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terça-feira, 28 de outubro de 2014

Graças a Deus sou crente! Acreditei no que falou Jesus, e você?


‪#‎EuSouCrentePorque‬ Um dia Jesus Cristo veio a esta terra, enviado por seu Pai e disse:

- “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim” – Jo 14:6.
Eu acreditei nisso! É por isso que sou crente! É por isso que insisto para que você deixe todos os outros caminhos – dos homens – e siga “O Caminho”...
Por que acreditei, prego, ensino, estudo e tenho esperança em sua palavra que ele também disse: - “voltarei!” – Jo 14:3,18.
De onde tirei tudo isso? Da Bíblia, a Palavra de Deus! Jesus também testificou da Bíblia: Mt 22:29.
Se a Bíblia te parece um livro difícil, peça a Jesus e ele te dará o entendimento e a fé necessária: Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras - Lucas 24:45.
Quer ajuda? Vamos conversar...
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Esdras 3:1-13 - ZOROBABEL RESTAURA PRIMEIRO O ALTAR, DEPOIS LANÇA OS FUNDAMENTOS DO NOVO TEMPLO





Nosso mapinha de leitura se encontra assim:
Parte I - O REGRESSO DOS EXILADOS E A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO – 1:1 a 6:22.
Como já dissemos, e repetiremos até o final dessa primeira parte, os primeiros exilados que regressaram deram inicio à restauração depois do exílio. Esse grupo foi liberto da Babilônia e abençoado por Deus. Zorobabel conduziu o povo às bênçãos de Deus ao reconstruir o templo apesar da oposição.
Essa parte primeira foi dividida em duas. A. O regresso dos exilados – 1:1 a 2:70 – já vista. B. A reconstrução do templo – 3:1 a 6:22 – começaremos agora.
Serão os remanescentes do povo do pós-exílio que terão a oportunidade do trabalho de reconstrução do templo, mas não de uma vez e sim em vários estágios. Seus esforços foram apoiados pelo Senhor e promoveram a importância do templo para a comunidade restaurada.
Esses capítulos, dessa parte “B”, dividiremos em duas partes também. 1. A reconstrução do altar – 3:1-6; 2. A reconstrução do templo propriamente dito  - 3:7 ao 6:22.
1. A reconstrução do altar – 3:1-6.
A primeira preocupação de Zorobabel foi a reconstrução da área do templo relacionada ao seu altar de forma que pudessem ser feitos ali os sacrifícios a serem oferecidos a Deus.
O mês que estava chegando, o sétimo mês, Tisri – setembro/outubro - era uma época oportuna de festa que iria incentivar a sua reconstrução. Estava chegando a Festa dos Tabernáculos, a maior festa do Antigo Testamento – Lv 23:33.
No verso 2, são mencionados os holocaustos – são os principais sacrifícios oferecidos, conforme Lv 1 - que deveriam ser oferecidos ao Senhor conforme está escrito na Lei de Moisés. Obviamente, outros sacrifícios também eram, ali, oferecidos – vs. 5.
Para se viver na presença de Deus, temos de lidar com a questão do pecado e ele nos remete aos sacrifícios, dessa forma:
·       Era com base nos holocaustos que um povo pecaminoso podia viver na presença de um Deus santo (Ex 29:42).
·       O sacrifício de Cristo é o sacrifício supremo que conduz os pecadores perdoados à presença de Deus (Hb 10.19-20).
Em decorrência do exílio, o povo de Deus não havia guardado a aliança nem vivido de acordo com a lei. Os remanescentes, que regressaram, tinham a preocupação de guardar a aliança mediada por Moisés - vs. 4. No entanto, apesar do seu compromisso e de suas realizações, não foram capazes de observar a lei perfeitamente. Como homem nenhum seria capaz. Não foi apenas a questão do exílio, mas mesmo antes, na prosperidade e abundância total, o povo não conseguia essa perfeição. Foi Cristo Jesus, o Messias esperado, que guardou a lei com perfeição e assim se tornou a base para a justificação (Rm 5:12-21).
Além da celebração da Festa dos Tabernáculos, todo o sistema sacrificial foi colocado em andamento desde o princípio, pois os sacrifícios eram essenciais para manter a aliança de Israel com Deus – Hb 9:22.
O trabalho que estavam fazendo requeria muita coragem e eles a demonstraram na reconstrução do altar e no lançar dos fundamentos do templo. Em breve, a partir de 4:4,5, essa coragem iria ser testada e o trabalho por conta disso iria ser interrompido – 4:24.
