INSCREVA-SE!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 92 - Faltam 477 dias para 26/04/13 e 888 dias para a Copa

Sexto dia dia do ano de 2012! Davi, Homem Segundo o Coração de Deus – I Cr 14 – parte 2

Davi era um homem segundo o coração de Deus porque:

1) Reconhecia que Deus o fizera rei (14.2). Está escrito no livro de Provérbios 3, versos 5 e 6: "5 Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.". Davi tinha esse reconhecimento inculcado em seu coração. Quem anda com Deus sabe que está andando com Deus.

Aqui também compreendemos a questão da soberania de Deus, pois Davi era esse homem que reconhecia o controle absoluto e total de Deus sobre todas as coisas, tanto as visíveis quanto as invisíveis.

Será que você reconhece a Deus em seu ambiente de trabalho, na sociedade, na igreja, no seio de sua família? Você que, por exemplo, é um educador, você entende que foi o Senhor quem o capacitou nessa área e que espera de ti competência, zelo, ética e respeito ao teu semelhante?

Davi foi chamado para ser rei. Deus tem me chamado nos Correios para ser um analista, tem chamado o Iron e a Ledi para serem empresários, donos de pizzaria, tem chamado pastores para pastorearem a sua igreja e tem chamado cada um de nós aqui para uma missão especial ao qual espera de nós resultados que venham glorificar ao seu augusto nome.

Um homem segundo o coração de Deus sabe sempre quem o chamou e o vocacionou. Eu quero que cada um de nós saia daqui nesta tarde tendo a certeza da soberania de Deus em nossas vidas de que ele nos tem chamado e nos comissionado.

2) Reconhecia que era apenas um instrumento da graça de Deus (14.2). É de se notar o amor de Davi a Israel declarado neste versículo. Se Davi não amasse a Israel, o povo de Deus, Deus JAMAIS teria feito ele crescer. Nem a ele, nem ao reino que ele representava. O filho de Davi que nasceu posteriormente, Salomão, a quem Deus por 2x lhe apareceu disse a Salomão o desafiando: "Pede-me o que queres que eu te dê" (I Re 3:5).

A resposta de Salomão não foi sabedoria em si. Ele não disse: eu quero ser o homem mais sábio do mundo! Não foi isso que Salomão pediu. Reparem na sua resposta: "... não passo de uma criança, não sei como conduzir-me. 8Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar. 9 Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?".

Salomão amava ao povo de Deus, como Davi, seu pai (o pai, certamente, ensinou ao filho o caminho de Deus). Foi por esta razão que o Senhor o abençoou lhe dando muito mais do que pedia, sonhava e imaginava Salomão. O alvo de Deus somos todos nós, sua igreja. Aqueles que amam a sua igreja, serão honrados por Deus.

3) Inquiria, consultava a Deus em tempos de  tribulação (14.10). Vamos nós também consultar a Deus em tudo. Adquira o hábito de perguntar ao Senhor e espere sempre a sua resposta. A garantia que eu te dou é que JAMAIS ele te deixará, como dizem, "a ver navios".

Josué um homem valente, muito especial, capacitado, que foi chamado para substituir a Moisés na condução do povo de Israel – imaginem quem era Josué! - caiu na besteira de não consultar ao Senhor em determinado momento de sua liderança e foi forçado, por causa de sua palavra, a fazer aliança com o inimigo que era para ser derrotado.

Consulte a Deus se você não vê mal algum e consulte a Deus quando você achar a questão difícil demais. Nunca deixe de consultar ao Senhor! Eu tenho adquirido este hábito em minha vida de fazer essas consultas, ainda que aparentemente bem tolas. (Essa postagem centrada em Davi é um texto adaptado do próprio autor em http://pt.scribd.com/doc/28385516/Pregacao-Davi-HSCD-PIPT-14-03).

Amanhã, prosseguiremos.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.