INSCREVA-SE!

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 91 - Faltam 478 dias para 26/04/13 e 889 dias para a Copa

Quinto dia do ano de 2012! Hoje, conosco, Davi:

Davi, Homem Segundo o Coração de Deus – I Cr 14

Baseados nos comentários, em nota homilética, de Russel Shedd, de I Cr 14.10, hoje iremos fazer a nossa reflexão. Quais as razões por que Davi era "homem segundo o meu coração" (At 13.22). Eu tenho certeza de que muitos pregadores já fizeram sermões e mais sermões, livros e mais livros falando disso, mas o recado que Deus trouxe ao meu coração para transmitir é este.

Vamos dar lugar a Deus em nossos corações, abrir os nossos ouvidos e nossos olhos espirituais que o Senhor irá derramar, como um rio, a sua palavra que nos lavará a alma e ainda, além de saciar a nossa sede, também nos alimentará. Não é nos rios que estão os peixes? Quem gosta aqui de peixe? Quem não gosta, vai aprendendo a gostar porque o rio do Senhor está passando aqui. Aleluias!

Eu convido os irmãos a abrirem as suas bíblias no Primeiro Livro de Crônicas, no capítulo 14. Iremos ler alguns versículos:

"1 Então, Hirão, rei de Tiro, mandou mensageiros a Davi, e madeira de cedro, e pedreiros, e carpinteiros, para lhe edificarem uma casa.

2 Reconheceu Davi que o SENHOR o confirmara rei sobre Israel; porque, por amor do seu povo de Israel, o seu reino se tinha exaltado muito.

3 Davi tomou ainda mais mulheres em Jerusalém; e gerou ainda mais filhos e filhas.

4 São estes os nomes dos filhos que teve em Jerusalém: Samua, Sobabe, Natã, Salomão,

5 Ibar, Elisua, Elpelete,

6 Nogá, Nefegue, Jafia,

7 Elisama, Beeliada e Elifelete.

8 Ouvindo, pois, os filisteus que Davi fora ungido rei sobre todo o Israel, subiram todos para prender Davi; ouvindo-o Davi, saiu contra eles.

9 Mas vieram os filisteus e investiram contra ele no vale dos Refains.

10 Então, Davi consultou a Deus, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas mãos? Respondeu-lhe o SENHOR: Sobe, porque os entregarei nas tuas mãos.

11 Subindo Davi a Baal-Perazim, ali os derrotou; e disse: Deus, por meu intermédio, rompeu as fileiras inimigas diante de mim, como quem rompe águas. Por isso, chamaram o nome daquele lugar Baal-Perazim.

12 Ali, deixaram os seus deuses; e ordenou Davi que se queimassem.

13 Porém os filisteus tornaram e fizeram uma investida no vale.

14 De novo, Davi consultou a Deus, e este lhe respondeu: Não subirás após eles; mas rodeia por detrás deles e ataca-os por defronte das amoreiras;

15 e há de ser que, ouvindo tu um estrondo de marcha pelas copas das amoreiras, então, sai à peleja; porque Deus saiu adiante de ti a ferir o exército dos filisteus.

16 Fez Davi como Deus lhe ordenara; e feriu o exército dos filisteus desde Gibeão até Gezer.

17 Assim se espalhou o renome de Davi por todas aquelas terras; pois o SENHOR o fez temível a todas aquelas gentes." (I Cr 14: 1-17).

Antes de entrarmos precisamente no tema, permitam-me uma breve introdução para entendermos o contexto da época. Nós acabamos de ler o capítulo 14 de I Crônicas em que há: - o reconhecimento do reinado de Davi por Hirão, rei de Tiro; - onde há menção dos filhos de Davi que nasceram em Jerusalém (reparem que no versículo 3 Davi tomou ainda mais mulheres, o que era proibido pela lei, Dt 17:17 – "Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie; nem multiplicará muito para si prata ou ouro."); - e onde há a narração da derrota dos filisteus.

No capítulo 11, veremos que Davi foi ungido em Hebrom, rei de Israel. No vs 22 de I Cr 12, vemos que se ajuntou a ele, Davi, um exército enorme "como o exército de Deus". No capítulo 13, Davi se dispõe a trazer a Arca para Jerusalém, mas comete o erro de trazê-la de qualquer forma o que acabou por ser fatal para Uzá que, ferido pelo Senhor quando tentava evitar a queda da Arca, morreu. A Arca acabou ficando na casa de Obede-Edom que era da família de Coate, filho de Levi e avô de Moisés, Arão e Mirian, e o Senhor o prosperou e tudo o que fazia abençoava.

No capítulo 15, posterior ao que lemos, Davi, dessa vez faz a coisa certa e consegue transportar a Arca para Jerusalém e diante do Senhor muito se alegrou, mas sua esposa Mical, filha de Saul o desprezou em seu coração e isso lhe foi muito penoso, pois ficou sem gerar filhos – 2 Sm 6:23. Devemos tomar cuidado com as coisas de Deus, pois com Deus não se brinca.

A famosa queda de Davi de adultério com Bate-Seba e assassinato de seu marido Urias se deu quando ele tinha já seus 50 anos e era muito experimentado. Aqui no contexto que estamos meditando Davi era ainda jovem e tinha um reino para reinar. Voltemos ao capítulo 14, pois é nele que iremos verificar essas características que fizeram de Davi o homem segundo o coração de Deus:

Davi era um homem segundo o coração de Deus porque:.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.