INSCREVA-SE!

domingo, 31 de janeiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 194/365

A Intimidade do Senhor é para os que o temem – 8 (Sl 25:14).

 

Intimidade com Deus sem oração não é intimidade. Este salmo começa com uma invocação do salmista dizendo: " a ti, Senhor, elevo a minha alma" vs. 1 e também termina com uma oração: "Ó Deus, redime a Israel de todas as suas tribulações" vs. 22. A oração, ao meu ver, é a chave deste salmo. Você já reparou que você ora mais e mais intensamente quanto maior é a luta que você enfrenta?

 

Eu estou cercado de problemas para resolver na minha família, no meu emprego, na minha vida ministerial e isso faz com que eu busque mais a Deus, pois entendo que somente Deus pode dar jeito em certas situações muito complexas. As minhas orações são como a do salmista que busca desesperadamente direção na sua vida. Às vezes, chegamos em certas ocasiões que não sabemos o rumo a tomar e o nosso pedido de socorro é por um direcionamento.

 

A maneira dele orar é singular e podemos aprender a orar como Davi orou. Reparem que primeiramente ele pede ao Senhor para conhecer os seus caminhos, ensinar as suas veredas, guiar na sua verdade e ensinar, pois Deus é o seu Deus da sua salvação, em quem espera todo o dia, vs. 4 e 5. Já nos vs. 8 e 9, ele reconhece que bom e reto é o Senhor e que, por isso: aponta o caminho aos pecadores, guia os humildes na justiça e ensina aos mansos o seu caminho.

 

Primeiro, ele pede, segundo ele declara. Por exemplo: Senhor, dá-me sabedoria e direção neste problema familiar que estou enfrentando. O Senhor sábio e bom tem me dado sabedoria e orientação por isso o louvarei. Outro exemplo: "converte-me, e converter-me-ei, porque tu és o SENHOR, meu Deus." (Jr 31:18).

 

Então o que mais veremos neste salmo é oração e declaração. Primeiro ele ora, segundo ele declara. Eu aqui não estou inventando algo novo ou trazendo um conhecimento superior, mas apenas refletindo na palavra de Deus. Deus nos disse para nela meditarmos de dia e de noite: "Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás." (Js 1:8).

 

"E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis." (Mt 21:22). Devemos fazer nossas orações que são a expressão da mais profunda intimidade com Deus com fé, crendo que Deus responde a cada uma delas. A Deus toda a glória. amém

 

Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias

 

Ø       Estou no Sl 145, da Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.

Ø       Estou na pág. 298/656, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.

Ø       Estou com 06h40m19s de 25h03m39s de áudio ouvido(*) do livro As Institutas ou Tratado da Religião Cristã, Parte 4, João Calvino.

=======

(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html).

 

Observações:

·         Estou também no 14/90 dias de meu compromisso relacionado à alimentação (ver http://www.jamaisdesista.com.br/2010/01/365-dias-de-proposito-dia-178365.html). Salvo algum erro de balança, já perdi 2 kg na primeira semana. Aleluias!

·         Estou no 00/00 dias de atividades físicas regulares (caminhada, natação, ginástica). Ainda está faltando eu estabelecer um compromisso de fazer exercícios físicos regulares para combater o sedentarismo e assim, dar mais glórias a Deus em meu corpo. Esse registro aqui é para ver quando eu irei agir...rs.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.