2. A reconstrução do templo propriamente dito  - 3:7 ao 6:22.
Assim que os primeiros sacrifícios haviam sido oferecidos, foram tomadas providências para se iniciar a reconstrução do templo. A reconstrução e preparação do altar para poder fazer os sacrifícios foi a base para que o principal trabalho fosse feito, ou seja, a reconstrução do templo. Não obstante, esse empreendimento sofreu oposição e exigiu perseverança.
Dividiremos essa parte “2. A reconstrução do templo propriamente dito  - 3:7 ao 6:22.” Em 5 outras partes.
a.      A reconstrução é iniciada – 3:7-13.
b.     Oposição à reconstrução – 4:1-24.
c.      A reconstrução é retomada – 5:1-2.
d.     Oposição à reconstrução – 5:3 – 6:12.
e.      A reconstrução é concluída – 6:13-22.
a. A reconstrução é iniciada – 3:7-13.
O templo agora era muito importante para restauração de Israel. Zorobabel e aqueles que voltaram com ele começaram imediatamente a reconstruir a casa de Deus, pois entendiam que essa era, no momento, a tarefa fundamental para fortalecimento de uma nação quase destruída.
Apesar das diferenças entre o templo de Zorobabel e o templo de Salomão, nos diz a BEG, os paralelos verbais e temáticos entre esses versículos e várias passagens em I Crônicas (p. ex., caps. 22-23, 28-29), bem corno a menção das instruções de Davi (vs., 10), indicam que o templo reconstruído era a continuidade legítima do templo de Salomão.
Eles começaram as obras no segundo ano - 536 a.C. - da sua vinda à Casa de Deus, no segundo mês, Zive (abril-maio), curiosamente, no mesmo mês em que Salomão começou a construir o primeiro templo (II Cr 3:2). Se não bastasse isso, também uma linhagem semelhante foi usada com referência ao templo de Salomão – I Cr 23:4.
Poderia até ser um detalhe de somenos importância, mas em se falando do Deus da aliança que tinha preservado a essência de tudo que representava a nação de Israel, esse fato contribuía psicologicamente na mentalidade do povo para se empenharem nessa obra com todas as suas forças.
Vemos, nos versos 10 e 11, que, no momento, a preocupação central da passagem não era a sua estrutura física, mas sim a reação do povo, um tema importante em Esdras-Neemias. O povo animado e fortalecido em sua fé seria capaz de realizar grandes obras e estariam dispostos ao trabalho.
Já os idosos que conseguiram voltar do exílio tinham visto a primeira casa e quando os alicerces começaram a ser lançados choraram em alta voz e também em alta voz havia outros gritos que eram de alegria. Os sons se misturaram de uma certa forma que não se podiam discernir as vozes uma das outras.
Moisés havia prometido que o povo que regressasse seria mais abençoado que as gerações anteriores (Dt 30:5).

No entanto, os membros mais velhos do Povo de Deus (os remanescentes do pós-exílio ou a nova nação unificada de Israel) não estavam chorando de alegria, mas de decepção pelo contraste entre esse humilde começo – Zc 4:10 – e o esplendor do templo de Salomão. Posteriormente, uma decepção semelhante teria de ser repreendida (Ag 2:1-5), mas, por ora, a alegria do Senhor era a força de muitos. 
Ed 3:1 Chegando, pois, o sétimo mês, e estando os filhos de Israel
                já nas cidades, ajuntou-se o povo, como um só homem, em Jerusalém.
                Ed 3:2 E levantou-se Jesuá, filho de Jozadaque, e seus irmãos,
                               os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos,
                                               e edificaram o altar do Deus de Israel,
                                                               para oferecerem sobre ele holocaustos,
                               como está escrito na lei de Moisés, o homem de Deus.
                Ed 3:3 E firmaram o altar sobre as suas bases,
                               porque o terror estava sobre eles,
                                               por causa dos povos das terras;
                               e ofereceram sobre ele holocaustos ao SENHOR,
                                               holocaustos pela manhã e à tarde.
                Ed 3:4 E celebraram a festa dos tabernáculos, como está escrito;
                               ofereceram holocaustos cada dia, por ordem,
                                               conforme ao rito, cada coisa em seu dia.
