Nós estamos aqui, no capítulo 17, que
falará do rei Josafá até o 21:3, da parte III.
PARTE III – O REINO DIVIDIDO –
10:1 A 28:27.
A. Julgamentos e bênçãos
crescentes em Judá – 10:1 a 21:3.
A primeira fase do reino dividido
compreenderá – e também será nossa divisão para nossas reflexões – 4 partes: 1.
O reinado de Roboão (10:1 - 12:16) – já vimos. 2. O reinado de Abias (13:1 -
14:1a) – já vimos. 3. O reinado de Asa (14:1b - 16:14) – já vimos. 4. O reinado
de Josafá (17:1 – 21:3) – iniciaremos neste capítulo.
Os temas comuns entre esses reinados serão,
como teremos a oportunidade de verificar:
·O
foco sobre a separação do Reino do Norte.
·As
narrativas de batalhas.
·As
reações à palavra de Deus.
4. O reinado de Josafá (17:1 – 21:3).
No relato do reinado de Josafá em Crônicas,
encontraremos os seguintes textos paralelos (cf. I Rs 22:1-35 com II Cr 18:2-34;
I Re 22:41-46,49 com II Cr 20:31-36). Mesmo assim, há acréscimos a esse
material.
Conforme BEG, a qual nos guiamos e
indicamos, depois do início de seu reinado (17:1-2), que é paralelo ao final
(20.31-21.3), esses capítulos formam um padrão que alterna (A B A' B') seus
primeiros (17.3-19.3) e últimos anos (19.4-20.30). veja como ficou:
(A) Josafá foi fiel (17.3-19)
(B)
guerreou (18 1-19.3).
(A') Foi fiel novamente (19.4-11)
(B').voltou
a guerrear (20.1-30).
Aqui, o cronista se concentra nos perigos
das alianças com estrangeiros (18:1-19.3), na necessidade de uma resposta
apropriada à palavra profética/sacerdotal (18:4-27; 20:14-21) e no poder da
oração eficaz (18:31; 20:5-17).
O relato do reinado de Josafá – de 17:1 a
21:3 – poderia ser dividido em 4 partes para facilitar nossa análise e estudo
do assunto: a. O início do reinado de Josafá – 17:1,2. b. Os primeiros anos de
Josafá – 17:3 a 19:3. c. Os anos posteriores de Josafá – 19:4 a 20:30. d. O
final do reinado de Josafá – 20:31 a 21:3.
No entanto, faremos uma divisão mesclada
entre o quiasmo e essa proposta da BEG. Nós acompanharemos esse reinado de
Josafá da seguinte maneira:
(1). O início do reinado de
Josafá – 17:1,2.
(2).
(A) Josafá foi fiel (17:3-19).
(3). (B) guerreou (18: 1-19.3).
(4).
(A') Foi fiel novamente (19:4-11).
(5). (B').voltou a guerrear (20:1-30).
(6). O final do reinado de Josafá
– 20:31 a 21:3.
(1). O início do reinado de Josafá – 17:1,2
Josafá sucedeu ao seu pai Asa como rei de
Judá e reforçou as defesas militares contra Israel. É muito provável que tenha ele
sido corregente com Asa durante três anos (872-869 a.C.) por causa da
enfermidade nos pés de seu pai, Asa (16:11-14).
(2). (A) Josafá foi fiel (17.3-19).
Veremos aqui que Josafá tinha um segredo
para a sua força a qual estava relacionada à sua fidelidade.
O verso 3 diz claramente que o Senhor foi
com Josafá porque andou nos primeiros caminhos de Davi, seu pai e ainda, que
não procurou os baalins.
Em Reis, o narrador bíblico se volta ao
Reino do Sul e nesses versículos se vê o resumo do reinado de Josafá. Como seu
pai Asa, Josafá “fez o que era reto perante o Senhor” – vs I Re 22:43. Esse
texto descreve o início de seu reinado, o misto de sucessos e de fracassos sob
sua liderança e o final de seu reinado.
Percebe-se no reinado de Josafá que nessa
época eles viviam em paz com Israel. Desde o início da divisão dos reinos,
sempre houve guerras entre eles e agora gozavam de relativa paz.
O cronista limita, em Crônicas, esses
comentários positivos explicitamente ao período inicial do reinado de Josafá. Os
oficiais do rei foram acompanhados de levitas, como Moisés havia ordenado, a
fim de ensinar o povo.
