terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Faltam 857/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA: DH – Doença de Huntington 2 – Tg 5:14,15.
 
Deus está no controle de tudo e de todas as coisas, por isso devemos confiar plenamente nele em tudo e em todas as coisas.
 
Quando não somos capazes de mudar uma situação, somos convidados a mudarmos a nós mesmos” (V.E.H).
 
Se Deus não remover o sofrimento, ele nos assistirá em nossa fraqueza, nos consolará com sua graça e nos assistirá com seu poder ...
 
O que determina a vida de um indivíduo não é o que lhe acontece, mas como reage ao que lhe acontece.” (H.D.L.)
 
Continuo com a minha reflexão de ontem sobre meu pedido de oração para a cura da DH... Ajude-nos conforme I Ts 5:25.
 
O Doente de Huntington - DH sofre com a doença (e como sofre!). Os filhos do DH sofrem também não somente pelo seu pai ou mãe, mas também porque podem estar entre aqueles que herdarão a DH. E se já constituíram família e já possuem filhos, imaginem o grau de ansiedade em que vivem. Qualquer sinal de movimentos involuntários, como um tremor, ou um tic nervoso, etc... (quem não os têm de vez em quando?) cria nos que pertencem ao grupo um verdadeiro pânico. É terrível! Meu Deus, tem misericórdias!
 
Alguns de vocês poderiam falar e sugerir que se fizessem exames para saberem antes e eliminarem, pelo menos, esse fantasma, mas não é tão simples assim. Quando se faz exames e se detecta que a pessoa está livre de ter o gene da DH, tudo bem (Maria, irmã de Ana, por exemplo, graças a Deus, foi feliz, fez os exames e o fantasma da DH foi afastada, logo nem ela nem nossos filhos terão a DH), mas e quando se faz o exame e se detecta o contrário? Nem é bom imaginar, não é? E se a pessoa já tem filhos, netos? Alguns que fizeram e tiveram o diagnóstico positivo, meu Deus, só a graça de Deus para sustentá-los. Foi por isso, que a família optou pelo fim dos exames. A família optou pela vida e creu em Deus, pois a vida de toda alma está nas mãos de Deus. É óbvio que se alguém quiser fazer os exames, poderá, mas ninguém mais recomenda tal atitude.
 
Para vocês terem uma idéia, em uma família aqui em Brasília, uma mulher valorosa, Eva (nome fictício, porém a história é verdadeira), faleceu desse mal aos 52 anos de idade (a aparência, no último ano de sua vida, era de alguém com seus mais de 100 anos – pele e osso!). Ela teve 13 irmãos. 7 deles contraíram a DH e todos tiveram filhos e filhas, netos e netas e até bisnetos e bisnetas. Ela também teve 7 filhos (6 mulheres e 1 homem). Seus 7 filhos tiveram filhos e filhas e alguns, netos e netas. Se fôssemos pela matemática pura, 50% deles estariam doentes. A família toda reunida têm mais de 100 pessoas. Irmãos, a história de sofrimento é muito grande, pois a família é mui numerosa e todos férteis e saudáveis, exceto pela DH.
 
A irmã da filha de Eva – Ana (nome também fictício, porém a história é verdadeira), está acometida com a DH já tem uns 15 anos. A Ana hoje não fala mais, vive sob o efeito de fortes medicamentos para controlar os movimentos involuntários, alimenta-se e asseia-se somente com ajuda de alguém.
 
Ana é uma serva do Senhor que optou pela sua fé em Jesus Cristo no início do seu problema de saúde quando ainda estava lúcida.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Estou lendo I Pe da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou lendo os Cânones de Dort dos Símbolos de Fé das Igrejas Reformadas (Confissão Belga, Catecismo de Heidelberg e Cânones de Dort) da mesma Bíblia de Estudo de Genebra.
  • Estou na página 195/214 (89%) de Crítica Textual do Novo Testamento, de Wilson Paroschi. Ed. Vida Nova.
  • Estou na página 110/151 (66%) de PAULO – o maior líder do cristianismo. Hernandes Dias Lopes. Ed. Hagnos.
  • Estou na página 100/140 (73%) de FINAÇAS COM PROPÓSITO – Como alançar saúde financeira à luz da Palavra de Deus, de Ivonildo Teixeira. Ed. Atos. (Este livro foi presente do Pr. Sabino aos pregadores da PIPT em 2010, numa festa de confraternização em 4/12/2010).
  • Estou com 3h03m33s da parte 1/2 com 7h00m02s de Uma História do Pensamento Cristão de Justo Gonzales.
 
Registro das leituras/áudios Terminados:
  • Terminei as 545 páginas do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida.
  • Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
  • Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
  • Terminei as 435/438 (100%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Terminei as 11h14m42s (91%) de um Comentário feito por Kleber Cavalcante em agosto de 2006 sobre o livro de DANIEL.
  • Terminei 1h24m35s (40%) de NÃO DESISTA DE SEUS SONHOS, de Hernandes Dias Lopes.
  • Terminei 3h33m14s de áudio em MP3 (voz Felipe; TextAloud), capítulos 1 e 2 do livro PREGAÇÃO CRISTOCÊNTRICA – restuarando o sermão expositivo. Um guia prático e teológico para a pregação bíblica, de BRYAN CHAPELL. Ed. Cultura Cristã.
  • Terminei 3h35m30s  de áudio em MP3 (voz Felipe; TextAloud), do livro de Alderi Souza de Matos - Panorama da História da Igreja.
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef, Fp, Cl, I Ts, II Ts, I Tm, II Tm, Tt, Fm, Hb, Tg.
 
A Deus toda a glória!
 

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.