quarta-feira, 8 de outubro de 2014

MEDITATIO - CRENTE QUE É CRENTE, GOSTA DE PECAR? - I JOÃO 2:1-2

Os gnósticos presentes na igreja de João inferiam e pregavam que o cristão não peca. (I João 2:19) Em rigor, diziam que o espírito já é perfeito pela gnose, uma teoria que sugeria poder-se ter um relacionamento direto com o Eterno.
O corpo é quem peca porque a carne é má, o que João combate com destemor. (I João 4:2-3). Se o crente peca, quais as implicações disto para o cristianismo hoje, nestes tempos de relativismo avassalador?
Em primeiro lugar, o pecado é um acidente e não a regra na vida do cristão, daí dizer: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis . Se, todavia, alguém pecar temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, Justo”.(v.1).
Em segundo lugar, crente verdadeiro quando peca, imediatamente busca o arrependimento e retorna à comunhão com o Senhor. A distinção entre o crente verdadeiro e o falso, é que o primeiro “não vive na prática do pecado.“ Há nele a semente do Evangelho, a ação do Espírito Santo que o “sustenta nas fraquezas“ e o incomoda. ( Romanos 8:26). O não crente não sente arrependimento, quando muito um leve remorso porque foi criado à imagem de Deus, possui valores morais; mas tais reações não é porque tema a Deus e creia que com a conduta agrida a Deus. Vive um buraco negro, não sabe nem a razão da culpa que o destrói.
Em terceiro lugar, todo cristão vive um processo, após a sua conversão a Jesus, de santificação. É uma luta diária. Paulo a descreve assim: “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer”. (Gálatas 5:17). Dizia Paulo: “Andai no Espírito“ ou seja, obedeçam a Palavra de Deus, guardem os mandamentos de Jesus.
Finalmente, é uma luta diária até à glorificação, ou seja, a libertação da culpa, do domínio e da presença do pecado.
Rev. Joel Paulo Sousa Filho.

...



Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.