                Ed 3:5 E depois disto o holocausto contínuo, e os das luas novas
                               e de todas as solenidades consagradas ao SENHOR;
                                               como também de qualquer que oferecia
                                                               oferta voluntária ao SENHOR;
                Ed 3:6 Desde o primeiro dia do sétimo mês começaram a oferecer
                               holocaustos ao SENHOR; porém ainda não estavam postos
                                               os fundamentos do templo do SENHOR.
                Ed 3:7 Deram, pois, o dinheiro aos pedreiros e carpinteiros,
                               como também comida e bebida, e azeite aos sidônios,
                                               e aos tírios, para trazerem do Líbano
                                                               madeira de cedro ao mar, para Jope,
                               segundo a concessão que lhes tinha feito Ciro, rei da Pérsia.
                Ed 3:8 E no segundo ano da sua vinda à casa de Deus em Jerusalém,
                               no segundo mês, Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de
                                               Jozadaque, e os outros seus irmãos, os sacerdotes
                                                               e os levitas, e todos os que vieram do                                                           
                                                                              cativeiro a Jerusalém, começaram a obra da
                                                               casa do SENHOR, e constituíram os levitas
                                               da idade de vinte anos para cima,
                                                               para que a dirigissem.
                Ed 3:9 Então se levantou Jesuá, seus filhos, e seus irmãos,
                               Cadmiel e seus filhos, os filhos de Judá, como um só homem,
                                               para dirigirem os que faziam a obra na casa
                                                               de Deus, bem como os filhos de Henadade,
                                                               seus filhos e seus irmãos, os levitas.
                Ed 3:10 Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do
                               templo do SENHOR, então apresentaram-se os sacerdotes,
                                               já vestidos e com trombetas, e os levitas,
                                                               filhos de Asafe, com címbalos,
                               para louvarem ao SENHOR conforme à instituição de Davi,
                                               rei de Israel.
                Ed 3:11 E cantavam juntos por grupo, louvando e rendendo
                               graças ao SENHOR, dizendo:
                                               porque é bom;
                                               porque a sua benignidade dura para sempre
                                                               sobre Israel.
                               E todo o povo jubilou com altas vozes, quando louvaram
                                               ao SENHOR, pela fundação da casa do SENHOR.
                Ed 3:12 Porém muitos dos sacerdotes, e levitas e chefes dos pais,
                               já idosos, que viram a primeira casa, choraram em altas
                                               vozes quando à sua vista foram lançados
                                                               os fundamentos desta casa;
                               mas muitos levantaram as vozes com júbilo e com alegria.
                Ed 3:13 De maneira que não discernia o povo
                               as vozes do júbilo de alegria das vozes do choro do povo;
                                               porque o povo jubilava com tão altas vozes,
                                                               que o som se ouvia de muito longe.
Enquanto uns choravam de tristeza em alta voz por compararem as glórias devidas entre o primeiro e o segundo templo, ainda na fase dos lançamentos dos fundamentos do novo templo, outros jubilavam, cantavam, gritavam de alegria e na alegria do Senhor encontravam forças para dar continuidade à reconstrução do templo.
Na aparência física e estrutural poderia até ser de menor valor, mas quanto ao significado e quem em breve nele entraria e leria rolos da lei, em especial o rolo de Isaias, seria o Messias esperado que faria com que a glória da segunda casa, por ora, menor, fosse maior que o da primeira!

Isaías 61:1 O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados;
Lucas 4:17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito:
Lucas 4:18 O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados do coração,
Lucas 4:19 A pregar liberdade aos cativos, E restauração da vista aos cegos, A pôr em liberdade os oprimidos, A anunciar o ano aceitável do Senhor.
Lucas 4:20 E, cerrando o livro, e tornando-o a dar ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Quem ganhou a eleição? O PT? Dilma? Quem perdeu, Aécio?

Para mim quem ganhou foi a democracia! Pois pudemos escolher nossos representantes por meio do voto. Agora, eu tenho de ser maduro e aceitar o resultado respeitando o adversário. Se não estou gostando de algo no processo, não é com a ignorância ou com a força bruta ou ofensas que deverei buscar melhorias.
Óbvio que numa disputa acirrada, voto a voto, os eleitores ficarão como que divididos entre um e outro candidato. Aqui mora um perigo! Não sabemos perder! Emocionalmente, não fomos educados para tratarmos de perdas e as paixões de nossas almas vem à tona despertando sentimentos muito ruins. Gênesis 4:7 Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.
Ninguém sabe de nada com relação ao futuro e todas as escolhas, ao final, é permissão de Deus que pode ser um ato soberano de sua graça ou mesmo para juízo do povo.
