INSCREVA-SE!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 102 - Faltam 467 dias para 26/04/13 e 878 dias para a Copa

Como foi comentado pela BEG, a época dos reis de Israel/Judá duraram três séculos e meio até que foram levados cativos e passaram a viver exilados por quase 600 anos até que surgiu, nasceu em Belém, o Redentor.

Estudando as genealogias (não me aprofundei no estudo delas) por parte de Mateus e Lucas não consegui compreender algumas coisas. Por exemplo, a genealogia de Lucas e Mateus são diferentes em si. A de Lucas vai do primeiro Adão até o último Adão, Jesus Cristo e Mateus começa com Abraão e termina também, óbvio, com o último Adão.

Essas genealogias se cruzam com Abraão, Isaque, Jacó, Judá, Perez e Esrom, depois têm uma pequena discrepância entre Arni e Admin, por Lucas e Arão, por Mateus. Voltam a se encontrarem em Aminadabe e Naasson, novamente outro probleminha com Salá, por Lucas e Salmon/Raabe, por Mateus. Depois, novamente se encontram com Boaz/Rute, Obede, Jessé e, finalmente, com Davi/Bate-Seba. Depois, definitivamente tomam rumos diferentes entre si, somente voltando a se encontrarem em José, pai adotivo da Semente.

De Davi até Jesus, por Lucas, temos 42 gerações e por Mateus, apenas, 28 (isto, considerando Jeconias, como diz a BEG, contado duas vezes, por causa do exílio). Ora, 48-22=26 gerações! Há obviamente uma explicação, mas eu ainda desconheço. Se você souber e quiser me ajudar, agradeço. Por favor, use o comentário abaixo).

Lucas quando chega em Davi, relaciona como filho de Davi a Natã e Mateus, diz que é Salomão. Ambos, na verdade, foram filhos de Davi com Bate-Seba, se não estivermos confundindo nomes e, creio que não. Alguns também dizem que a questão da genealogia se explica porque uma é a geração de José, pai adotivo de Maria e a outra, por Lucas, a geração de Maria.

Na BEG, comentá-se que uma é a genealogia biológica e a outra relativa à sucessão ao trono de Judá. Na verdade, preciso estudar mais o assunto, pois muito me interessa essa busca da semente messiânica. Você conhece boa literatura que possa me recomendar? Muito obrigado.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.