INSCREVA-SE!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 191/365

A Intimidade do Senhor é para os que o temem – 5 (Sl 25:14).
 
Ontem assisti um culto na Primeira Igreja Presbiteriana de Taguatinga onde tive a oportunidade de ouvir um pregador que falou muito ao meu coração. Trata-se do Pr. Yan, homem de Deus, que o Senhor tem abençoado com uma oratória maravilhosa. Ele teve apenas 20 minutos para trazer o recado de Deus ao povo de Deus que ali se achava, sendo, ele, óbvio, um vaso de Deus.
 
Ele pregou sobre o trecho que se encontra em Romanos 9:6-13, mais especificamente, devido o pouco tempo disponível, ao trecho que diz: “Amei a Jacó, mas me aborreci de Esaú”. Após a sua introdução em que destacou o livro de Romanos como um dos principais livros do Novo Testamento ele apresentou diante de nós aquilo que ele ou qualquer um de nós diria: “que crente!” e, em seguida, disse que toda a justiça desse crente não tem valor algum de barganha com Deus.
 
Oxalá todos os crentes fossem iguais a você: impecável, amoroso, justo, perfeito em todos os seus caminhos. Se você se julga um bom crente, continue assim, persevere, melhore ainda mais, isso é ótimo. Isso será bom para você, será bom para o teu próximo, será bom para a igreja, será bom para o Reino de Deus, será bom para nossa sociedade, será bom para o mundo, será bom para todos e tudo. Não desanime de buscar o bem e empenhar-se por melhorias continuas. Jamais desista de perseverar no bem.
 
No entanto, jamais use isso como moeda de troca ou como poder de barganha com Deus. Não são os teus atos louváveis de justiça que te fazem justo e aceito diante de Deus, mas a sua misericórdia e o seu amor demonstrado na pessoa de seu filho Jesus Cristo que morreu por ti. Não se agrada a Deus com atos de justiça (não sou contra teus atos de justiça!), mas com a fé.
 
Você não será mais íntimo com Deus comprando-o, barganhando, mas crendo nele, em sua palavra. Repare que é muito diferente a obra decorrente da fé (“a fé sem as obras é morta”! – Tg 2:26) e a obra para justificar a fé. A minha campanha, o meu propósito, por exemplo, somente será bênção em minha vida, se eu entender que isso está decorrendo da graça de Deus em minha vida que me capacita a ser um vencedor, todos os dias. No dia em que eu tirar os olhos do Senhor e achar que “eu sou o cara”, então, perderei a minha bênção.
 
O que Deus viu em Jacó para escolhê-lo? Será que foi a sua conduta ilibada? Jacó foi o mais contraditório de todos os patriarcas. Nenhum de nós se pudesse e tivesse poder, escolheria a Jacó. Pára mim, Jacó representa cada um de nós, inclusive você. Mas a palavra de Deus diz “ amei a Jacó...”.
 
Meu querido, você é amado não porque você é bom e tem conduta ilibada, mas porque Deus é bom! Deus não viu nada em Jacó e quando ele te olha, inclusive tu que te justificas pelas tuas obras, ele não vê nada, pois, na verdade, nada somos. Deus não viu nada em Jacó para que a graça, dele, fosse tudo.
 
Portanto, como Deus te escolheu e te designou para que vades e dês fruto (Jo 15:16), então, ele vai te abençoar, como abençoou a Jacó, mas ele fará isso quando você for você mesmo. Muitos não prosperam ou erram porque não são o que são, mas querem ser o que não são. Deus te ama do seu jeito e quer te usar e te abençoar desse jeito que tu és: não te preocupes, ele trabalhará em teu caráter aperfeiçoando-o dia a dia. Reparem que foi o Senhor que trocou o nome de Jacó para Israel! Ele vai trocar o teu nome também!
 
Intimidade com Deus sem oração não é intimidade. Amanhã, nova mensagem. Seja, pois, a Deus toda a glória! Amém!
 
Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias
 
  • Estou no Sl 132, da Bíblia Shedd (Shedd Bible), ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova, Russell P. Shedd.
  • Estou na pág. 282/656, do livro Criação e Consumação (From Creation To Consummation), Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã. Gerard Van Groningen.
  • Estou com 04h26m26s de 25h03m39s de áudio ouvido(*) do livro As Institutas ou Tratado da Religião Cristã, Parte 4, João Calvino.
=======
(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html).
 
Observações:
  • Estou também no 11/90 dias de meu compromisso relacionado à alimentação (ver http://www.jamaisdesista.com.br/2010/01/365-dias-de-proposito-dia-178365.html). Salvo algum erro de balança, já perdi 2 kg na primeira semana. Aleluias!
  • Estou no 00/00 dias de atividades físicas regulares (caminhada, natação, ginástica). Ainda está faltando eu estabelecer um compromisso de fazer exercícios físicos regulares para combater o sedentarismo e assim, dar mais glórias a Deus em meu corpo. Esse registro aqui é para ver quando eu irei agir...rs.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.