra.

Ø       Estou na página 190/214 (89%) de Crítica Textual do Novo Testamento, de Wilson Paroschi. Ed. Vida Nova.

Ø       Estou na página 100/151 (66%) de PAULO – o maior líder do cristianismo. Hernandes Dias Lopes. Ed. Hagnos.

Ø       Estou na página 85/140 (61%) de FINAÇAS COM PROPÓSITO – Como alançar saúde financeira à luz da Palavra de Deus, de Ivonildo Teixeira. Ed. Atos. (Este livro foi presente do Pr. Sabino aos pregadores da PIPT em 2010, numa festa de confraternização em 4/12/2010).

Ø       Estou com 2h30m33s da parte 1/2 com 7h00m02s de Uma História do Pensamento Cristão de Justo Gonzales.

 

Registro das leituras/áudios Terminados:

Ø       Terminei as 545 páginas do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida.

Ø       Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

Ø       Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Ø       Terminei as 435/438 (100%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Terminei as 11h14m42s (91%) de um Comentário feito por Kleber Cavalcante em agosto de 2006 sobre o livro de DANIEL.

Ø       Terminei 1h24m35s (40%) de NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS, de Hernandes Dias Lopes.

Ø       Terminei 3h33m14s de áudio em MP3 (voz Felipe; TextAloud), capítulos 1 e 2 do livro PREGAÇÃO CRISTOCÊNTRICA – restuarando o sermão expositivo. Um guia prático e teológico para a pregação bíblica, de BRYAN CHAPELL. Ed. Cultura Cristã.

Ø       Terminei 3h35m30s  de áudio em MP3 (voz Felipe; TextAloud), do livro de Alderi Souza de Matos - Panorama da História da Igreja.

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef, Fp, Cl, I Ts, II Ts, I Tm, II Tm, Tt, Fm, Hb.

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.