INSCREVA-SE!

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 99 - Faltam 470 dias para 26/04/13 e 881 dias para a Copa

Em continuação a história de Salomão, antes de concluirmos, como pensávamos, iremos fazer algumas aplicações necessárias da história desse homem que não pediu a sabedoria como um fim em si mesmo, ou seja, para ser conhecido como sábio. O seu foco era o povo de Deus e não a sabedoria, vejamos mais alguns detalhes:

Continuação de ontem:

1°.  Aplicações

Deus ainda apareceu a Salomão mais duas vezes, uma atendendo a sua oração de dedicação do templo que ele se empenhou em construir ao Senhor, em obediência às ordens de seu pai Davi – I Re 9:2 e outra quando o Senhor o rejeitou – I Re 11:11.

Bem, a vida de Salomão também tem outras viesis que não exploraremos, mas sabemos que Deus se indignou com ele ao final a ponto de levantar contra ele um inimigo, adversário, Hadade, edomita, que era da linhagem real de Edom (descendente de Esaú – Gn 36:43.

Por duas vezes + 1 lhe apareceu (I Re 11:9 e 11) e ainda assim, desviou-se indo após outros deuses por causa de suas muitas mulheres estrangeiras que o Senhor tinha advertido para que não se envolvesse, pois elas lhe perverteriam o seu coração.

O que aprendemos dessa lição – a oferta de Deus, o pedido de Salomão e a resposta de Deus - e como podemos aproveitá-la em nossas vidas, e caminhada de fé, nos dias atuais?

1°.        Que temos de estarmos preparados para responder a questão de Deus ... é de repente que acontece... poderá ser em Gibeão, a noite e em sonhos ou poderá ser agora mesmo no momento em que a palavra de Deus é ministrada ao seu coração: PEDE-ME O QUE QUERES QUE EU TE DÊ.

2°.        Que nossa resposta não pode visar a nossa necessidade, mas a do povo de Deus

a.      O povo precisava de justiça e de juízo;

b.      Salomão nada pediu para si mesmo;

c.      Jesus Cristo nos ensinou a orar o pai nosso e em nenhum momento vemos o individualismo, mas a preocupação com o grupo, com a família de Deus, com a coletividade, com o povo de Deus, reparem: nosso, nossas, teu, tua, a nós... o foco não é o "eu", mas o "nós".

3°.        Que temos de ter em nossas vidas e em nossas mentes uma atitude ou disposição mental que esteve em Salomão de

a.      reconhecimento da bondade de Deus

b.      reconhecimento da soberania de Deus

c.      reconhecimento da sabedoria de Deus

4°.        Que somos um povo de Deus

a.      Eleito

b.      Grande

c.      Numeroso

5°.        Que Deus atende a necessidade do povo – juízo e justiça e ainda as nossas necessidades, de forma maior do que pedimos, sonhamos ou imaginamos – riquezas, fama, sabedoria (Ef 3:20).

6°.        Que Deus se agrada quando deixamos o egoísmo e passamos a pensar na coletividade – ele amou a resposta de Salomão porque ele não foi egoísta.

7°.        Que precisamos de sabedoria do alto, isto é, que precisamos de Jesus Cristo, a nossa verdadeira sabedoria. Deus apareceu a Salomão, o filho de Davi e lhe disse que pedisse o que quisesse. Deus Pai também deu ao Filho de Davi, Jesus Cristo, todas as coisas porque o Filho de Deus deu a sua própria vida por causa de seu povo.

8°.        Que as minhas maiores necessidades serão saciadas pelo próprio Senhor quando eu também aprender a ter uma atitude e uma disposição não egoísta. "Ao que tem sem lhe dará para que tenha mais ainda, mas ao que não tem, até o que tem ser-lhe-á tirado" (Mt 25:29)

9°.        Que assim como Davi deu ao seu filho ordens, duas ordens, nós também recebemos do Senhor ordenanças, principalmente de evangelização:

"18  E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. 19  Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20  Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém." (Mt 28: 18-20)

Amanhã, permitindo Deus, sim, iremos concluir. (adaptado do próprio autor: http://www.jamaisdesista.com.br/2010/04/365-dias-de-proposito-dia-271365.html e em seu SCRIBD: http://pt.scribd.com/doc/30094903/Pregacao-Pede-me-o-que-queres-que-eu-te-de-18-04).

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.