Essa missão educacional provavelmente
ocorreu depois da morte de Asa. Como eles ensinavam em Judá, tendo consigo o
Livro da Lei e percorrendo todas as cidades, veremos o Mestre, Jesus Cristo, em
Mt 9:35-38.
Mateus 9:35 E percorria Jesus todas as
cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do
reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
Mateus 9:36 E, vendo as multidões, teve
grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas
que não têm pastor.
Mateus 9:37 Então, disse aos seus
discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
Mateus 9:38 Rogai, pois, ao Senhor da seara,
que mande ceifeiros para a sua seara.
Com eles também o Senhor cooperava de
muitas formas e entre elas, espalhando terror deles aos povos que moravam
próximos a eles. Outra forma era a prosperidade que reinava naqueles tempos.
II Cr 17:1 E Jeosafá, seu filho, reinou
em seu lugar;
e
fortificou-se contra Israel.
II
Cr 17:2 E pôs soldados em todas as cidades fortificadas de Judá,
e
estabeleceu guarnições na terra de Judá, como também nas
cidades
de Efraim, que Asa seu pai tinha tomado.
II
Cr 17:3 E o SENHOR era com Jeosafá;
porque
andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai,
e
não buscou a Baalins.
II
Cr 17:4 Antes buscou ao Deus de seu pai,
andou
nos seus mandamentos,
e
não segundo as obras de Israel.
II
Cr 17:5 E o SENHOR confirmou o reino na sua mão,
e
todo o Judá deu presentes a Jeosafá, o qual teve riquezas
e
glória em abundância.
II
Cr 17:6 E exaltou-se o seu coração nos caminhos do SENHOR e,
ainda
mais, tirou os altos e os bosques de Judá.
II
Cr 17:7 E no terceiro ano do seu reinado enviou ele
os
seus príncipes, a Bene-Hail, a Obadias, a Zacarias,
a
Natanael e a Micaías, para ensinarem nas cidades de Judá.
II
Cr 17:8 E com eles os levitas, Semaías, Netanias, Zebadias, Asael,
Semiramote,
Jônatas, Adonias, Tobias e Tobe-Adonias
e,
com estes levitas, os sacerdotes, Elisama e Jeorão.
II
Cr 17:9 E ensinaram em Judá, levando consigo o livro da lei
do
SENHOR; e foram a todas as cidades de Judá,
ensinando
entre o povo.
II
Cr 17:10 E veio o temor do SENHOR sobre todos os reinos
das
terras, que estavam ao redor de Judá, e não guerrearam
contra
Jeosafá.
II
Cr 17:11 E alguns dentre os filisteus traziam presentes a Jeosafá,
e
prata como tributo; também os árabes lhe trouxeram gado
miúdo;
sete mil e setecentos carneiros, e sete mil e
setecentos
bodes.
II
Cr 17:12 Cresceu, pois, Jeosafá grandemente em extremo
e
edificou fortalezas e cidades de provisões em Judá.
II
Cr 17:13 E teve muitas obras nas cidades de Judá,
e
homens de guerra e valentes, em Jerusalém.
II
Cr 17:14 E este é o número deles segundo as suas casas paternas;
em
Judá eram capitães dos milhares: o chefe Adna, e com ele
trezentos
mil homens valentes;
II
Cr 17:15 E depois dele o capitão Joanã, e com ele duzentos
e
oitenta mil;
II
Cr 17:16 E depois Amasias, filho de Zicri,
que
voluntariamente se entregou ao SENHOR,
e
com ele duzentos mil homens valentes;
II
Cr 17:17 E de Benjamim, Eliada, homem valente,
e
com ele duzentos mil, armados de arco
e
de escudo;
II
Cr 17:18 E depois dele Jozabade, e com ele cento e oitenta
mil,
armados para a guerra.
II
Cr 17:19 Estes estavam no serviço do rei;
afora
os que o rei tinha posto nas cidades fortes
por
todo o Judá.
Andar com o Senhor e a ele devotar toda
nossa fidelidade é o caminho da nossa honra e de nosso sucesso. O Senhor estava
com Josafá por causa de sua fidelidade e sua contínua busca do Senhor.
Infelizmente, logo no começo do primeiro
capítulo, veremos outro Josafá que agora tinha crescido demais e, rejeitando ao
Senhor, resolveu se aliançar ou aparentar-se com Acabe, em Samaria. Lamentável!
