terça-feira, 21 de julho de 2015

Dia 16/40 - JUNTOS, EXALTEMOS O SEU NOME.

Nossa reflexão de hoje sobre a unidade, sobre o estar juntos nos levará ao Salmo 34 – “... JUNTOS EXALTEMOS O SEU NOME.”, vs. 3.
Leiamos este belo salmo – versão segmentada.
Sl 34:1 Bendirei o SENHOR
em todo o tempo,
o seu louvor
estará sempre nos meus lábios.
Sl 34:2 Gloriar-se-á no SENHOR
a minha alma;
os humildes o ouvirão e se alegrarão.
Sl 34:3 Engrandecei o SENHOR comigo,
e todos, à uma, lhe exaltemos o nome.
Sl 34:4 Busquei o SENHOR,
e ele me acolheu;
livrou-me de todos os meus temores.
Sl 34:5 Contemplai-o
e sereis iluminados,
e o vosso rosto jamais sofrerá vexame.
Sl 34:6 Clamou este aflito,
e o SENHOR o ouviu e o livrou de todas as suas tribulações.
Sl 34:7 O anjo do SENHOR acampa-se
ao redor dos que o temem e os livra.
Sl 34:8 Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom;
bem-aventurado o homem que nele se refugia.
Sl 34:9 Temei o SENHOR,
vós os seus santos,
pois nada falta aos que o temem.
Sl 34:10 Os leõezinhos sofrem necessidade e passam fome,
porém aos que buscam o SENHOR bem nenhum lhes faltará.
Sl 34:11 Vinde, filhos, e escutai-me;
eu vos ensinarei o temor do SENHOR.
Sl 34:12 Quem é o homem que ama a vida
e quer longevidade para ver o bem?
Sl 34:13 Refreia a língua do mal
e os lábios de falarem dolosamente.
Sl 34:14 Aparta-te do mal
e pratica o que é bom;
procura a paz
e empenha-te por alcançá-la.
Sl 34:15 Os olhos do SENHOR
repousam sobre os justos,
e os seus ouvidos
estão abertos ao seu clamor.
Sl 34:16 O rosto do SENHOR
está contra os que praticam o mal,
para lhes extirpar da terra a memória.
Sl 34:17 Clamam os justos,
e o SENHOR os escuta
e os livra de todas as suas tribulações.
Sl 34:18 Perto está o SENHOR
dos que têm o coração quebrantado
e salva os de espírito oprimido.
Sl 34:19 Muitas são as aflições do justo,
mas o SENHOR de todas o livra.
Sl 34:20 Preserva-lhe todos os ossos,
nem um deles sequer será quebrado.
Sl 34:21 O infortúnio
matará o ímpio,
e os que odeiam o justo
serão condenados.
Sl 34:22 O SENHOR resgata a alma dos seus servos,
e dos que nele confiam
nenhum será condenado.
O Senhor é bom! Vejam o verso 8 - Provai e vede que o Senhor é bom! É disto que fala este belo salmo de Davi. Você tem tido a experiência de saber que Deus é bom demais da conta para todos os que vivem sobre a terra? Da sua graça e misericórdia e longanimidade temos vivido e ainda viveremos até o dia em que ele tem determinado para isso.
Antes de entrarmos especificamente no teor deste salmos maravilhoso, escrito por volta de 1012 antes de Cristo, vamos contextualizá-lo para entendermos como e porque foi ele escrito.
Iremos ver na palavra de Deus que se encontra em I Samuel 21: 10 a 15 que Davi carregava em seu peito a dor de ter sido responsável pela morte daqueles sacerdotes pelas mãos de Doegue, por ordem explícita de Saul.
Davi foi certamente visitado pelo Senhor, por isso exulta, conclama, exorta. Nos 3 primeiros versículos ele prepara o ouvinte/leitor para citar os vs. 4 a 7. Percebe-se que ele está alegre, feliz, contente e cheio do Espírito Santo. Ele está aqui adorando ao Senhor: bendizendo, gloriando-se, engrandecendo e exaltando o Senhor.
O seu apelo é forte: vamos juntos celebrar ao Senhor! Sim, juntos, uma grande comunidade buscando e servindo a Deus.
Aqui está a essência do Salmo 34. Para mim é a chave, o ponto central e nevrálgico deste lindo salmo inspirado pelo Espírito Santo. O seu verso 8 resume todos os versículos que o antecederam e ainda os versos 9 e 10. por isso há dois fortes verbos no imperativo: PROVAI! e VEDE! A certeza do salmista, de Davi, é esta: DEUS É BOM! Como eu sei que Deus é bom?
Já finalizando o salmo, dos versos de 15 a 22, o salmista nos faz lembrar do cuidado que o Senhor tem conosco em todos os detalhes. Fala de seus olhos, de seu rosto, de seus ouvidos, de sua proximidade, de seu livramento, cuidado e resgate. É todo o ser de Deus envolvido conosco nos dando garantias de cuidado, dedicação e atenção.

