INSCREVA-SE!

domingo, 19 de fevereiro de 2012

O que fazer quando estamos aflitos?- parte 8

Recapitulando, vemos que Ana:
  1. Ana buscou ao Senhor em oração.
  2. Na aflição de sua alma, votou ao Senhor.
  3. Lançou sobre ele, o Senhor, no seu Templo, toda a sua ansiedade.
  4. Recebeu a bênção do sacerdote Eli.
  5. Levantou-se.
Agora estamos no momento exato em que Ana explica ao sacerdote as razões de seu balbuciar e lhe explica que não está bêbada como supôs. Eli a compreende e a história se narra assim:
I Samuel 1:12 Demorando-se ela no orar perante o SENHOR, passou Eli a observar-lhe o movimento dos lábios,
I Samuel 1:13 porquanto Ana só no coração falava; seus lábios se moviam, porém não se lhe ouvia voz nenhuma; por isso, Eli a teve por embriagada
I Samuel 1:14 e lhe disse: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti esse vinho!
I Samuel 1:15 Porém Ana respondeu: Não, senhor meu! Eu sou mulher atribulada de espírito; não bebi nem vinho nem bebida forte; porém venho derramando a minha alma perante o SENHOR.
I Samuel 1:16 Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque pelo excesso da minha ansiedade e da minha aflição é que tenho falado até agora.
I Samuel 1:17 Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
Vejamos o que Eli, o sacerdote, lhe disse exatamente:
  • Vai-te em paz,
  • E o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste.
Deus usou o sacerdote Eli para abençoa-la. Eu acho isso fantástico. Eli mesmo já tinha sido rejeitado por Deus e seu substituto estava ali, nos planos de Deus e logo, logo, no ventre de Ana, mas Deus usa ele para abençoar a mãe de Samuel que iria ter papéis importantes na nação de Israel, entre eles a escolha e unção do primeiro rei de Israel e depois de Davi, descendente da semente.
Não podemos desprezar aqueles que Deus tem colocado em liderança sobre nós. A bênção de Ana teve como precedente a bênção de Eli. Assim também como será futuramente com Davi e Golias. Foi Saul que Deus usou para abençoar a Davi e ele foi vitorioso sobre aquele gigante. ... Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo. (I Sm 17:37).
Liderança é coisa séria e Ana entendia bem isso. Ela era uma mulher valorosa, piedosa e virtuosa. Ainda não tinha sido escrito Pv 31, mas ela já conhecia a essência dele: "Mulher virtuosa, quem a achará" (Pv 31:10).
Um dos maiores exemplos de honra à autoridade escolhida e ungida por Deus foi a vida de Davi que por duas vezes ou mais teve nas suas mãos o poder de executar aquele que o perseguia, mas por temor a Deus e não ao rei, nem aos homens, preferiu recuar e aceitar ser perseguido e injustiçado.
Eli a abençoou despedindo-a em paz e em seguida concordando com a sua oração e petição que a faria vencedora sobre aquilo que a afligia. Deus honrou Ana. Deus honrou Eli. Deus foi honrado.
Por isso, hoje também, eu quero como Ana te desafiar a confiar no Senhor e em seus ungidos porque ele tem cuidado de nós. Até amanhã.
Contagem regressiva: Faltam 433 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 19/02/12) e 844 dias para a Copa.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.