INSCREVA-SE!

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Faltam 898/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Que Fazes Aqui Elias? 7 - I Reis 19:9-21
 
Parabéns Nilza pelo teu niver! Oro a Deus, nesta data pra que seja para você o dia mais feliz da sua vida. Até hoje não desisti de orar pelo Romário e enquanto o Senhor me der fé em Deus irei orar para que ele te faça uma grande e maravilhosa surpresa por meio deste menino. Minha vontade seria de te dar um abraço bem forte nesta data.
 
Continuando o nosso assunto:
Ao chegar no Monte Horebe, entrou numa caverna onde passou a noite. De manhã, eis que vem a ele a palavra do Senhor:
 
à  Que fazes aqui Elias?
 
10. E ele disse: [as seis desculpas de Elias]
è Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos,
     à porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança,
     à derrubaram os teus altares, e
     à mataram os teus profetas à espada, e
è  só eu fiquei, e
è  buscam a minha vida para ma tirarem.
 
11. E Deus lhe disse:
à Sai para fora, e
à põe-te neste monte perante o SENHOR.
 
E eis que passava o SENHOR, como também
è um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento
è um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; 12. E depois do terremoto
è um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo
è uma voz mansa e delicada.
 
13. E sucedeu que, ouvindo-a Elias,
à envolveu o seu rosto na sua capa, e
à saiu para fora, e
à pôs-se à entrada da caverna;
 
e eis que veio a ele uma voz, que dizia:
è Que fazes aqui, Elias?
 
è Tenho sido muito zeloso pelo SENHOR Deus dos Exércitos,
     à porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança,
     à derrubaram os teus altares, e
     à mataram os teus profetas à espada, e
è  só eu fiquei, e
è  buscam a minha vida para ma tirarem.
 
15. E o SENHOR lhe disse:
è Vai,
è volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco; e, chegando lá,
è unge a Hazael rei sobre a Síria. 16. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel; e também a Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.
 
Depois destas coisas ainda Elias
 
  • Unge a Eliseu (significa: Deus é Salvação) em seu lugar quando este estava lavrando com 12 juntas de boi. Eliseu devia pertencer a uma família próspera e abastada. Eliseu, então, imola a junta de bois, coze as carnes com os aparelhos do boi e as deu ao povo onde todos comeram. Isso significa que ao por a mão no arado, estava se desembaraçando de todos os laços que o prendiam ao mundo.
 
  • Desarmou os siros diante de Israel (I Reis 20:28 – Israel feriu 100 mil homens em planícies porque os sírios criam que o Deus de Israel era apenas Deus dos montes.)
 
  • Lavrou a sentença do rei Acabe (I Reis 21:19, 20 – os cães lamberiam o sangue de Acabe como lamberam o de Nabote que ele matou e ainda por cima lhe tomou a herança);
 
  • Profetizou a sentença de Jezabel (I Reis 21:23 – disse que os cães devorariam Jezabel dentro dos muros de Jezreel)
 
  • A morte de Acazias (II Reis 1:3, 4,6 – Acazias tinha substituído a Acabe, mas sofrera uma queda e adoeceu. Foi consultar Baal e recebeu a sentença por Elias por intermédio de um anjo);
 
  • 102 homens são consumidos pelo fogo (II Reis 1:10, 12 – Acazias tinha mandado chamar a Elias para explicar aquele vaticínio de sua morte, mas os capitães de 50 não o respeitaram e morreram);
 
  • Profetizou ainda a ruína e morte de Jorão rei de Judá (II Cr 21:12-20 – este rei de Judá recebeu uma carta de Elias e entre as más notícias recebeu a sentença de morte de que seria acometido de uma grave enfermidade cujas suas entranhas iam sair para fora).
 
  • Ai, então, é elevado aos céus numa carruagem de fogo e no seu arrebatamento deixa Eliseu como seu sucessor (2 Re 2:1-14).
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef. Estou lendo Fp da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 425/545 (78%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 400/438 (91%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
Registro das leituras/áudios Terminados:
  • Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
  • Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.