Será que restam dúvidas em teu coração da bondade do Senhor? Provai! Este é o desafio que ele nos faz: vamos prová-lo e não somente aprová-lo, mas comprovar, ver (PROVAR e VER) que o Senhor é bom. Há uma profecia aqui neste salmos que se aplicou a Cristo e se encontra no vs. 20. “Dela nada deixarão até à manhã, e dela não quebrarão osso algum; segundo todo o estatuto da páscoa a celebrarão.” e “Porque isto aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos seus ossos será quebrado. “ (Nm 9:12 e Jo 19:36).
Querendo conhecer mais sobre este salmo? Eu já preguei sobre ele e publiquei a pregação em meu SCRIBD: http%3A%2F%2Fpt.scribd.com%2Fdoc%2F29446715%2FEsboco-Pregacao-Provai-e-Vede-que-o-Senhor-e-Bom-05-04-2010
Calvino comenta a respeito deste salmo – veja abaixo apenas a sua introdução (em inglês):
A Psalm of David, when he changed his countenance before Abimelech, who banished him from his presence, and he departed from him.
David gives thanks to God for a signal deliverance, and takes occasion from it to celebrate his perpetual grace towards all the saints, and to exhort them both to trust in him, and to the study of godliness; affirming, that the only way to pass through life happily, is to walk holily and harmlessly in the world, in the service and fear of God. It is obvious from the title what particular instance of God's favor he here celebrates. When he was driven to King Achish, as recorded in 1 Samuel 27:2, [683] whom, with the exception of Saul, he accounted the deadliest of all his enemies, it was not probable that he would ever be able to make his escape from him. The only means, therefore, he had of saving his life was to feign himself mad by frothing at the mouth, looking fiercely, and disfiguring his countenance. Nor is this to be wondered at; for Achish, being disappointed of the confident hope of victory which he had, and attributing to David alone both the loss which he had sustained and the dishonor which he had received, burned with implacable hatred against him. In allowing him to escape, therefore, contrary to his own expectation, and the expectation of all other men, David acknowledges that there had been exhibited a memorable instance of God's favor towards him, which may be serviceable for the general instruction of the whole Church. Instead of Achish, [684] Abimelech is here employed; and it is probable that the latter name had been the common designation of the monarchs of the Philistines, as Pharaoh was the common name of the monarchs of Egypt, and Caesar that of the Roman Emperors, which was borrowed from the name of Julius Caesar, who had first seized the imperial power among the Romans. We know that many ages before David was born, the kings who reigned in Gerar in the time of Abraham were called Abimelech. It is not, therefore, to be wondered at, that this name should be handed down from age to age among their posterity, and become the common name of all the kings of Palestine. The Hebrew word tm, ta?m, which I have translated countenance, signifies also tasting, understanding, [685] and therefore might be pertinently interpreted in this manner, that he appeared foolish and without taste. The verb from which it is derived properly signifies to taste, and therefore is often transferred to reason, understanding, and all the senses. Accordingly, David having feigned himself mad, the term understanding is very appropriate. Now, although he escaped by this subtle device, he doubts not that he was delivered by the hand of God; nor does he ascribe the praise of his safety to the pretense of madness, but rather acknowledges that the cruelty of his enemy had been softened by the secret influence of God, so that he who formerly burned with rage against him had been pacified by an artifice. Certainly it was not to be expected that Achish would have driven away in contempt from him so brave a man, whom he had found a dangerous enemy to his whole kingdom, and from whom he had suffered such severe losses. This gives rise to the question, Whether David feigned himself mad under the guidance of the Holy Spirit? For by his appearing to connect together these two things, - the pretense of madness and the happy result of this pretense, it might be inferred that the same Spirit by whom this psalm was dictated suggested this stratagem [686] to the mind of David, and directed him in deceiving King Achish. I answer, that although God sometimes delivers his people, while at the same time they err in choosing the means, or even fall into sin in adopting them, yet there is nothing inconsistent in this. The deliverance, therefore, was the work of God, but the intermediate sin, which is on no account to be excused, ought to be ascribed to David. In this way Jacob obtained the blessing by the favor and good pleasure of God; and yet the subtlety of the mother, with which the obtaining of it was mixed up, was, we know, sinful on her part. It may then sometimes happen that the event shall be brought to pass by the Spirit of God, and yet the saints whom he may employ as instruments shall swerve from the path of duty. It would therefore be a superfluous task to endeavor to exculpate David, who is rather to be blamed, because, by not committing his life entirely to God, he exposed himself and the grace of the Spirit, by whom he was governed, to the derision of the ungodly. I would not positively assert it, but there appears in this deception some token of infirmity. If it should be said that David here magnifies the grace of God, because by changing his countenance and his speech he escaped death, I again reply, that David expressly mentions this circumstance, in order to render the grace of God still more illustrious, in that his fault was not laid to his charge.

Um bom dia a todos que caminham juntos a caminhada cristã!
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.