Agora que a eleição passou e não há mais o que fazer, que tal crescer um pouco e ser maduro e pensar no futuro? Quer mudanças? Começa a mudar você primeiro, sendo mais maduro. Há muitas formas de mudar e todas elas começam com trabalho! Não acredito em quem fala muito e nada faz! Vamos trabalhar! Se as leis e os processos estão ruins, usemos todos os meios lícitos para mudar isso. 
Todos os brasileiros ganharam, ninguém perdeu!
Eu penso assim...
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Em complemento, compartilho aqui um vídeo do Pr. Augustus Nicodemus muito interessante sobre o assunto:


Esdras 2:1-70 - A LISTA DOS REMANESCENTES QUE VOLTARAM DA BABILÔNIA

Como já dissemos e repetiremos até o final dessa primeira parte, os primeiros exilados que regressaram deram inicio à restauração depois do exílio. Esse grupo foi liberto da Babilônia e abençoado por Deus. Zorobabel conduziu o povo às bênçãos de Deus ao reconstruir o templo apesar da oposição.
Essa parte primeira foi dividida em duas. A. O regresso dos exilados – 1:1 a 2:70 – concluiremos agora. B. A reconstrução do templo – 3:1 a 6:22.
Nosso mapinha de leitura ficaria assim:
Parte I - O REGRESSO DOS EXILADOS E A RECONSTRUÇÃO DO TEMPLO – 1:1 a 6:22.
A. O regresso dos exilados – 1:1 a 2:70.
Essa primeira divisão “A” ficou assim dividida: O decreto de Ciro – 1:1-4:2 – já vimos. Os preparativos para o regresso – 1:5-11:3 – já vimos. A lista dos que regressaram – 2:1-70 – veremos agora.
A lista dos que regressaram – 2:1-70
Com algumas pequenas variações essa lista também é repetida em Ne 7:6-73. É uma lista simples com pessoas comuns que são essenciais para a realização do plano redentor de Deus. Na verdade, “o restante do povo” – Ne 7:72 – contribuiu mais para a reconstrução do que “alguns dos cabeças das famílias” – Ne 7:70.
Zorobabel, que aparece no verso 2, como já falamos é um descendente de Davi, o 31º, a partir de Abraão na lista de Mateus. Ele era neto do rei Jeoaquim e o líder responsável pela edificação dos alicerces do templo – 3:8-10. Outros nomes como Jesua, Neemias e Mordecai não são aqueles que imaginamos ser, mas outros, de pessoas comuns da época que tinham os mesmos nomes.
O primeiro grupo de pessoas dessa lista estava dividida em duas partes. A primeira delas é constituída de leigos – vs 3 ao 20 – e a segunda, vs 21 ao 35, relacionando as cidades denode eles vieram.
Os grupos seguintes eram associados ao serviço no templo: vs 36 ao 39, os sacerdotes; vs 40, os levitas; vs 41, os cantores; vs 42, os porteiros; vs 43 ao 54, os servidores do templo e vs 55 ao 57, os servos de Salomão.
Já o último grupo de exilados que regressaram é constituído dos que não podiam provar a sua linhagem, incluindo aí, os leigos, sacerdotes, sendo que estes seriam considerados imundos se não pudessem provar que eram da linhagem de  Arão – Ex 29:44; Nm 3:3. Zorobabel não poderia, em nome do caos presente, devido ao regresso do cativeiro, deixar passar os requisitos exigidos na lei para o serviço no templo.
Para se resolver algumas dessas questões, iriam eles fazer uso do Urim e do Tumim que era um dispositivo ou conjunto de dispositivos, possivelmente semelhante a um conjunto de dados ou a uma moeda para ser lançada com a finalidade de obter decisões de Deus – Ex 28:30; Nm 27:21; I Sm 28:6. Assim, a determinação da linhagem de alguns desses sacerdotes mencionados no vs 61, somente seria possível quando se levantasse um sacerdote com Urim e Tumim – vs 63.
O primeiro templo não foi construído com dízimos, mas com ofertas voluntárias trazidas com grande alegria – I Cr 29:1 a 9. O princípio de dar além do dízimo e de acordo com os seus recursos continua em vigor na nova aliança para não mais a edificação do templo, mas para a edificação – divulgação - do reino – II Co 8:11 “Agora, porém, completai também o já começado, para que, assim como houve a prontidão de vontade, haja também o cumprimento, segundo o que tendes.”
