Estamos continuando a ver o tema, bem extenso, do
detalhamento das condições da aliança – são 15 capítulos que vai do 12:1 até o
capítulo 26:15. Em cada capítulo, estamos vendo algum aspecto que Moisés queria
enfatizar àquela segunda geração preparando eles para a ocupação da Terra
Prometida.
No presente capítulo, 19, o assunto são as cidades
de refúgio e a preocupação com a questão da vingança. Poderemos dividir o
presente capítulo nas seguintes partes: as seis cidades de refúgio – Nm
35:9-15; Dt 4:41-43; os privilégios oferecidos pelas cidades de refúgio com
previsão de ampliação conforme houvesse dilatação dos termos, como jurou Deus
aos pais deles – Nm 35:22-28; a execução do homicida – Nm 35:16:21; e,
finalmente, orientações a respeito dos limites e das testemunhas, que também
estão ligados à questão do homicida.
Aqui, Moisés estava falando a eles das três cidades
de refúgio de Canaã, pois as três cidades de refúgio da Transjordânia já haviam
sido instituídas, designadas e separadas – 4:41-43.
A preocupação era a possibilidade de abrigo do
homicida, mas não de qualquer homicida, mas daquele que não tendo a intenção de
matar, acabou matando seu próximo de alguma forma. Essa cidade serviria de
abrigo a ele contra o vingador de sangue que estaria naqueles momentos cego em
busca da vingança sem nem entender o que de fato se sucedeu.
A lei acerca do homicídio culposo – o que mata sem a
intenção de matar – primeiramente foi apresentada em Êx 21:13 e depois, em mais
detalhes, em Nm 35:6-28 e aqui com mais outros detalhes. Números e
Deuteronômio, no entanto, deixam claro que o homicídio doloso – o que tem a
intenção de matar e mata – seria severamente punido com a morte.
Novamente aqui é falado acerca das testemunhas e do
número delas a ser considerado em qualquer litígio. Uma só testemunha não
poderia ser considerada, mas duas ou três. Uma testemunha falsa poderia sofrer
a pena que teria sido aplicada sobre o acusado, caso este tivesse sido
declarado culpado.
A expressão “olho por olho” ocorre três vezes no
Pentateuco – Êx 21:24; Lv 24:20 e Dt 19:21 e revela uma tentativa de busca de
proporcionalidade entre o crime e a pena.
Não tem o significado exato da expressão como se a
agressão fosse a punição. Em Israel não havia cadeias, portanto os casos mais
graves eram punidos com a morte e os menos graves com indenizações e, algumas
vezes, com açoitamentos, limitado a 40 açoites – 25:3; Êx 21:24; Lv 24:20.
Jesus mesmo citou este versículo quando se opôs às
interpretações equivocadas dos hipócritas – Mt 5:38 a 6:2 – que utilizavam essa
prescrição como desculpa pessoal, justamente para a vingança pessoal, a qual
era proibida. A resposta de Cristo foi “volta-lhe também a outra face”.
Dt
19:1 Quando o SENHOR teu Deus desarraigar as nações
cuja terra te dará o SENHOR teu
Deus, e tu as possuíres,
e morares nas
suas cidades e nas suas casas,
Dt 19:2 Três cidades separarás,
no meio da terra que te dará
o SENHOR teu Deus
para a possuíres.
Dt 19:3 Preparar-te-ás o
caminho; e os termos da tua terra,
que te fará
possuir o SENHOR teu Deus, dividirás em três;
e
isto será para que todo o homicida se acolha ali.
Dt 19:4 E este é o caso tocante
ao homicida, que se acolher ali,
para que viva;
aquele que por engano ferir o seu próximo,
a
quem não odiava antes;
Dt 19:5 Como aquele que entrar
com o seu próximo no bosque,
para cortar
lenha, e, pondo força na sua mão com o machado
para
cortar a árvore, o ferro saltar do cabo e ferir o
seu
próximo e este morrer,
aquele
se acolherá a uma destas cidades, e viverá;
Dt 19:6 Para que o vingador do
sangue não vá após o homicida,
quando se
enfurecer o seu coração, e o alcançar, por ser
comprido
o caminho, e lhe tire a vida;
porque não é
culpado de morte, pois o não odiava antes.
