INSCREVA-SE!

terça-feira, 13 de julho de 2010

365 dias de propósito! Dia 357/365 – faltam 8 dias!

TEMA: Como apressar a vinda do Senhor  – 2 Pe 3:9-18


Já vimos como devemos aguardar a vinda de nosso Mestre e Senhor, mas agora como apressá-la? Seria possível? O verso 7 de 2 Pe nos fala que para o Senhor um dia é como mil anos e mil anos como um dia. Para nós, humanos, 1000 dias representam quase 2 anos e 9 meses. É óbvio que o sentido aqui é figurado dando-nos a entender que somente Deus é que conhece tais tempos.

 

Vejamos o que diz o texto de 2 Pedro 3:9-18:

 

9. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.

10. Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas.

11. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,

12. esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.

13. Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

14. Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis,

15. e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,

16. ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.

17. Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;

18. antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

 

O verso 9 começa dizendo que o Senhor não retarda a sua promessa, mas pelo contrário! Ora, o que é contrário de retardar se não apressar? Alguns, diz o texto no vs 9, estavam pensando que o Senhor estava alongando a sua vinda e isso os afligia, por isso que Pedro lhes diz justamente o contrário com relação a sua vinda.

 

Com relação a sua vinda o Senhor está apressando, mas com relação a eles está sendo longânimo não querendo que ninguém pereça, antes que todos cheguem ao arrependimento. O que significa dizer que o Senhor está sendo longânimo? No grego a palavra traduzida como longânimo é μακροθυμεque podemos compreender como ser paciente para conosco.

 

Pelo menos neste texto de 2 Pedro vemos claramente que a crença de que o Senhor retarda a sua promessa está completamente infundada. O Senhor não retarda a sua volta, pelo contrário, a idéia é a de que ele a está apressando sendo, no entanto, paciente, longânimo, para com todos para que ninguém pereça, antes que cheguem ao arrependimento.

 

Então nos já temos a nossa primeira conclusão: quem apressa a vinda do Senhor é o próprio Senhor. No verso 12, Pedro nos diz para esperarmos e apressarmos a vinda do Senhor, como? Ficará para amanhã.

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.