INSCREVA-SE!

domingo, 22 de agosto de 2010

1000 dias de propósito! Faltam 978 dias!

TEMA:  Seja Sábio!

Servos do Altíssimo, já estamos no 234º dia do ano no calendário gregoriano (235º em anos bissextos) e estão nos faltando, para o final do ano, 131 dias. Diz-nos a Palavra de Deus: "ensina-nos Senhor a contar os nossos dias a fim de que alcancemos corações sábios" (Salmos 90:12).

Examinado as Escrituras, notei que coração sábio, conforme os comentários da Bíblia de Estudo de Genebra, é aquele que entende tanto que a vida que é breve como o porquê dela ser breve.  É por isso que devemos nos conduzir sempre a Deus, nosso refúgio eterno, em busca de perdão e bênçãos.

Jesus também nos ensina que coração sábio também é aquele que junta tesouros nos céus – Mt 6:19-21; aquele que ganha almas – Pv 11:30 e, principalmente, os que temem ao Senhor, pois o temor do Senhor é o princípio da sabedoria – Sl 111:10.

A data de hoje, na história, é especial, pois se comemora também  o dia da fundação de uma instituição humanitária de grande valor. Em 1863, em Genebra, Suíça, foi fundada por Jean Henri Dunant o Comitê Internacional para ajuda aos militares feridos, designação alterada, a partir de 1876, para Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Sendo de grande valor humanitário, o comitê tem por objetivo proteger a vida e a dignidade de vítimas de conflitos internacionais e internos e, modernamente, também tem atuado em assistência a vítimas de desastres naturais, como enchentes, terremotos, furacões, especialmente em nações com carência de recursos próprios para assistência às vítimas.

A obra do Comitê Internacional da Cruz Vermelha baseia-se no princípio da neutralidade, não se envolvendo nas questões militares ou políticas, de modo a ser digna da confiança das partes em conflito e assim exercer suas atividades humanitárias livremente.

Bem, nosso mundo, por causa de nossa natureza totalmente depravada, está cheio de exemplos de violências, maus tratos, injustiças, problemas sociais, abusos, intolerâncias e a prestação de serviços como o da Cruz Vermelha, para nós que temos a Cristo, é demonstração de sabedoria.

Irmãos, se você é sábio invista também seu tempo e recursos para tornar a vida dos que habitam confiadamente contigo – Pv 3:29 -  mais agradável e digna. Valorize os que se dedicam a trabalhos voluntários em prol de seu próximo e melhor do que isso participe também com teus talentos, dons, serviços e recursos.

O amor de Deus é derramado em nossos corações pelo Santo Espírito Santo e ele nos move ao amor ao próximo nos tornando produtivos e bênçãos nas vidas de nossos irmãos. Ninguém tem mais amor do que este de dar a sua vida pela de seus amigos – Jo 15:13. "Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade." (1 João 3:18).

Ref.: wikipedia; bibliaonline; jamaisdesista.

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
Ø       Estou na página 46/1835 da leitura bíblica da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
Ø       Estou na pág. 195/302, do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010.
Ø       Estou na pág. 66/545, do livro HÁ´UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.