Dt 19:7 Portanto te dou ordem,
dizendo:
Três cidades
separarás.
Dt
19:8 E, se o SENHOR teu Deus dilatar os teus termos, como jurou a teus
pais, e te der toda a terra que
disse daria a teus pais
Dt 19:9 (Quando
guardares todos estes mandamentos,
que hoje te ordeno, para
cumprí-los, amando ao SENHOR teu Deus
e andando nos seus caminhos
todos os dias),
então
acrescentarás outras três cidades além destas três.
Dt
19:10 Para que o sangue inocente não se
derrame
no meio da tua terra, que o
SENHOR teu Deus
te dá por herança, e haja sangue sobre ti. Dt
19:11 Mas, havendo alguém que odeia a seu próximo, e lhe arma
ciladas, e se
levanta contra ele, e o fere mortalmente,
e se acolhe a
alguma destas cidades,
Dt 19:12 Então os anciãos da sua
cidade mandarão buscá-lo;
e dali o tirarão,
e o entregarão na mão do vingador do
sangue,
para que morra.
Dt 19:13 O teu olho não o
perdoará; antes tirarás o sangue inocente
de Israel, para
que bem te suceda.
Dt 19:14 Não mudes o limite do
teu próximo, que estabeleceram os
antigos na tua
herança, que receberás na terra que te dá o
SENHOR
teu Deus para a possuíres.
Dt 19:15 Uma só testemunha
contra alguém não se levantará por
qualquer
iniqüidade, ou por qualquer pecado,
seja
qual for o pecado que cometeu;
pela boca de duas
testemunhas, ou pela boca
de
três testemunhas, se estabelecerá o fato.
Dt 19:16 Quando se levantar
testemunha falsa contra alguém, para
testificar contra
ele acerca de transgressão,
Dt 19:17 Então aqueles dois
homens, que tiverem a demanda,
se apresentarão
perante o SENHOR, diante dos sacerdotes e
dos
juízes que houver naqueles dias.
Dt 19:18 E os juízes inquirirão
bem; e eis que, sendo a testemunha
falsa, que
testificou falsamente contra seu irmão,
Dt
19:19 Far-lhe-eis como cuidou fazer a seu irmão;
e
assim tirarás o mal do meio de ti.
Dt 19:20 Para que os que ficarem
o ouçam e temam,
e nunca mais
tornem a fazer tal mal no meio de ti.
Dt 19:21 O teu olho não
perdoará;
vida por vida,
olho por olho,
dente por dente,
mão por mão,
pé por pé.
A verdadeira interpretação com relação à vingança
foi dada de forma mui profunda pelo próprio Senhor:
Mateus 5:38 Ouvistes que foi dito: Olho por olho, e
dente por dente.
Mateus 5:39 Eu, porém, vos digo que não resistais ao
mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
Mateus 5:40 E, ao que quiser pleitear contigo, e
tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;
Mateus 5:41 E, se qualquer te obrigar a caminhar uma
milha, vai com ele duas.
Mateus 5:42 Dá a quem te pedir, e não te desvies
daquele que quiser que lhe emprestes.
Sabem o que mais vejo aqui? O próprio exemplo da
vida de Cristo como exemplo para nós quando se submeteu não ao mal ou foi
bonzinho ou teve aquele amor imbecil, ilógico e sem propósito, mas ao Deus
soberano e onipotente.
Jesus cria, vivia e ensinava piamente que quem
estava no controle da vida dele era Deus por isso é que se sujeitava às
circunstâncias a ponto de passar pelo calvário e lá morrer cumprindo os planos
do Pai Eterno soberano e sábio.