Queridos, vamos acompanhar os resultados das eleições, mas sem nos desanimarmos. Continuemos em orações (II Crônicas 7:14) para que Deus tenha misericórdia de nós e nos leve a bons tempos com nossos novos governantes e representantes.
Lamentavelmente, hoje, ao sairmos de nossos lares para votarmos conscientemente para que as mudanças desejadas ocorram em nosso país, o lixo que deveria ir para o lixo, foi jogado nas ruas... principalmente pelos próprios candidatos!
Lugar de lixo? No lixo e de preferência organizado conforme seu conteúdo visando a reciclagem. E os lixos nas ruas? É lamentável!
"Se fiel no pouco e no muito te constituirei" (Mt 25:21, 23; Lc 16:10; 19:17) - se não sabemos jogar nossos lixos no lixo, se não somos fiéis nas mínimas coisas, seremos nas maiores?
Votamos para mudar e mudar para melhor, no entanto receberemos o que semearmos - Gl 6:7... É muito lixo!
Estamos longe de sermos um povo consciente, será que nossos votos serão como o tratamento que estamos dando aos nossos lixos?
Lugar de lixo? No lixo e de preferência organizado conforme seu conteúdo visando a reciclagem. E os lixos nas ruas? É lamentável!
Hoje, saímos de nossos lares p votarmos conscientemente para que as mudanças desejadas ocorram em nosso país, no entanto, o lixo que deveria ir para o lixo, foi jogado nas ruas...
"Se fiel no pouco e no muito te constituirei" (Mt 25:21, 23; Lc 16:10; 19:17) - se não sabemos jogar nossos lixos no lixo, se não somos fiéis nas mínimas coisas, seremos nas maiores? Votamos para mudar e mudar para melhor, no entanto receberemos o que semearmos - Gl 6:7... É muito lixo!
Estamos longe de sermos um povo consciente, será que nossos votos serão como o tratamento que estamos dando aos nossos lixos?
Na última eleição, eu perguntei para minha filha de 6 aninhos: quantos desses papéis no chão seu papai jogou? E ela me respondeu: - nenhum! Então lhe disse: imite seu papai!
A verdadeira mudança está nos detalhes mínimos, em cada coração, em cada mente, em cada consciência! Votei para Distrital em Junior Grosse, homem de Deus preocupado com essas e outras questões ambientais. Graças a Deus, meu voto foi consciente! Boa votação a todos e joguem os lixos no lixo.
A. Julgamentos e bênçãos crescentes em Judá
– 10:1 a 21:3.
A primeira fase do reino dividido
compreenderá – e também será nossa divisão para nossas reflexões – 4 partes: 1.
O reinado de Roboão (10:1 - 12:16) – já vimos. 2. O reinado de Abias (13:1 -
14:1a) – já vimos. 3. O reinado de Asa (14:1b - 16:14) – estamos vendo. 4. O
reinado de Josafá (17:1 – 21:3).
Os temas comuns entre esses reinados serão,
como teremos a oportunidade de verificar:
·O
foco sobre a separação do Reino do Norte.
·As
narrativas de batalhas.
·As
reações à palavra de Deus.
3. O reinado de Asa (14:1b - 16:14) - continuação.
O relato do reinado de Asa é, como já
dissemos, consideravelmente mais extenso do que o texto encontrado de seu texto
paralelo em 1 Rs 15.9-24. Conforme BEG, segue fielmente o relato positivo de
Reis em vários pontos (cf: I Rs 15:11-12 com II Cr 14:2-3; I Rs 15:13-16 com II
Cr 15:16-19; I Rs 15:17-22 com II Cr
16:1-6; I Rs 15:23-24 com II Cr 16:11-17:1).
Podemos dividir o reinado de Asa (14.1b –
16:14), texto paralelo em I Re 15:9-24, da seguinte maneira:
a.
O início do reinado de Asa (14.1b).
b.
Asa sob a bênção divina (14.2-15.19).
(1) Os primeiros
anos de Asa: reforma e bênçãos (14.2-7).
(2) A vitória de
Asa, aprovação profética e obediência (14.8-15.19).
(a) A vitória de Asa
no conflito (14.8-15).
(b) A aprovação
profética e a obediência de Asa (15.1-19).
c.
Asa sob julgamento divino (16.1-12).
