INSCREVA-SE!

sábado, 24 de setembro de 2011

TEMA: Malditos (OU BENDITOS?) problemas! – 4 – Hb 12:1-29 - Faltam 581 dias para 26/04/13 e 992 dias para a Copa

Aqui, no vs 2, ele diz quem é Jesus para o qual devemos olhar firmemente. Ele é o autor e consumador da fé. Vemos, então, que a fé tem um autor e um consumador e que este é o Senhor Jesus e,a inda, que em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz e não fez nem caso da ignomínia. Ainda diz para considerarmos atentamente, isto é, prestando atenção, focando, o Senhor que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo.

O que o Senhor suportou não pode ser pintado num quadro, nem narrado com palavras, sem que cometamos o pecado de dar menos importância e significado ao que realmente ocorreu e da forma como ocorreu. Aqui o Espírito Santo, por meio de Paulo, isto é, por meio do autor de Hebreus (eu não posso afirmar que quem escreveu Hebreus foi Paulo), está insistindo conosco para tomar a Cristo como modelo.

Havia um prêmio, uma alegria que lhe estava proposta, um alvo a conquistar, um propósito em tudo o que teve de suportar. Foi em troca disso que conseguiu forças para vencer e permanecer fiel até a sua morte, com afrontas e ignomínia dos pecadores contra si mesmo, o autor e o cosumador da fé. Jesus é o nosso modelo. Jesus foi homem e como homem suportou as coisas de homens e foi vencedor como homem. Veja o vs. 2:

2 olhando firmemente para

                   o Autor e Consumador da fé, Jesus,

                            o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta,

                            suportou a cruz,

                            não fazendo caso da ignomínia,

                            e está assentado à destra do trono de Deus.

         3 Considerai, pois, atentamente,

                   aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo,

                            para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.

 Eis o que devemos fazer, considerando tantas testemunhas: desembaraçar-se de todo peso e do pecado, correr com perseverança a carreira proposta, olhar firmemente para Jesus, considerar atentamente os seus sofrimentos, para quê? O final do vs 3 responde: para que não fatiguemos com desmaios em nossas almas.

Você se encontra fatigado e anda desmaiando? Você se encontra fraco, cansado e com vontade de desistir de tudo? Ora, em nossa luta contra o pecado, ainda nem resistimos até o sangue. Será que estamos equecidos da exortação de que, como a filhos, nosso Deus nos corrige?

Toda correção não significa aprovação subsequente, mas muito mais, reprovações. As reprovações não são agradáveis, mas necessárias quando precisamos delas. A partir do vs 5 até o vs 11, o autor de Hebreus vai falar sobre essa correção necessária, para disciplina, feita, com amor, pelo Deus de amor. Até amanhã.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

1 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.