Ele não poderia ter rejeitado tudo aquilo? Ele não
poderia ter dito: tá repreendido!? Ele não poderia ter dito: não aceito isso!?
Ele mesmo não poderia ter dito: sou filho de Deus!? Ele não poderia ele mesmo
fazer descer um raio do céu e consumir a todos os seus inimigos e derrotar toda
circunstância contrária? Sim, poderia, mas resolveu se inclinar ao Pai soberano
e onipotente! Isso sim é exemplo para mim. Aqui eu aprendo que Deus é Deus e
que o resto é baal!
Ainda prosseguindo com o tema grande do detalhamento
das condições da aliança – são 15 capítulos que vai do 12:1 até o capítulo
26:15. Estamos vendo, em cada capítulo, algum aspecto que Moisés queria
enfatizar àquela segunda geração preparando eles para a ocupação da Terra
Prometida.
No presente capítulo, 18, veremos orientações a
respeito da herança e dos direitos dos sacerdotes e dos levitas – vs. 1-8;
orientações contra adivinhos, feiticeiros e falsos profetas – vs. 9 – 14; e, a
promessa da vinda de um grande profeta do meio dos irmãos israelitas – vs.
13-22.
Os sacerdotes – Arão e seus filhos, da tribo de Levi
– e toda a tribo de Levi não deveriam ter nenhuma herança em Canaã porque
justamente o Senhor era a herança deles – Nm 18:20.
Nenhum levita deveria receber herança na terra –
10:9; Nm 26:62. Por isso, os levitas não tinham propriedades rurais de onde
tirar o seu sustento. Moisés separou para a tribo de Levi 42 cidades, das quais
6 deveriam ser designadas cidades de refúgio – Nm 35:2-8 – e Josué
posteriormente as definiu.
Deus proibiu peremptoriamente que Israel praticasse
as coisas que as outras nações praticavam que envolviam o ocultismo e
feitiçarias, idolatrias, mágicas, adivinhações e coisas do gênero. Por meio
dessas coisas é que as nações daquelas terras se tornaram desprezíveis e
malignas obtendo em consequência o juízo de Deus.
Era tão terrível o comportamento do povo que até os
seus próprios filhos eram sacrificados. Os praticantes e as práticas condenadas
por Deus envolviam:
·Quem
fazia passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha.
·Adivinhações.
·Prognosticadores,
agoureiros, feiticeiros.
·Encantadores.
·Os
que consultavam a um espírito.
·Os
adivinhadores, mágicos.
·Os
que consultavam os mortos.
Quem pratica tais coisas, mesmo ainda no tempo
presente, bem no século XXI é considerado pela Bíblia: ABOMINAÇÃO AO SENHOR! E
foi por tais abominações que eles estavam sendo expulsos de sua terra com forte
sentença de juízo da parte de Deus.
Este capítulo, depois dessas coisas, anuncia a vinda
do Messias! A semente é anunciada claramente entre o povo da segunda geração. A
mensagem mais importante de todas estava ali sendo anunciada. O messias, vindo
do próprio povo, haveria de surgir e anunciar a palavra do Senhor.
Houve um contexto histórico que deu ao presente
trecho das Escrituras uma base sólida.
Tudo tinha começado ali com Abraão que gerou a
Isaque e que gerou a Jacó e que gerou os 12 e que depois de um tempo, sempre
seguindo a direção de Deus, já sendo ao todo umas 150 pessoas entre homens,
mulheres e crianças, se dirigem ao Egito onde viveram mais de 400 anos.
Ali cresceram e se tornaram muito numerosos e o
Egito os oprimia. Deus resolve libertar o povo para os conduzir à Terra
Prometida.
Com forte mão e sinais e prodígios e maravilhas e exercendo
seu juízo sobre o Egito, Deus, por meio de Moisés e Arão, tira o povo dali e o
conduz ao deserto onde no monte Sinai faz uma aliança com o povo, mas cedo
aquela primeira geração caiu e pecou e ficou prostrada ali no deserto depois de
40 anos de grande misericórdia de Deus.
