INSCREVA-SE!

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Faltam 905/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 10
 
Ainda continuo engasgado com o discurso de posse da Dilma com uma duração aproximada de 25 minutos (http://asnovidades.com.br/2010/primeiro-discurso-da-dilma-presidente-do-brasil/). Para mim, o autor intelectual daquelas palavras bem engendradas, intencionalmente, excluiu qualquer menção a Deus, principalmente de ações de graças a Deus. Será que Dilma tomará posse no dia 1 de janeiro de 2012? Michel Temer será o presidente do Brasil?
 
Vejamos se consigo completar minha fala sobre a temática da soberania de Deus.
 
Eu continuo a insistir que aliada à sua soberania estão, no meu entender, a sabedoria e também a sua bondade e que com isso, conseguiremos entender 100% das ocorrências que nos envolvem e assim, portanto, poderíamos descansar em Deus sabendo quem somos, quem é Deus e qual o nosso papel diante de uma e outra coisa.
 
Em suma, até aqui, tudo o que Deus faz ou permita que aconteça (isso envolve 100% de todas as circunstâncias a que podemos e estaremos expostos!) estão presentes:
 
  1. A sua soberania: faz o que quer, quando quer, na hora que quer e ninguém, nem nos céus nem na terra, pode dizer-lhe: o que fazes? “Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?Isaías 45:9.
  2. A sua sabedoria: tudo faz de forma perfeita e sábia. Podemos não entender em um determinado momento, mas devemos confiar no que faz ou permite que se faça. Todas as suas obras levam um carimbo ou um selo real dizendo: Deus é Sábio!
  3. A sua bondade! Em todos os atos permissivos ou ativos da parte de Deus, poderemos perceber que há bondade. Deus não é mal. Deus não pune só por punir para fazermos sofrer ou por ser vingativo. Todos, TODOS, os seus atos são atos de amor e de bondade. Jamais – J A M A I S – duvide da bondade de Deus.
 
A caneta que Deus usa para autografar as suas obras de artes são três: soberania, sabedoria e bondade. Como entender isso quando o assunto diz respeito a algo que envolva, por exemplo, os nossos filhos? A dor da perda muitas vezes é tão grande que apesar de intelectualmente até percebermos a assinatura de Deus (SSB) não aceitamos e o questionamos e o enchemos de “por quê?”.
 
Essa minha exposição reforça a idéia de que Deus está no controle de tudo e de todos e de todas as coisas. Deus está no controle! Nada cai por acidente de forma que não tenha o consentimento de Deus. A presidenta do Brasil eleita foi Dilma, do PT. Deus permitiu! Ela fará um bom governo? Ela que em seu discurso mais importante perdeu a chance de glorificar a Deus perderá mais alguma coisa?
 
Ao passo que Deus está no controle de tudo e é soberano absoluto, o homem é 100% responsável por seus atos, palavras, omissões e intencionalidades. Dilma repare na tua comissão responsável por teus discursos. Vigie e ore! Não dê a outrem o que é teu de direito e por conquista. Não te esqueças de Deus e ele irá te ajudar em sua nobre missão de governar este país imenso.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 390/545 (72%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 365/438 (83%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 225/274 (82%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.