Ed 2:1 Estes são os filhos da província, que subiram do cativeiro,
                dentre os exilados, que Nabucodonosor, rei de Babilônia,
                               tinha transportado a Babilônia,
                                               e tornaram a Jerusalém e a Judá,
                                                               cada um para a sua cidade;
                Ed 2:2 Os quais vieram com
                               Zorobabel, Jesuá, Neemias, Seraías, Reelaías, Mardoqueu,
                                               Bilsã, Mizpar, Bigvai, Reum e Baaná.
                                                               O número dos homens do povo de Israel:
                Ed 2:3 Os filhos de Parós, dois mil cento e setenta e dois.
                Ed 2:4 Os filhos de Sefatias, trezentos e setenta e dois.
                Ed 2:5 Os filhos de Ará, setecentos e setenta e cinco.
                Ed 2:6 Os filhos de Paate-Moabe, dos filhos de Jesuá-Joabe,
                               dois mil oitocentos e doze.
                Ed 2:7 Os filhos de Elão, mil duzentos e cinqüenta e quatro.
                Ed 2:8 Os filhos de Zatu, novecentos e quarenta e cinco.
                Ed 2:9 Os filhos de Zacai, setecentos e sessenta.
                Ed 2:10 Os filhos de Bani, seiscentos e quarenta e dois.
                Ed 2:11 Os filhos de Bebai, seiscentos e vinte e três.
                Ed 2:12 Os filhos de Azgade, mil duzentos e vinte e dois.
                Ed 2:13 Os filhos de Adonicão, seiscentos e sessenta e seis.
                Ed 2:14 Os filhos de Bigvai, dois mil e cinqüenta e seis.
                Ed 2:15 Os filhos de Adim, quatrocentos e cinqüenta e quatro.
                Ed 2:16 Os filhos de Ater, de Ezequias, noventa e oito.
                Ed 2:17 Os filhos de Bezai, trezentos e vinte e três.
                Ed 2:18 Os filhos de Jora, cento e doze.
                Ed 2:19 Os filhos de Hasum, duzentos e vinte e três.
                Ed 2:20 Os filhos de Gibar, noventa e cinco.
                Ed 2:21 Os filhos de Belém, cento e vinte e três.
                Ed 2:22 Os homens de Netofá, cinqüenta e seis.
                Ed 2:23 Os homens de Anatote, cento e vinte e oito.
                Ed 2:24 Os filhos de Azmavete, quarenta e dois.
                Ed 2:25 Os filhos de Quiriate-Arim, Quefira e Beerote,
                               setecentos e quarenta e três.
                Ed 2:26 Os filhos de Ramá, e de Geba, seiscentos e vinte e um.
                Ed 2:27 Os homens de Micmás, cento e vinte e dois.
                Ed 2:28 Os homens de Betel e de Ai, duzentos e vinte e três.
                Ed 2:29 Os filhos de Nebo, cinqüenta e dois.
                Ed 2:30 Os filhos de Magbis, cento e cinqüenta e seis.
                Ed 2:31 Os filhos do outro Elão, mil duzentos e cinqüenta e quatro.
                Ed 2:32 Os filhos de Harim, trezentos e vinte.
                Ed 2:33 Os filhos de Lode, de Hadide e de Ono,
                               setecentos e vinte e cinco.
                Ed 2:34 Os filhos de Jericó, trezentos e quarenta e cinco.
                Ed 2:35 Os filhos de Senaá, três mil seiscentos e trinta.
                Ed 2:36 Os sacerdotes: os filhos de Jedaías, da casa de Jesuá,
                               novecentos e setenta e três.
                Ed 2:37 Os filhos de Imer, mil e cinqüenta e dois.
                Ed 2:38 Os filhos de Pasur, mil duzentos e quarenta e sete.
                Ed 2:39 Os filhos de Harim, mil e dezessete.
                Ed 2:40 Os levitas:
                               os filhos de Jesuá e Cadmiel, dos filhos de Hodavias,
                                               setenta e quatro.
                Ed 2:41 Os cantores:
                               os filhos de Asafe, cento e vinte e oito.
                Ed 2:42 Os filhos dos porteiros:
                               os filhos de Salum, os filhos de Ater, os filhos de Talmom,
                               os filhos de Acube, os filhos de Hatita, os filhos de Sobai;
                                               ao todo, cento e trinta e nove.