Agora estava ali a segunda geração ouvindo os
discursos, os últimos de Moisés – ele já estava para morrer - e chegou o clímax
da mensagem: o anúncio da vinda de um grande profeta.
Dt
18:1 Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi,
não terão parte nem herança com
Israel;
das ofertas queimadas do SENHOR
e da sua herança comerão.
Dt
18:2 Por isso não terão herança no meio de seus irmãos;
o SENHOR é a sua herança, como
lhes tem dito.
Dt
18:3 Este, pois, será o direito dos sacerdotes, a receber do povo,
dos que oferecerem sacrifício,
seja boi ou gado miúdo;
que darão ao
sacerdote a espádua e as queixadas e o bucho. Dt
18:4 Dar-lhe-ás as primícias do teu grão, do teu mosto
e do teu azeite,
e as primícias da tosquia das tuas ovelhas.
Dt 18:5 Porque o SENHOR teu Deus
o escolheu de todas
as tuas tribos,
para que assista e sirva no nome do SENHOR,
ele
e seus filhos, todos os dias.
Dt 18:6 E, quando chegar um
levita de alguma das tuas portas,
de todo o Israel,
onde habitar; e vier com todo o desejo da
sua
alma ao lugar que o SENHOR escolheu;
Dt 18:7 E servir no nome do
SENHOR seu Deus, como também todos
os seus irmãos,
os levitas, que assistem ali perante
o
SENHOR, Dt 18:8 Igual porção comerão,
além das vendas
do seu patrimônio.
Dt 18:9 Quando entrares na terra
que o SENHOR teu Deus te der,
não aprenderás a
fazer conforme as abominações
daquelas
nações.
Dt 18:10 Entre ti não se achará
quem faça passar pelo fogo
a seu filho ou a
sua filha, nem adivinhador,
nem
prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Dt 18:11 Nem
encantador, nem quem consulte a um espírito
adivinhador, nem
mágico, nem quem consulte os mortos;
Dt 18:12 Pois todo aquele que
faz tal coisa é abominação
ao SENHOR; e por
estas abominações o SENHOR teu Deus
os
lança fora de diante de ti.
Dt
18:13 Perfeito serás, como o SENHOR teu Deus.
Dt 18:14 Porque estas nações,
que hás de possuir,
ouvem os
prognosticadores e os adivinhadores;
porém
a ti o SENHOR
teu
Deus não permitiu tal coisa.
Dt 18:15 O SENHOR teu Deus te
levantará um profeta do meio de ti,
de teus irmãos,
como eu; a ele ouvireis;
Dt 18:16 Conforme a tudo o que
pediste ao SENHOR teu Deus
em Horebe, no dia
da assembléia, dizendo:
Não
ouvirei mais a voz do SENHOR teu Deus,
nem
mais verei este grande fogo,
para
que não morra.
Dt 18:17 Então o SENHOR me
disse:
Falaram bem
naquilo que disseram.
Dt 18:18 Eis lhes suscitarei um
profeta do meio de seus irmãos,
como tu, e porei
as minhas palavras na sua boca,
e
ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.
Dt 18:19 E será que qualquer que
não ouvir as minhas palavras,
que ele falar em
meu nome, eu o requererei dele.
Dt 18:20 Porém o profeta que
tiver a presunção de falar alguma palavra
em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar,
ou o que falar em
nome de outros deuses,
esse
profeta morrerá.
Dt 18:21 E, se disseres no teu
coração:
Como conhecerei a
palavra que o SENHOR não falou?
Dt 18:22 Quando o profeta falar
em nome do SENHOR,
e essa palavra
não se cumprir, nem suceder assim;
esta
é palavra que o SENHOR não falou;
com
soberba a falou aquele profeta;
não tenhas temor
dele.