(1) O fracasso de
Asa, desaprovação profética e desobediência (16.1-10).
(2) Os últimos anos
de Asa: julgamento (16.11-12).
d.
O final do reinado de Asa (16.13-14).
(c) Asa sob julgamento divino (16.1-12).
Contrastando com os capítulos anteriores,
aqui Asa foi derrotado no conflito, recebeu a repreensão de um profeta e se
recusou a obedecer – vs 1 ao 10. Assim, seus últimos anos transcorreram sob o
julgamento de Deus –vs 11 e 12.
Encontramos os seguintes textos paralelos do
capítulo 16 em Reis. Asa fazendo alianças com o rei da Síria – vs 1 ao 6, com
texto paralelo em I Rs 15:16-22 e a morte de Asa, vs 11 ao 14, com texto
paralelo em I Rs 15:23 a 34.
(1) O fracasso de Asa, desaprovação profética e desobediência
(16.1-10).
A batalha de Asa contra Baasa de Israel
marcou o início de sua queda. Asa em Judá e Baasa em Israel viveram em guerra
também todo o tempo. Asa buscou ajuda de Ben-Hadade da Síria. Esses acontecimentos
contrastam nitidamente com a batalha de Asa com Zerá, durante a qual Asa
confiou no Senhor.
Era o terceiro ano do reinado de Asa em
Judá quando Baasa começou a reinar. Ele cumpriu a profecia do profeta Aías ao
exterminar toda a casa de Jeroboão.
Baasa em uma de suas subidas contra Judá,
edificou a Ramá, cidade estratégica próxima de Jerusalém que limitaria o acesso
mesmo de Judá. Isso se tornou uma ameaça grave que obrigou Asa a negociar com
Bem-Hadade e por ouro e prata tirados indevidamente do templo comprou sua
traição.
Bem-Hadade que estava aliado com Baasa, por
causa desse ouro e prata, passou a se aliançar com Asa e os judeus. Para ele,
arameu, também foi ótimo no ponto de vista comercial e militar, pois recebeu
espólios de Judá e território em Israel
e todo o distrito de Quinerete, com toda terra de Naftali.
Baasa teve de abandonar os seus projetos e
todo material empregado na construção daquelas cidades foram capturados por Asa
para edificação de outras cidades, como Geba de Benjamim e Mispa.
(2) Os últimos anos de Asa:
julgamento (16.11-12).
Asa que tinha começado tão bem, acabou
muito mal. Ele, progressivamente,
continuou a se afastar do Senhor e a confiar na força humana. Em sua velhice,
padeceu dos pés, buscou a ajuda da medicina e dos homens e se esqueceu de Deus.
É possível que os médicos dessa época invocassem poderes mágicos proibidos por Deus.
Não se trata de uma visão preconceituosa
contra a medicina como se esta fosse ou pudesse ser oposta a Deus. De forma
alguma, Deus tanto pode usar meios mediatos como imediatos para curar alguém.
Sobre isso, irei me valer aqui, logo abaixo
de um texto do Rev. André Morais que nos ajudará a entender os milagres e o uso
da medicina quando for o caso.
No AT, por exemplo, há diversas prescrições
de tratamentos médicos usados em problemas de saúde: II Re 20:5-8; Jr 2:8 (uso
do bálsamo); 46:11; 51:8. Contudo, não se separa os meios “naturais” da busca
pela assistência divina. Vejamos o texto:
Cristo:
O Senhor do Mediato e do Imediato - João 9.6-7.
Quantas curas Jesus realizou ao longo de seu
ministério? Não se pode obter tal resposta com precisão, haja vista que as
próprias Escrituras admitem que "nem no mundo inteiro caberiam os livros
que seriam escritos" (Jo 21.25), caso os Evangelhos visassem fornecer uma
biografia completa da vida de Cristo.
Entretanto, mesmo que os milagres de Cristo tenham
ocorrido numa quantidade maior do que está registrado nos Evangelhos, todos os
grandes feitos por ele realizados parecem se encaixar em uma de duas formas.
Ou seja, os milagres de Cristo Jesus foram MEDIATOS
(utilização de meios) ou IMEDIATOS (sem meio algum).
Assim, fazendo um rápido exercício de memória, não é
difícil nos lembrarmos de algumas ações extraordinárias de Jesus, ao operar
milagres os quais realizou de forma IMEDIATA:
A cura de um leproso (Mt 8.2-3); A cura do cego
Bartimeu (Mc 10.51-52); A cura do servo do centurião (Mt 8.13).
