terça-feira, 6 de setembro de 2011

TEMA: ... e não pediram CONSELHO ao Senhor - Js 1:14 - Faltam 598 dias para 26/04/13

Como havia dito ontem, você sabia que em tudo nesta vida nós temos a obrigação de buscarmos a direção e a orientação de Deus para nossas vidas para não fazermos como Josué que não buscou saber qual era a direção de Deus e acabou sendo enganado pelos gibeonitas que eram dos restantes dos amorreus em uma aliança proibida?
Que tal hoje meditarmos um pouco nessa história?
 
Leitura bíblica em Josué, capítulo 9:
1 Sucedeu que, ouvindo isto todos os reis que estavam daquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do mar Grande, defronte do Líbano, os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus,
2 se ajuntaram eles de comum acordo, para pelejar contra Josué e contra Israel.
3 Os moradores de Gibeão, porém, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai,
4 usaram de estratagema, e foram, e se fingiram embaixadores, e levaram sacos velhos sobre os seus jumentos e odres de vinho, velhos, rotos e consertados;
5 e, nos pés, sandálias velhas e remendadas e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento.
6 Foram ter com Josué, ao arraial, a Gilgal, e lhe disseram, a ele e aos homens de Israel: Chegamos de uma terra distante; fazei, pois, agora, aliança conosco.
7 E os homens de Israel responderam aos heveus: Porventura, habitais no meio de nós; como, pois, faremos aliança convosco?
8 Então, disseram a Josué: Somos teus servos. Então, lhes perguntou Josué: Quem sois vós? Donde vindes?
9 Responderam-lhe: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do SENHOR, teu Deus; porquanto ouvimos a sua fama e tudo quanto fez no Egito;
10 e tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus que estavam dalém do Jordão, Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote.
11 Pelo que nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos disseram: Tomai convosco provisão alimentar para o caminho, e ide ao encontro deles, e dizei-lhes: Somos vossos servos; fazei, pois, agora, aliança conosco.
12 Este nosso pão tomamos quente das nossas casas, no dia em que saímos para vir ter convosco; e ei-lo aqui, agora, já seco e bolorento;
13 e estes odres eram novos quando os enchemos de vinho; e ei-los aqui já rotos; e estas nossas vestes e estas nossas sandálias já envelheceram, por causa do mui longo caminho.
14 Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao SENHOR.
15 Josué concedeu-lhes paz e fez com eles a aliança de lhes conservar a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.
16 Ao cabo de três dias, depois de terem feito a aliança com eles, ouviram que eram seus vizinhos e que moravam no meio deles.
17 Pois, partindo os filhos de Israel, chegaram às cidades deles ao terceiro dia; suas cidades eram Gibeão, Cefira, Beerote e Quiriate-Jearim.
18 Os filhos de Israel não os feriram, porquanto os príncipes da congregação lhes juraram pelo SENHOR, Deus de Israel; pelo que toda a congregação murmurou contra os príncipes.
19 Então, todos os príncipes disseram a toda a congregação: Nós lhes juramos pelo SENHOR, Deus de Israel; por isso, não podemos tocar-lhes.
20 Isto, porém, lhes faremos: Conservar-lhes-emos a vida, para que não haja grande ira sobre nós, por causa do juramento que já lhes fizemos.
21 Disseram-lhes, pois, os príncipes: Vivam. E se tornaram rachadores de lenha e tiradores de água para toda a congregação, como os príncipes lhes haviam dito.
22 Chamou-os Josué e disse-lhes: Por que nos enganastes, dizendo: Habitamos mui longe de vós, sendo que viveis em nosso meio?
23 Agora, pois, sois malditos; e dentre vós nunca deixará de haver escravos, rachadores de lenha e tiradores de água para a casa do meu Deus.
24 Então, responderam a Josué: É que se anunciou aos teus servos, como certo, que o SENHOR, teu Deus, ordenara a seu servo Moisés que vos desse toda esta terra e destruísse todos os moradores dela diante de vós. Por isso, tememos muito por nossa vida por causa de vós e fizemos assim.
25 Eis que estamos na tua mão; trata-nos segundo te parecer bom e reto.
26 Assim lhes fez e livrou-os das mãos dos filhos de Israel; e não os mataram.
27 Naquele dia, Josué os fez rachadores de lenha e tiradores de água para a congregação e para o altar do SENHOR, até ao dia de hoje, no lugar que Deus escolhesse. (Js 9:1-27).
Antes de chegarmos aqui na aliança proibida, naquela aliança que as vezes fazemos sem pedirmos conselho ao Senhor, vejamos um pouco da história para entendermos bem a situação desses ardilosos homens que foram bem sucedidos em suas astúcias contra o povo do Senhor.
Josué era um guerreiro, o líder do povo, treinado por Moisés ao longo de 40 anos e escolhido por Deus para substituir a Moisés na conquista da terra de Canaã – Js 1:1. Junto com Calebe, eles foram os únicos daquela geração que sobreviveram e puderam atravessar o deserto em direção à Canaã, sendo que o restante pereceu no deserto – Nm 26:65.
Nem mesmo Moisés foi permitido passar para a terra prometida por causa de um vacilo de sua parte diante do Espírito Santo quando este feriu por duas vezes a Rocha. 32. Indignaram-no também junto às águas da contenda, de sorte que sucedeu mal a Moisés, por causa deles; 33. Porque irritaram o seu espírito, de modo que falou imprudentemente com seus lábios. (Sl 106:32,33).
Devemos tomar muito cuidado diante do Espírito Santo para não sermos precipitados em nossos juízos e abrirmos nossa boca com arrogância, pois o Senhor não nos terá por inocentes e o seu juízo será imediato. Por isso que creio que os sinais e prodígios de Deus (isso é crença minha particular) não são mais intensos entre nós porque não estamos preparados para estarmos diante de seu Espírito sem darmos à carne lugar que é devido somente a Deus. Eu creio que a multidão de Ananias e de Safiras entre nós seria de assustar.
Iremos prosseguir amanhã, mas vá se acostumando, em tudo, a pedir conselhos ao Senhor.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br
 

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.