INSCREVA-SE!

sábado, 10 de setembro de 2011

TEMA: ... e não pediram CONSELHO ao Senhor 5 – Js 1:14 - Faltam 594 dias para 26/04/13


Uma vez mais analisemos a situação: os gibeonitas estavam ali falando, apresentando os seus arrazoados, destilando o seu veneno que encontrava no coração do líder Josué e dos israelitas um terreno fértil. A imaginação dos gibeonitas era grande, como grande era a sua astúcia. Todos ali olhavam, conferiam, examinavam, mas ninguém discernia a real intenção daquele povo.

Mas a palavra de Deus era clara para todos e ela devia ser a bússola e o farol apontando sempre o caminho que devemos seguir. "27. Enviarei diante de ti o meu terror, e semearei o pânico em todos os povos entre os quais chegares e porei todos os teus inimigos em fuga diante de ti. 28. Mandarei vespas diante de ti que expulsarão para longe de tua face os heveus, os cananeus, os hiteus. 29. Não os expulsarei em um só ano, para que a terra não se torne um deserto e se multipliquem contra ti as feras do campo. 30. Expulsá-los-ei progressivamente diante de ti até que te tenhas multiplicado bastante para ocupar o país. 31. Os limites que te fixei vão do mar Vermelho ao mar dos filisteus, e desde o deserto até o Eufrates. Porque entregarei em tuas mãos os habitantes dessa terra, e expulsá-los-ei de diante de ti. 32. Não farás aliança nem com eles nem com seus deuses. 33. Eles não residirão na tua terra, para que não te façam pecar contra mim, e para que, prestando um culto aos seus deuses, não sejas preso no laço." (Ex 23:27-33 – G.N.).

Tanto tempo já se passou, mas quero perguntar: e quanto a nós do século XXI, também não temos a palavra de Deus a nos orientar e a nos guiar nos dando a direção de Deus? A direção de Deus sempre aponta para o centro de sua vontade! É estranho que a palavra de Deus diz que eles tomaram daquela provisão preparada quem sabe até ofertada aos seus deuses cananeus?

Investiguemos o que diz o vs 14: então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao SENHOR. Tomaram da provisão porque e para quê? Vejo aqui dois problemas que estão ligados: 1. tomaram da provisão. 2. não pediram conselho ao Senhor.

Realmente, se eles não tivessem tomado daquela provisão, sem graça, e se tivessem pedido conselho ao Senhor, eles não teriam sido enganados e a palavra do Senhor teria sido obedecida. A responsabilidade de um líder é muito grande, por isso devemos nós todos que servimos os nossos líderes acobertá-los com nossas orações e intercessões e estar sempre vigilantes. Não devia ser comum aquela história contada pelos gibeonitas que fez com que Israel parasse para ouvi-los e atendê-los.

Ouça o que o Espírito diz que a vigilância requer isso mesmo, estar atendo às minímas coisas para não sermos surpreendidos pelo engano do diabo. Satanás não chegará para nos derrubar fazendo o maior escandâlo e nos advertindo para que fiquemos preparados para ele, antes, chegará sorrateiramente e, sendo possível, nos pegará de surpresa para não termos tempo de reagir ou na reação precipitada, cometermos vacilos e darmos brechas e ocasiões para ele triunfar.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.