Então, ao mensurarmos o texto de João 9.6-7, sem
dificuldades percebemos que esse milagre de Cristo tem uma peculiaridade
interessante, afinal, é notório que o mesmo não se encaixa na categoria dos
milagres que verificamos há pouco.
E isso é óbvio porque nessa cura Jesus de Nazaré se
utiliza de MEIOS para promover a saúde visual desse cego de nascença. Porquanto
Jesus Cristo não precisasse, como já verificamos nas outras passagens, o texto
afirma que ele cuspiu no chão. Então, fez uma pequena quantidade de lama
misturando saliva com terra. Em seguida, aplica essa lama aos olhos do cego.
Por fim, manda que ele vá lavar-se num tanque chamado Siloé. Após esse
processo, o cego passa a enxergar.
No entanto, nada disso seria necessário. Bastava uma
única palavra e aquele cego voltaria a ver perfeitamente. Contudo, Cristo
resolveu curar esse cego de forma MEDIATA.
Ele se utilizou de meios para fazer um grandioso
milagre acontecer. Um outro evento que reforça essa perspectiva mediata da ação
milagrosa de Jesus, está registrado em Mc 8.22-26.
Diferentemente de cuspir no chão, nessa passagem
notamos que o Senhor passa sua saliva aos olhos do cego. E, além de utilizar da
saliva como meio, a cura ainda acontece em etapas, afinal, após a aplicação da
saliva e imposição de mãos, o cego ainda não vê com nitidez. Somente depois de
uma segunda colocação das mãos sobre os olhos é que o que era cego passa a ver
com clareza.
Portanto, o que tudo isso tem a nos dizer é o
seguinte: a graça de Cristo é, de fato, multiforme!
Não é possível determinar formas exatas ou específicas
de como o Senhor Jesus realizará os milagres que desejar fazer! Ele é livre
para fazer como lhe apraz! Assim, Cristo pode realizar feitos extraordinários,
sobrenaturais e imediatos.
Apenas dizendo uma única palavra, prodígios
miraculosos podem se realizar instantaneamente. Todavia, Cristo pode realizar a
mesma natureza milagrosa de prodígios maravilhosos, se utilizando de elementos
ordinários, naturais e mediatos, tais como saliva, terra e água. Coisas simples
e presentes no cotidiano da vida de qualquer pessoa.
Além disso, Jesus não utiliza somente coisas como
forma MEDIATA de executar milagres. Ele também usa pessoas! Por meio do crente
e da oração em fé, maravilhas da parte de Cristo podem acontecer (Tg 5.14-15).
Então, não se pode desprezar, por exemplo, um
tratamento médico como um meio de genuíno milagre. O Senhor deseja manifestar
sua bênção por meio da atuação de profissionais de saúde, por meio da
ministração de medicamentos, por meio da estrutura de um hospital, por meio de
um procedimento cirúrgico, enfim, todos esses meios não diminuirão o milagre, afinal,
os meios não são capazes por si próprios de realizar aquilo que só o poder de
Cristo Jesus é capaz de executar.
A cura sempre terá como origem o poder de Cristo,
ainda que seja através de tantos meios quantos ele quiser usar. (Rev. André Morais).
Não tendo conseguido a cura, veio a falecer
e foi sepultado. Josafá, seu filho, reinou em seu lugar.
d. O final do reinado de Asa (16.13-14).
O resumo de todo relato dos reis tanto de
Israel quando de Judá, ao final, será se andaram nos retos caminhos do Senhor e
fizeram o bem ou se andaram desviados do Senhor e fizeram o que era mal aos
olhos do Deus de Israel.
O modelo de comparação para o bem,
geralmente é o rei Davi, com a exceção do que fizera no caso de Bate-Seba e
Urias. Jeroboão, logo começou a ser usado como referência negativa. Quanto a
Saul, nem se tem notícia de se quer tenha existido!
Apesar de tudo, Asa foi sepultado com
honras, como era apropriado a um filho de Davi.
II Cr 16:1 No trigésimo sexto ano do
reinado de Asa,
Baasa,
rei de Israel, subiu contra Judá e edificou a Ramá,
para
não deixar ninguém sair, nem chegar a Asa, rei de Judá.
