INSCREVA-SE!

sábado, 23 de janeiro de 2010

365 dias de propósito! Dia 186/365

A Transmissão do Conhecimento Bíblico de Adão a Moisés

 

Estou trabalhando num artigo cujo tema é "AS QUESTÕES DAS CONTEMPORANEIDADES DAS PERSONAGENS BÍBLICAS DE ADÃO A MOISÉS NA TRANSMISSÃO DAS NARRATIVAS CONTIDAS EM GÊNESIS" e meu principal objetivo é demonstrar por meio de análises bíblicas e gráficas que Deus teve o cuidado de preservar, sempre, uma espécie de cordão de transmissão do conhecimento de Adão até Moisés.

 

A questão da contemporaneidade ganha importância na transmissão do conhecimento bíblico na medida em que a mesma revela ou pode revelar conteúdo significativo. Saber que, por exemplo, Adão estava vivo quando o pai de Noé, Enoque, fazia as suas peregrinações nesta terra pode nos ajudar a compreender melhor a transmissão do conhecimento bíblico narrado em Gênesis, escrito por Moisés. Você sabia que Lameque conviveu com Adão, sendo seu contemporâneo por cerca de 56 anos?

 

Na introdução de meu trabalho consta: O que Moisés nos deixou relatado e que até hoje está em nossas Bíblias sendo ensinado e crido como verdadeiro, principalmente o relato inicial da criação, do surgimento das primeiras coisas, inclusive o homem e como aconteceu a sua queda são de vital importância e fundamental para formar o alicerce de nossa fé.

 

A Bíblia, a Palavra de Deus, aceita e crida pelo povo de Deus como única regra de fé e prática nunca tem sido tão bombardeada como nos tempos modernos. O cristianismo verdadeiro incomoda e possui uma estrutura própria inquebrantável. Como derrotá-lo se suas estruturas são firmes e constantes? Diversos têm sido os ataques à fé cristã, principalmente à sua palavra, a Bíblia.

 

No cinema, na literatura, na arte tem se levantado muitos autores que procuram de diversas formas denegrirem ou procuraram mostrar que as narrativas bíblicas não passam de coisas inventadas e sustentadas pela nossa brilhante mente humana, autora e criadora da idéia de Deus, assim pensam.

 

Não dá para derrotar a idéia de Deus nem ao menos arranhar a fé das pessoas em Deus, em Cristo, dentro de seu território, assim, começaram os ataques à palavra de Deus. Raciocinam: se pudermos provar que a Bíblia contem erros, qualquer que seja, ou que a mesma transmite conhecimentos aprendidos de outras culturas todo o alicerce da fé cristã cairá por terra.

 

Devido à profundidade e complexidade deste problema, surge este trabalho como mais uma ferramenta a auxiliar aos que crêem na legítima e pura palavra de Deus.

 

No primeiro capítulo, de uma forma sucinta, mas precisa, levantaremos o que há no mercado bibliográfico sobre a questão da autoria de Gênesis, sem, no entanto, emitirmos qualquer opinião a respeito. Apresentaremos simplesmente as idéias mais aceitas, no entanto, finalizaremos o capítulo com alguns pressupostos muito importantes.

 

No segundo capítulo, apresentaremos uma proposta de definição da questão da contemporaneidade, uma vez que não temos no meio literário nenhuma aplicação ou mesmo uma definição específica a respeito e em seguida como ela pode ou não ser importante na questão da transmissão do conhecimento que chegou ao autor de Gênesis.

 

No terceiro capítulo, apresentaremos uma proposta de aplicação da questão da contemporaneidade, inclusive com gráficos e tabelas.

 

Finalmente, apresentaremos as Considerações Gerais no intuito de aparar alguma aresta que no desenvolvimento do presente trabalho tenha ficado incompleto ou impreciso. A Deus toda a glória! Amém!

 

Acompanhamento de Minhas Leituras Diárias

LIVRO

DETALHES

AUTOR

CONTROLE

Bíblia Shedd (Shedd Bible)

ARA – 2ª ed. – Ed. Vida Nova

Russell P. Shedd

Estou no Sl 108

Criação e Consumação (From Creation To Consummation)

Vol. 1 – O Reino, a Aliança e o Mediador – ed. Cultura Cristã

Gerard Van Groningen

Estou na pág. 259/656

As Institutas ou Tratado da Religião Cristã 

Parte 4

João Calvino

Estou com 0h45m45s de 25h03m39s

(*) utilizo o TextAloud 2.303, da www.nextup.com, com voz Loquendo Felipe – Brasilian  Portuguese para ouvi-lo em meu Nokia - N95, geralmente em meu UNO (para maiores detalhes, ver: http://www.jamaisdesista.com.br/2009/03/irmaos-eu-li-isto-e-ouvi-e-recomendo-o.html).


Observações:

  • Estou no 00/00 dias de atividades físicas regulares (caminhada, natação, ginástica). Ainda está faltando eu estabelecer um compromisso de fazer exercícios físicos regulares para combater o sedentarismo e assim, dar mais glórias a Deus em meu corpo.

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.