domingo, 18 de setembro de 2011

TEMA: Propósitos! – 6 - Is 26:3 - Faltam 587 dias para 26/04/13 e 998 dias para a Copa

Isaías 26:3, diz: Tu, SENHOR, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti.

O propósito é, como já entendido, uma resoluta disposição mental de querer fazer ou alcançar algo.  Como já tivemos a idéia e se formou o propósito, agora precisamos de um plano de ação para colocá-lo em prática. Sem por em prática, de nada adiantaram os sonhos, as idéias nem os propósitos.

Colocar um propósito sem um plano de ação, não vai funcionar. Quem vai à guerra, antes deve calcular se com 100 poderá vencer o exército de 1000 que contra ele se levanta e quem for construir uma casa, primeiro se assenta para ver se é suficiente os recursos de que dispõe para iniciar a obra para não ocorrer de tê-la iniciado, ter de parar por que lhe faltaram recursos. Vejamos essas duas parábolas contadas pelo Mestre das Parábolas, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Lucas 14:28 Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?

Lucas 14:29 Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele,

Lucas 14:30 dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar.

Lucas 14:31 Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil?

Lucas 14:32 Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz.

Eu retirei esses versículos de seu contexto não para deturpar o sentido em que foram empregados, pois Jesus falava com seus discípulos sobre quem poderia ou não ser seus discípulos, mas pela clara lição que as parábolas demonstram. Dá para se notar o propósito em ambas as parábolas e que antes da ação, primeiro, devemos nos assentar para calcular.

O que é assentar para calcular? É o que devemos fazer quando temos nossos propósitos, sejam eles quais forem. Por exemplo, ler a Bíblia em uma ano. Antes de começar a ler a Bíblia, primeiro devemos nos assentar para calcular. Quantos capítulos tem a Bíblia? 1189 capítulos. Quantos dias tem o ano que pretendemos ler? 365 dias. Ora, dividindo-se um pelo outro, teremos que poderemos ler a Bíblia toda, lendo 3 capítulos e mais um quarto de um capítulo por dia. Para facilitar, que tal 3 capítulos por dia na semana e 5 nos finais de semana?

Você já parou para pensar que a mensagem mais poderosa e valiosa do cosmos está em suas mãos e por que não em sua boca? Uma mensagem que pode mudar a vida de uma pessoa tirando-a do nada para conduzi-la ao Tudo? He-Man dizia, quando recebia o poder para lutar e vencer os inimigos: "EU TENHO A FORÇA"; nós, meus amados, podemos também gritar: "EU TENHO A ESPADA DE DOIS GUMES!". Deus concedeu aos seus apóstolos (enviados), a você enviado de Deus, dádiva de Deus, a sua espada afiada de dois gumes que sai de sua boca para com ela cortar todo pensamento e idéia contrária e levá-la cativa à obediência de Cristo Jesus.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.