II
Cr 16:2 Então Asa tirou a prata e o ouro dos tesouros
da
casa do SENHOR, e da casa do rei; e enviou servos
a
Ben-Hadade, rei da Síria,
que
habitava em Damasco, dizendo:
II
Cr 16:3 Acordo há entre mim e ti,
como
houve entre meu pai e o teu;
eis
que te envio prata e ouro;
vai,
pois, e anula o teu acordo com Baasa,
rei
de Israel, para que se retire
de
sobre mim.
II
Cr 16:4 E Ben-Hadade deu ouvidos ao rei Asa,
e
enviou os capitães dos seus exércitos,
contra
as cidades de Israel, e eles feriram a Ijom,
a
Dã, a Abel-Maim, e a todas as cidades-armazéns
de
Naftali.
II
Cr 16:5 E sucedeu que, ouvindo-o Baasa,
deixou
de edificar a Ramá, e não continuou a sua obra.
II
Cr 16:6 Então o rei Asa tomou a todo o Judá,
e
levaram as pedras de Ramá, e a sua madeira,
com
que Baasa edificara; e com elas edificou
a
Geba e a Mizpá.
II
Cr 16:7 Naquele mesmo tempo veio Hanani;
o
vidente, a Asa, rei de Judá, e disse-lhe:
Porquanto
confiaste no rei da Síria,
e
não confiaste no SENHOR teu Deus,
por
isso o exército do rei da Síria escapou da tua mão.
II
Cr 16:8 Porventura não foram os etíopes e os líbios
um
grande exército, com muitíssimos carros e cavaleiros?
Confiando
tu, porém, no SENHOR, ele os entregou nas
tuas mãos.
II
Cr 16:9 Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda
a
terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração
é
perfeito para com ele;
nisto,
pois, procedeste loucamente porque desde agora
haverá
guerras contra ti.
II
Cr 16:10 Porém Asa se indignou contra o vidente,
e
lançou-o na casa do tronco;
porque
estava enfurecido contra ele, por causa disto;
também
Asa, no mesmo tempo, oprimiu a alguns do povo.
II
Cr 16:11 E eis que os atos de Asa, tanto os primeiros,
como
os últimos, estão escritos no livro dos reis de Judá
e
Israel.
II
Cr 16:12 E, no ano trinta e nove do seu reinado,
Asa
caiu doente de seus pés,
a
sua doença era em extremo grave;
contudo,
na sua enfermidade, não buscou ao SENHOR,
mas
antes os médicos.
II
Cr 16:13 E Asa dormiu com seus pais; e morreu no ano
quarenta
e um do seu reinado.
II
Cr 16:14 E o sepultaram no seu sepulcro, que tinha cavado para si
na
cidade de Davi, havendo-o deitado na cama,
que
se enchera de perfumes e especiarias
preparadas
segundo a arte dos perfumistas;
e,
destas coisas fizeram-lhe uma grande queima.
Como é triste nos afastarmos do Senhor! E pensar
que nossa vida aqui nessa terra é tão curta para nos apaixonarmos por ela a tal
ponto de nos esquecermos de Deus.
Não vale mesmo a pena rejeitar ao Senhor! Quem
somos nós para se lhe opor e ainda vencê-lo? Impossível! Logo, sejamos sensatos
e vamos nos arrepender e buscá-lo de todo nosso coração antes que seja
demasiadamente tarde para isso.
Asa, se esquecendo de Deus, buscou a
medicina por crer que sua cura estaria ali e morreu em sua loucura. Não era
preciso desprezar a medicina que Deus nos deixou, mas rejeitar a Deus é mesmo
um ato insano.
Deus nos cura tanto com medicina, como sem
medicina alguma! Quem anda com Deus, jamais abandonará a medicina porque
entende que ela vem de Deus e por Deus é sustentada por pura graça e misericórdia
divina.
A. Julgamentos e bênçãos crescentes em Judá
– 10:1 a 21:3.
A primeira fase do reino dividido
compreenderá – e também será nossa divisão para nossas reflexões – 4 partes: 1.
O reinado de Roboão (10:1 - 12:16) – já vimos. 2. O reinado de Abias (13:1 -
14:1a) – já vimos. 3. O reinado de Asa (14:1b - 16:14) – estamos vendo. 4. O
reinado de Josafá (17:1 – 21:3).
