INSCREVA-SE!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 182/365

O Caráter do Vocacionado ao Ministério

 

Ontem eu fiz a minha prova do Vestibular Unificado Presbiteriano. foram 6 horas de duração, sendo 3 delas pela manhã e 3 à tarde. As provas foram, pela manhã: Língua Inglesa,  Língua Portuguesa, Literatura e Redação cujo tema foi: "O CARÁTER DO VOCACIONADO AO MINISTÉRIO"; à tarde, tivemos: Conhecimentos Bíblicos e Símbolos da Fé Presbiteriana.

 

Quem não se preparou estudando as disciplinas, teve muitas dificuldades. As provas de inglês e português tiveram muitos textos para serem interpretados e isso cansou. A prova de conhecimentos bíblicos apresentou muitas questões curtas, nada de textos e fraquíssima em conteúdo significativo. O resultado está previsto para sair no próximo dia 27 de janeiro. Agora, vamos aguardar-los e que Deus cumpra em nós seus propósitos. 

 

Espero que no próximo vestibular unificado o bom-senso prevaleça e haja, pelo menos, para as cidades de Brasília e do Rio de Janeiro cujos cursos são realizados no período noturno, a realização das provas em dia não útil ou à noite. Eu tive que fazer o vestibular e ainda trabalhar, isso foi ruim.

 

E quanto ao caráter do vocacionado ao ministério? Como deve ser ele? Encontraremos todas as características nas Escrituras, mas não falarei delas, nem as citarei. Eu prefiro falar do Deus que transforma o mais vil dos homens e o converte para ser de grande valor e útil aos seus propósitos relacionados à divulgação do evangelho.

 

A minha crença e fé parte desse pressuposto de que temos o Deus Criador dos ceus e da terra, soberano, sábio e bom. Eu poderia dizer que sou um homem de caráter? Há homens de caráter? Você é um homem de caráter? Se temos e somos, então temos de  que nos gloriarmos, mas não no Senhor. Em quê então? Eu não irei dar respostas, mas apenas lançar perguntas.

 

Em primeiro lugar estou a dizer que creio, que aposto a minha vida e tudo o que sou de que Deus é poderoso para transformar o mais vil dos homens em homem de caráter, de valor e, noutro momento, estou a indagar se existe homens de caráter.  Acho que aqui também temos o chamado paradoxo ou antinomia (a existência pacífica de duas proposições bíblicas aparentemente contraditórias que não podem ser harmonizadas pela lógica humana) de J. I. Packer, onde as duas sentenças são verdadeiras ao mesmo tempo no que ele mesmo chama de mistério.

 

Recomendo a leitura da postagem de Augustus Nicodemus Lopes sobre o assunto em http://tempora-mores.blogspot.com/2006/07/eu-no-sei.html. A Deus toda a glória! Amém!

 

Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias

LIVRO

DETALHES

AUTOR

CONTROLE

Bíblia Shedd (Shedd Bible)

ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova

Russell P. Shedd

Estou no Sl 92

Criação e Consumação (From Creation To Consummation)

Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã

Gerard Van Groningen

Estou na pág. 247/656

As Institutas 

Parte 3

João Calvino

Irei começar em breve! Aleluias!

 

 

 

(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html ) - esses livros que estou ouvindo são dois livros cujos conhecimentos são exigidos para se prestar o Vestibular Unificado do Seminário Presbiteriano, agora no dia 18 de janeiro de 2010.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.