INSCREVA-SE!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Faltam 883/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Empregado de Cristo! Quem de fato somos em Cristo? 14 - Cl 3:3
 
Até que essa série seja concluída, eu irei insistir em repetir: “Eu sou empregado de Cristo! Eu sou cidadão celeste, dos céus! Eu sou estudante de Cristo! Eu sou vizinho de Cristo! Eu sou de Cristo! Eu tenho a mente de Cristo! .... “. Ainda reforçando: “Estando eu em Cristo, já não sou mais eu, mas Cristo vive em mim. Cristo é tudo em todos, logo Cristo é tudo em mim! Cristo vivem em mim! Eu tenho a mente de Cristo! Oh Espírito Santo nos ajuda a entender e a viver a realidade de Cristo em nossas vidas! Quem de fato somos em Cristo
 
Finalizando essa série de meditação em Cl 3, temos, dos vs 18 ao 22, Paulo ministrando às mulheres, aos maridos, aos filhos, aos pais aos servos palavras de exortação e conselhos que nos lembram nosso novo papel em Cristo.
 
Em Cristo já não somos mais escravos do pecado, mas livres para servirmos ao Senhor. Quem faz o que quer a hora que quiser, quando desejar, não é livre, mas escravo de si mesmo. A verdadeira liberdade é a nossa plena capacidade de dizermos não quando isso convém.
 
Não é nada fácil dizermos não quando não convém. Se fosse fácil, não teríamos tantas quedas de irmãos e líderes evangélicos. A tentação a qual nos tenta o Tentador somente é tentação e tem força para tentar se for capaz de oferecer algo em troca que nos faça titubear e nos cegar.
 
Se fosse qualquer tentação e se fosse fácil desdenhá-la, assim faríamos e zombaríamos de satanás, mas não é assim. Elas realmente têm poder para nos fazer vacilar. Não são ofertas ruins, de péssima qualidade, mas poderosas para nos fazerem cair por causa de sua capacidade de nos atingir nos pontos mais vulneráveis de nossa estrutura.
 
Aos servos, Paulo nos diz para sermos obedientes em tudo, segundo a carne e não somente à vista como para agradar nas aparências, mas em singeleza de coração, com temor e tremor diante de Deus.
 
O empregado de Cristo deve seus afazeres àqueles que os contrataram. Se não somos bons naquilo que temos a obrigação de servir, não serviremos ao Senhor. O crente fiel e abençoado não é aquele que vive falando de Deus, lendo a Bíblia, orando e jejuando, mas não cumprindo com zelo, eficácia, eficiência e excelência o seu papel como empregado de Cristo.
 
Novamente, agora no verso 23, é como se Paulo pretendesse resumir tudo o que queria dizer. No verso 17, ele disse que tudo quanto fizermos, tanto por palavras quanto por obras, (isso envolve, certamente, todo nosso ser e toda a nossa vida!) é para fazermos em nome do Senhor Jesus e ainda dando por ele, graças a Deus; já no 23, ele disse que tudo quanto fizermos, devemos fazê-lo de coração, como ao Senhor, e não aos homens,...
 
Amanhã... Prosseguiremos amanhã...
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Estou lendo I Tm da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 500/545 (89%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 85/214 (35%) de Crítica Textual do Novo Testamento, de Wilson Paroschi. Ed. Vida Nova.
Registro das leituras/áudios Terminados:
  • Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
  • Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
  • Terminei as 435/438 (100%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef, Fp, Cl, I Ts, II Ts.
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.