INSCREVA-SE!

sábado, 7 de janeiro de 2012

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 93 - Faltam 476 dias para 26/04/13 e 887 dias para a Copa

Sétimo dia dia do ano de 2012! Davi, Homem Segundo o Coração de Deus – I Cr 14 – parte 3

Davi era um homem segundo o coração de Deus porque:

(...) continuação

4) Não confiava  em  sua  própria sabedoria (14.10). Ai daquele que confia em si mesmo e se acha o tal, insubstituível. Graças a Deus eu sofri muitas derrotas em minha vida que fizeram com que eu não confiasse em mim mesmo. Não é bom, nem desejo que ninguém seja derrotado para aprender a não confiar em si mesmo.

5) Dava a Deus a glória pelas suas vitórias (14.11). Essa atitude mental, essa disposição de mente de dar glórias a Deus é uma questão de maturidade espiritual própria daqueles que não confiam em si mesmos. Somente dá glórias a Deus em suas conquistas os que reconhecem que são vasos e que a excelência não está no vaso, mas no oleiro que dá ao vaso o conteúdo que quer dar.

6) Destruiu  os pagãos  em  obediência  à ordem de Deus (14.12). Não podemos duvidar de Deus e de suas instruções. A melhor coisa a se fazer é obedecer sempre. Se Deus te pediu algo é porque ele espera de você obediência. Não se preocupe, pois Deus não é tirano nem jamais irá cosntrangê-lo a algo que o venha a humilhar. Deus é eternamente bom e todos os seus atos são de bondade extrema. Você já ouvia falar da soberania, certo? E da soberana bondade de Deus?

7) Esperava  pelo sinal de Deus  para  fazer algo (14.14). Davi não se precipitava nem passava adiante do Senhor. Vocês se lembram de Abraão e Sara que se precipitaram e acabaram entregando Hagar a Abraão que com ela teve Ismael de quem procedem os árabes (mercadores viajantes!)? Até nos dias de hoje os árabes não se dão com os judeus. Então o melhor a fazer é não tentarmos ajudar a Deus ou querer fazer algo de forma precipitada, apavorada e desesperada. Tudo tem seu tempo certo, como diz o sábio, Salomão, filho de Davi com Bate-Seba, no livro de Eclesiastes.

8) Obedecia sem perguntas ou reservas, e assim obtinha a vitória. A obediência é uma virtude admirável. A Bíblia fala que o próprio Senhor, na carne, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu. "7 Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, 8 embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu 9 e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, 10 tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque." (Hb 5: 7-10).

9) Davi  era humano  e,  portanto,  um pecador,  mas Deus encontrou nele admiráveis qualidades. Davi era esse homem segundo o coração de Deus. Era humano, pecador, mas Deus, nele, encontrou admiráveis qualidades. Diz um ditado popular: "diga-me com quem andas, e eu te direi quem és". Davi escolheu para andar consigo o temor a Deus e a humildade. O seu pecado foi terrível e as conseqüências piores ainda, mas foi capaz de reconhecer seu erro e aceitar pacificamente, sem rebeldia, rebelião, sem endurecer o seu coração, as correções do Senhor.

Não há homem que não peque, portanto, não somos melhores nem maiores que Davi porque pecou, caiu, errou feio. Deus de Davi testemunhou e não se envergonhou de dizer que ele era um homem segundo o seu próprio coração.

Nada justifica o erro de Davi, tanto é que foi severamente punido, mas receber de Deus esse testemunho, fez de Davi um homem digno de imitação naquilo que ele foi exemplar. E você quando comete erros, endurece o seu coração e procura por a culpa em outros? Repito: (Essa postagem, centrada em Davi, é um texto adaptado do próprio autor em http://pt.scribd.com/doc/28385516/Pregacao-Davi-HSCD-PIPT-14-03).

Amanhã, concluiremos para a glória de Deus.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.