INSCREVA-SE!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

365 dias de propósito! Dia 34/365

A LB de hoje: Lv 15:33. Ontem, preguei na Casa da Bênção na Ceilândia onde o Pr. Titular é o irmão José Fagundes. A pregação, que eu tenho por hábito escrever, eu irei disponibilizar no site http://www.scribd.com/crerparaver para os irmãos conferirem o que Deus falou conosco ali naquele lugar. Eu sai de lá muito edificado e amei conhecer o Pr. Antonio Fagundes e familiares, o PR. Cláudio e o Pr. Francisco e os irmãos da igreja. Desde o início do culto eu já sentia Deus falar comigo, pois aqueles cânticos de louvor a Deus antes do início da palavra eram como águas que me banhavam o espírito e que me refrescavam a alma.
 
O tema da pregação foi A MINHA FAMÍLIA NO PLANO DE DEUS e a referência bíblica básica foi no livro de Gênesis capítulos 1 e 2. Na pregação, eu explorei os termos Deus, Plano, Família e Aliança e também falei dos mandatos social, cultural e espiritual dados por Deus ao homem e a mulher no princípio de tudo. Disse que a família não evoluiu nem surgiu a partir de algum momento histórico, mas foi TOTALMENTE PLANEJADA por Deus. Disse que a família é plano e propósito de Deus para a execução, na terra, dos mandatos. Baseei-me na literatura da A FAMÍLIA DA ALIANÇA de Gerard  Van Groningen, ed. Cultura Cristã. Eu aprendi muito! Quem quiser conferir o inteiro teor da pregação e depois enviar-me algum parecer, eu vou ficar feliz.
 
Estou lendo-ouvindo AS INSTITUTAS de João Calvino. Excelente obra! Deparei-me com a afirmação de Calvino de que o homem conhece a Deus independente de ele ser ateu ou não, religioso ou não. Aliás esta afirmação, na verdade, não é de Calvino mas bíblica e o primeiro a afirmá-la explicitamente foi o apóstolo Paulo. Implicitamente, veremos essa afirmação nos salmos e em toda a bíblia que em nenhum momento discute sequer a idéia de que existe ou não Deus.
 
A idéia de Deus está escrita em nossos corações e mentes e não pode ser deletada; ignorada, sim, mas por um tempo, pois a idéia é muito forte e jamais nos deixará.
 
A minha própria visão de Deus não vem de mim mesmo como se eu o tivesse inventado, mas das Escrituras, isso mesmo da BÍBLIA! A Bíblia é o único livro que quanto mais eu leio, mais sinto vontade de relê-la, de meditar, de sondar a mente que está por trás da sua redação. Quando leio qualquer autor, por mais espetacular que ele seja, eu consigo, digamos, navegar em sua mente, em sua lógica, em seu enredo e trama, mas quando diz respeito a qualquer livro da Bíblia, eu me sinto arrebatado, perdido, não consigo navegar por mim mesmo. Eu não consigo, honestamente, encontrar nem o norte nem o sul e é nesse momento que eu me imagino como uma gota de água no meio de um oceano. A Bíblia não me traz confusão, perda da razão ou dos sentidos, não me sinto invadido na minha medíocre intelectualidade, pelo contrário, ela me faz ainda mais inteligente e perspicaz. A Bíblia não anula a razão, o raciocínio ou o intelecto, antes fortalece esses atributos. É uma pena que a Igreja Católica a tenha transformado num talismã ....
 
Seja honesto e muito sincero com suas próprias opiniões e convicções e responda? Do ponto de vista da química e da física (exclua cabalmente a idéia de Deus) já que somos um composto organico físico-químico, o que vem a ser mãe, pai, irmão, amigo? Do mesmo ponto de vista, o que vem a ser os sentimentos e atitudes, tais como o amor, a honestidade, a lealdade, a falsidade? Se não há um Deus a quem devo amar e temer eu mesmo não me faço deus? Se sou deus, o que vem a ser o certo e o errado, o permitido e o proibido? Eu faço as minhas próprias leis e embora esteja sujeito às leis formais e informais da sociedade quem poderá me julgar se a minha consciência está consentânea com às minhas idéias?
 
Explorar o mundo das idéias: eis ai uma aventura extraordinária! A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.