INSCREVA-SE!

sexta-feira, 11 de junho de 2010

365 dias de propósito! Dia 325/365

TEMA: Deus está no controle de tudo e de todas as coisas 10 – Jo 6: 15-21

O fato de Deus estar no controle de tudo e de todas nos dá uma boa sensação de que nada acontece por acaso e que portanto podemos descansar. O perigo é entrarmos em relaxamento total como que esperando que algo aconteça porque vai acontecer porque Deus está controlando tudo e todas as coisas.

 

Devemos nos lembrar de duas coisas igualmente importantes e relevantes a soberania de Deus e a responsabilidade humana. Tudo está no controle absoluto de Deus, mas Deus irá cobrar de cada um de nós a responsabilidade por todos os nossos atos e omissões. Nós somos seres vivos, dotados de energia, de inteligência, de vontade.

 

Eu creio piamente, como já preguei e prego por ai, que:

 

·         Você está onde Deus quer que você esteja. No dia que Deus quiser te tirar desse lugar, ninguém poderá impedi-lo. Há um propósito nisso e somente depois de concluí-lo é que você sairá.

·         Você é o que Deus quer que você seja. Porque se lamentar? Deus te fez especial e somente você poderá cumprir com êxito aquilo que ele preparou para você.

·         Você tem o que Deus quer que você tenha. Deus pode tornar-te rico ou pobre em instantes, por isso, não se angustie querendo ir além, acalme-se que Deus te dará tudo o que você necessita.

 

No entanto, esse conhecimento não deve anular a nossa disposição mental nem nossos sonhos de constantemente buscarmos aperfeiçoamentos e melhorias em nossas vidas. Por exemplo:

 

Repare na vida de José se foi ele que escolheu passar 13 anos na prisão sem ao menos ter cometido crime para isso – preso injustamente! José foi um homem que sofreu muito, que estava onde Deus queria que estivesse, que era quem Deus fez para ser, que tinha o que Deus queria que tivesse,  mas que sempre buscava se aperfeiçoar e se superar. Deus o exaltou tanto que o colocou no topo do mundo da época sendo abaixo apenas do Faraó e isso em terra estrangeira, no Egito.

 

E Daniel? Foi ele que escolheu ser levado cativo para a Babilônia? O que é ser levado em cativeiro? Será que foi com pompas e gala e com direito a transporte especial? Ou talvez acorrentado, algemado, em cadeias? – Daniel viveu toda sua vida, talvez 100 anos de vida no cativeiro, longe de sua terra natal, servindo outro país. Daniel também estava onde Deus queria que estivesse, era quem Deus fez para ser, tinha o que Deus queria que tivesse,  mas sempre buscava se aperfeiçoar e se superar. Até na sua velhice com seus 85 anos de idade ainda foi, no reinado de Dario, o principal líder acima dos outros 2 presidentes e 120 príncipes. Somente o rei no reino dos Medos e dos Persas era superior a Daniel.

 

E o apóstolo Paulo que passou muito tempo preso? Admiramos seu senso de soberania de Deus que mesmo em prisões, cadeias, dizia em suas cartas “eu, prisioneiro de Cristo” e não prisioneiro de César, ou do sistema romano, ou por injustiça. Paulo também, estava onde Deus queria que estivesse, era quem Deus fez para ser, tinha o que Deus queria que tivesse,  mas sempre buscava se aperfeiçoar e se superar. E ele diz em uma de suas epístolas que aprendeu o segredo de viver contente com tudo e em todas as circunstâncias (Fp 4:12). Quando o apóstolo Paulo no diz que aprendeu, isso para mim tem o sentido de que Paulo tinha uma mente ensinável, aberta, disposta a receber as instruções. Gamaliel também foi professor de Paulo, mas este aprendizado não foi obtido com ele, mas aos pés de Cristo! Assim, nós também podemos aprender esse segredo se tivermos um coração maleável, disposto a aprender.

 

Poderia citar mais nomes e exemplos, mas estes já são mais do que suficientes para fixar a idéia de que você está, é, e tem o que Deus quer. Sabem por quê? Por que Deus é quem controla tudo e todas as coisas.

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.