Os temas comuns entre esses reinados serão,
como teremos a oportunidade de verificar:
·O
foco sobre a separação do Reino do Norte.
·As
narrativas de batalhas.
·As
reações à palavra de Deus.
3. O reinado de Asa (14:1b - 16:14) - continuação.
O relato do reinado de Asa é, como já
dissemos, consideravelmente mais extenso do que o texto encontrado de seu texto
paralelo em 1 Rs 15.9-24. Conforme BEG, segue fielmente o relato positivo de
Reis em vários pontos (cf: I Rs 15:11-12 com II Cr 14:2-3; I Rs 15:13-16 com II
Cr 15:16-19; I Rs 15:17-22 com II Cr
16:1-6; I Rs 15:23-24 com II Cr 16:11-17:1).
Podemos dividir o reinado de Asa (14.1b –
16:14), texto paralelo em I Re 15:9-24, da seguinte maneira:
a. O início do reinado de Asa
(14.1b) – já vista.
b. Asa sob a bênção divina
(14.2-15.19) – já vista.
(1) Os primeiros anos de Asa: reforma e bênçãos (14.2-7) – já vista.
(2) A vitória de Asa, aprovação profética e obediência (14.8-15.19) –
já vista.
(a) A vitória
de Asa no conflito (14.8-15) – já vista.
(b) A aprovação profética e a obediência de Asa (15.1-19) – veremos agora.
(c) Asa sob
julgamento divino (16.1-12).
(1) O fracasso de Asa, desaprovação profética e desobediência
(16.1-10).
(2) Os últimos anos de Asa: julgamento (16.11-12).
d. O final do reinado de Asa
(16.13-14).
(b) A aprovação profética e a obediência de Asa (15.1-19)
Dentro deste capítulo veremos duas partes
interessantes no governo de Asa. Primeiro, ele recebe um encorajamento profético
por parte de Azarias, filho de Obede, o que ocupa os primeiros sete versículos.
Segundo, a resposta de Asa com relação a mais reformas – vs 8-19.
Na primeira parte, Azarias expressou o
princípio de retribuição tão característico do retrato do reino dividido
apresentado pelo cronista. A fidelidade a Deus resultaria em bênçãos, a
deslealdade, em castigo.
A promessa seria de que o Senhor estaria
com eles, enquanto eles estivessem com ele, que o achariam, se o buscassem com
todo coração e que o Senhor os desprezaria mesmo, se eles resolvessem desprezar
ao Senhor.
Quão grande é o perigo ao qual estamos
sujeitos quando, teimosos como uma mula, resistimos ao doce encanto do doce
Espírito Santo. Ou recuamos para o Senhor quando ele nos adverte, ou
enfrentaremos coisas desagradáveis por causa da rejeição àquele que conosco
fala misericordiosamente.
Na segunda parte, Asa respondeu realizando
mais reformas – vs 8 – e convocando uma assembleia para a renovação da aliança –
vs 9 a 15. Até a sua vó, ele depôs por causa da apostasia religiosa dela – vs 16
ao 19.
Foram as palavras de Deus, enviadas pelo
profeta Azarias que encontrando o coração de Asa receptivo, que fizeram com que
ele cobra-se ânimo – vs 8 – para realizar toda obra necessária de Deus.
Percebe-se no vs 9, Asa tentando a
reaproximação dos que deserdaram para estarem próximos, centralizados em Jerusalém
e no templo. Era seu alvo o público do pós-exílio ao qual estava tentando
convencer.
A citada renovação da aliança do vs 12 era
muito importante para a nação.
Ela indicaria a continuidade do
relacionamento de Deus com o seu povo em todas as gerações. Percebe-se Asa – vs
12 -, Joiada – 23:16 -, Ezequias – 29:10 -, e Josias – 34:30 a 32 – liderando também
a nação, em suas épocas, em renovação da aliança com o Senhor.
A ênfase nessas alianças e nos
relacionamentos com Deus era para convidar os leitores, principalmente do
pós-exílio, a renovarem suas alianças – Cf Ed 10:1-17 – como modo de receber as
bênçãos de Deus.
A renovação aqui era para buscarem ao
Senhor – vs 12. Buscarem o Senhor com todo coração, alma, forças e
entendimento. Aquele que não observasse essa busca ou a desprezasse seria
morto, tanto o menor quanto o maior, seja homem, seja mulher – conforme o que
se encontra na própria lei: Dt 13:6-16.