                Ed 2:43 Os netinins:
                               os filhos de Zia, os filhos de Hasufa, os filhos de Tabaote,
                               Ed 2:44 Os filhos de Querós, os filhos de Siá,
                               os filhos de Padom, Ed 2:45 Os filhos de Lebaná,
                               os filhos de Hagaba, os filhos de Acube,
                               Ed 2:46 Os filhos de Hagabe, os filhos de Sanlai,
                               os filhos de Hanã, Ed 2:47 Os filhos de Gidel,
                               os filhos de Gaar, os filhos de Reaías,
                               Ed 2:48 Os filhos de Rezim, os filhos de Necoda,
                               os filhos de Gazão, Ed 2:49 Os filhos de Uzá,
                               os filhos de Paseá, os filhos de Besai,
                               Ed 2:50 Os filhos de Asna, os filhos dos meunitas,
                               os filhos dos nefuseus, Ed 2:51 Os filhos de Bacbuque,
                               os filhos de Hacufa, os filhos de Harur,
                               Ed 2:52 Os filhos de Bazlute, os filhos de Meída,
                               os filhos de Harsa, Ed 2:53 Os filhos de Barcos,
                               os filhos de Sísera, os filhos de Tama.
                               Ed 2:54 Os filhos de Neziá, os filhos de Hatifa,
                               Ed 2:55 Os filhos dos servos de Salomão;
                               os filhos de Sotai, os filhos de Soferete, os filhos de Peruda,
                               Ed 2:56 Os filhos de Jaalá, os filhos de Darcom, os filhos de
                               Gidel, Ed 2:57 Os filhos de Sefatias, os filhos de Hatil, os
                               filhos de Poquerete-Hazebaim, os filhos de Ami.
                               Ed 2:58 Todos os netinins, e os filhos dos servos de Salomão,
                                               trezentos e noventa e dois.
                Ed 2:59 Também estes subiram de Tel-Melá e Tel-Harsa, Querube,
                               Adã e Imer; porém não puderam provar que as suas famílias
                                               e a sua linhagem eram de Israel.
                               Ed 2:60 Os filhos de Delaías, os filhos de Tobias, os filhos de
                               Necoda, seiscentos e cinqüenta e dois.
                Ed 2:61 E dos filhos dos sacerdotes:
                               os filhos de Habaías, os filhos de Coz, os filhos de Barzilai,
                                               que tomou mulher das filhas de Barzilai, o gileadita,
                                                               e que foi chamado do seu nome.
                Ed 2:62 Estes procuraram o seu registro entre os que estavam
                               arrolados nas genealogias, mas não se acharam nelas;
                                               assim, por imundos, foram excluídos do sacerdócio.
                Ed 2:63 E o governador lhes disse que não comessem das coisas
                               consagradas, até que houvesse sacerdote
                                               com Urim e com Tumim.
Ed 2:64 Toda esta congregação junta foi de
                quarenta e dois mil trezentos e sessenta,
                Ed 2:65 Afora os seus servos e as suas servas,
                               que foram sete mil trezentos e trinta e sete;
                                               também tinha duzentos cantores e cantoras.
                Ed 2:66 Os seus cavalos, setecentos e trinta e seis;
                               os seus mulos, duzentos e quarenta e cinco;
                Ed 2:67 Os seus camelos, quatrocentos e trinta e cinco;
                               os jumentos, seis mil setecentos e vinte.
Ed 2:68 E alguns dos chefes dos pais, vindo à casa do SENHOR,
                que habita em Jerusalém, deram ofertas voluntárias
                               para a casa de Deus, para a estabelecerem no seu lugar.
                Ed 2:69 Conforme as suas posses, deram para o tesouro da obra,
                               em ouro, sessenta e uma mil dracmas,
                               e em prata cinco mil libras, e cem vestes sacerdotais.
Esdras 2:70 E habitaram os sacerdotes e os levitas,
                e alguns do povo, tanto os cantores, como os porteiros, e os netinins,
                               nas suas cidades;
                                               como também todo o Israel nas suas cidades.
Interessante observar, como a BEG, que o último versículo serve para contrabalançar o vs 1, ou seja, no vs 1 eles “subiram” e “voltaram”; no vs 70, eles “habitaram”.
A grande misericórdia e graça abundante de Deus tinha dado a eles - povo de Deus, ao povo da promessa, aos remanescentes do Israel do pós-exílio - a restauração à Terra Prometida!
Nessa volta, chama a atenção um aspecto relacionado à tradição deles de voltarem a tomar posse das antigas terras que eram heranças de suas famílias – I Cr6:66-80.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
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