Toda a Escritura existe por causa de Cristo Jesus!
Perfeito serás como o Senhor teu Deus! – vs. 13. Não é impossível? Se é
impossível, por que Deus nos pede para sermos perfeitos, se jamais o seremos?
No entanto, Cristo Jesus foi perfeito e pela sua perfeição ele nos faz
aceitáveis diante de Deus.
Somos assim perfeitos em Cristo e não perfeitos por
que praticamos coisas sem defeito algum. O método de Deus falar conosco já não
mais seria como ele falou teofanicamente, mas por intermédio de um mediador e
este mediador perfeito e eterno é o Cristo Jesus!
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365 Dias de propósitos na Bíblia Shedd - vivendo com propósitos - Is 26:3 - vol 2
Este é o volume 2 dessa obra literária. Graças a Deus que sempre nos conduz em vitórias por meio de Jesus Cristo, nosso Deus. Eu creio em Deus como o Deus de propósitos que mantém em pé, firme e forte todo aquele cujo propósito é firme porque ele confia no Senhor. O desafio é este ter propósitos com o Deus de propósitos! O presente livro não é um comentário do comentário do Dr. Russel Shed, PhD, mas o propósito foi feito justamente tomando por base a Bíblia SHEDD e mais 26 livros lidos pelo autor durante seu propósito.
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Salmos é um livro que deve ser estudado de dia e de noite buscando sorver todo seu conteúdo que é inspirado por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça a fim de que o homem de Deus, nós os cristãos, sejamos perfeitos e perfeitamente instruídos para toda boa obra do Pai.
II Timóteo 3:16 Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
II Timóteo 3:17 Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.
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Na verdade temos aqui duas obras, sendo uma a segmentação lógica do texto bíblico e a segunda seus comentários. Ambas, capítulo a capítulo, disposta de forma sequencial. Para cada capítulo dos livros bíblicos – Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão, um comentário antes da segmentação e um pequeno desfecho ao final da segmentação. O autor foi fiel ao texto bíblico em português respeitando a tradução e a disposição dos sinais gráficos sem alterar qualquer um deles, nem mesmo uma vírgula está fora do seu lugar. Também continuam em seus lugares de origem, as referências bíblicas correspondentes. O que foi alterado é a sua disposição gráfica mas isso acaba permitindo ao leitor uma nova e mais interessante visualização do texto. A leitura segmentada permite, portanto ao seu leitor, enxergar a informação que uma leitura corrida poderia ocultar. As tarefas de organizar a informação, identificar as ideias principais e inter-relacionar os conceitos ajudam a melhorar a compreensão e a respectiva aprendizagem. A Análise de um texto não é um processo simples, mas a sua segmentação irá ajudar o estudioso na sua análise. A intenção desta obra é dar ao estudante da Palavra de Deus novas oportunidades de visualização do texto e assim permitir a ele uma melhor compreensão com mais profundidade que o normal.
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Reflexões bíblicas no sistema sacrificial em Levítico
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O povo que Deus estava de olho e que se encontrava cativo no cativeiro do Egito e que sofria por causa disso, estava agora livre, mas no deserto. Ele ainda nem sabia que muito em breve teria de passar uma jornada que seria de 40 dias em 40 anos, pois os espias ainda não tinham saído para espiar a terra e trazerem aquele relatório que condenou toda a nação somente escapando Josué e Calebe, pois neles havia um espírito diferente. Eles, os israelitas, estavam recebendo a lei com suas ordenanças, estatutos, preceitos visando à santidade das lideranças e de toda a nação. Deus santo exigia que seu povo fosse santo, separado, diferente e uma nação de sacerdotes que iriam impactar o mundo ao seu redor. A lei foi entregue por Moisés mas não veio de Moisés nem de homem algum nesta terra. Ela não era o produto final, mas cumprindo-a o homem por ela viveria, como bem fez nosso Senhor que a cumpriu totalmente agradando o Pai Celestial.
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