Alegraram-se nessa busca de tal maneira que
grande gozo invadiu o acampamento e todos ficaram felizes porque o Senhor se
deixou achar – vs 15 - por eles que o buscavam.
O Senhor Deus é muito bom e ele se deixará
achar por qualquer um que resolva buscá-lo de todo coração, alma, forças e
entendimento.
II Cr 15:1 Então veio o Espírito de Deus
sobre Azarias, filho de Odede.
II
Cr 15:2 E saiu ao encontro de Asa, e disse-lhe:
Ouvi-me,
Asa, e todo o Judá e Benjamim:
O
SENHOR está convosco,
enquanto
vós estais com ele,
e,
se o buscardes, o achareis;
porém,
se o deixardes, vos deixará.
II
Cr 15:3 E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus,
e
sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei.
II
Cr 15:4 Mas quando na sua angústia voltaram para o SENHOR
Deus
de Israel, e o buscaram, o acharam.
II
Cr 15:5 E naqueles tempos não havia paz, nem para o que saía,
nem
para o que entrava, mas muitas perturbações
sobre
todos os habitantes daquelas terras.
II
Cr 15:6 Porque nação contra nação e cidade contra cidade
se
despedaçavam; porque Deus os perturbara
com
toda a angústia.
II
Cr 15:7 Mas esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos;
porque
a vossa obra tem uma recompensa.
II Cr 15:8 Ouvindo, pois, Asa estas
palavras,
e
a profecia do profeta Odede,
cobrou
ânimo e tirou as abominações de toda a terra,
de
Judá e de Benjamim, como também das cidades
que
tomara nas montanhas de Efraim,
e
renovou o altar do SENHOR,
que
estava diante do pórtico do SENHOR.
II
Cr 15:9 E reuniu a todo o Judá, e Benjamim,
e
com eles os estrangeiros de Efraim e Manassés,
e
de Simeão; porque muitos de Israel tinham
passado
a ele, vendo que o SENHOR seu
Deus
era com ele.
II
Cr 15:10 E ajuntaram-se em Jerusalém no terceiro mês;
no
ano décimo do reinado de Asa.
II
Cr 15:11 E no mesmo dia ofereceram em sacrifício ao SENHOR,
do
despojo que trouxeram, setecentos bois e sete mil ovelhas.
II
Cr 15:12 E entraram na aliança para buscarem o SENHOR Deus
de
seus pais, com todo o seu coração, e com toda a sua alma;
II
Cr 15:13 E de que todo aquele que não buscasse ao SENHOR Deus
de
Israel, morresse; assim o menor como o maior,
tanto
o homem como a mulher.
II
Cr 15:14 E juraram ao SENHOR, em alta voz,
com
júbilo e com trombetas e buzinas.
II
Cr 15:15 E todo o Judá se alegrou deste juramento;
porque
de todo o seu coração juraram,
e
de toda a sua vontade o buscaram, e o acharam;
e
o SENHOR lhes deu repouso ao redor.
II
Cr 15:16 E também a Maaca, sua mãe, o rei Asa depôs,
para
que não fosse mais rainha, porquanto fizera um horrível
ídolo,
a Asera;
e
Asa destruiu o seu horrível ídolo, e o despedaçou,
e
o queimou junto ao ribeiro de Cedrom.
II
Cr 15:17 Os altos, porém, não foram tirados de Israel;
contudo
o coração de Asa foi perfeito todos os seus dias.
II
Cr 15:18 E trouxe, à casa de Deus,
as
coisas consagradas por seu pai,
e
as coisas que ele mesmo tinha consagrado:
prata,
ouro e vasos.
II
Cr 15:19 E não houve guerra até ao ano
trigésimo
quinto do reinado de Asa.
Não houve guerras por um bom tempo porque o
Senhor tinha dado a eles descanso das guerras. Obviamente que isso estava
condicionado ao espírito que neles estavam.
Quando rejeitamos a Deus e sua palavra, nos
tornamos alvos das consequências e sujeitos a tantas contrariedades, inclusive
em nós mesmos; mas, se permanecermos fieis e o buscarmos, com certeza, seremos
prósperos em tudo.
Deus é fiel e zela por sua palavra e bem
nenhum faltará aos que o buscam em verdade e com todo coração. Eu odeio a
teologia da prosperidade quando a ênfase é o bem a se receber e não o doador
das bênçãos!
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