INSCREVA-SE!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Faltam 882/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Empregado de Cristo! Quem de fato somos em Cristo? 15 - Cl 3:3
 
Até que essa série seja concluída, eu irei insistir em repetir:
 
Eu sou empregado de Cristo! Eu sou cidadão celeste, dos céus! Eu sou estudante de Cristo! Eu sou vizinho de Cristo! Eu sou de Cristo! Eu tenho a mente de Cristo! .... “. Ainda reforçando: “Estando eu em Cristo, já não sou mais eu, mas Cristo vive em mim. Cristo é tudo em todos, logo Cristo é tudo em mim! Cristo vivem em mim! Eu tenho a mente de Cristo! Oh Espírito Santo nos ajuda a entender e a viver a realidade de Cristo em nossas vidas! Quem de fato somos em Cristo
 
Hoje, farei uma pausa para colocar uma meditação em João 3 ministrada nesta quarta-feira, próxima passada, na Primeira Igreja Presbiteriana de Taguatinga Norte:
Objetivo:  Projetar 2011!  Levando-se em conta nossa vida:
  • Com Deus
  • Familiar
  • Profissional
  • Ministerial
Devemos colocar diante de Deus as nossas vidas (com Deus, familiar, profissional e ministerial), sonhos, anseios e desejos a fim de podermos recebermos orientação, direção e apoio.
Esta campanha de 21 dias de oração e jejum nos possibilita esta oportunidade.
Não devemos, no entanto, confundirmos as coisas achando que ao fazermos a campanha estaremos pressionando Deus a nos abençoar. O fato de estarmos em campanha de oração e jejum não é para forçarmos a divindade, antes é um ato de sua misericórdia e reconhecimento pleno de que sem ele, Deus, nada podemos fazer.
Se Deus nos está chamando em campanha é porque ele já resolveu nos abençoar, pois Deus é abençoador. Nada precisamos de fazer para alcançarmos dele bênçãos, mas podemos e devemos tudo fazermos em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai, conforme está em Cl 3:17.
Leitura Bíblica correspondente ao 3º dia da campanha – Ler todo o capítulo 3 de João.
Meus comentários:
O diálogo entre Jesus e Nicodemus se estende do vs 1 ao 21. A resposta de Jesus a Nicodemus depois de sua explicação inicial vai do vs 11 ao 21 e nesta resposta fala de diversos assuntos importantes relativos ao tema, com destaque para Jo 3:16.
Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Entre os assuntos que discorre, Jesus destaca:
  1. Que testifica, ou melhor “testificamos”
  2. Que Nicodemus não aceita o testemunho poorque não crê (reparem que no início do diálogo Nicodemus afirma que ninguém pode fazer as coisas que Jesus fazia sem Deus estar com essa pessoa).
  3. Que aquele que nele crer terá a vida eterna! É somente depois de falar da vida eterna que diz a sua famosa frase de Jo 3:16 que alguns dizem que é como se fosse o resumo da própria Bíblia.
  4. Fala do Filho do Homem e do Filho de Deus equiparando um ao outro, revelando a humanidade e a divindade do messias que nele se cumpria.
  5. Que veio ao mundo por plano e propósito do Pai.
  6. Que os homens não aceitam o seu testemunho por que as suas obras são más! Quem pratica o mal quer se afastar de Deus, mas os que praticam o bem, irão encontrar o Cristo, o Filho do Homem, o Filho de Deus. Se nossos comportamentos refletem a luz ou a busca da luz, então seremos ajudados por Deus. Quem vive na escuridão e nas trevas, nada quer com Deus.
No vs 22 há mudança da fala  “Depois disto,...” e do assunto onde a ênfase agora era o batismo que Jesus realizava na terra da Judéia.  João recebe a notícia por um de seus discípulos e então dá testemunho de Jesus e afirma que importa que Jesus cresça e que ele diminua.
Meditação do Pr. Sabino para compartilhamento com todos os irmãos:
Tema: TUDO NOVO DE NOVO E NOVAMENTE  (João: 3)
Sem um  novo nascimento não podemos entrar no reino de Deus (2:5).  As palavras “reino de Deus” não significam reino aqui no mundo, mas significa o reino de Romanos. 14:17 que é de justiça, paz e alegria no Espírito Santo. “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Depois de nascer de novo o crente entra logo neste reino, e na hora da sua morte, ou na volta de Cristo, entrará no céu e no reino eterno.
O novo nascimento é um nascimento misterioso (3:8-10). Ninguém sabe explicar o vento, e ninguém pode explicar o trabalho do Espírito Santo. Aqui o vento é um tipo de Espírito Santo (veja Atos 2). Nicodemos, sendo um doutor da lei, não sábia o que as escrituras ensinaram em Ezequiel 37, onde o vento trouxe vida aos ossos secos de Israel. É claro que nós não entendemos tudo acerca do novo nascimento, mas, isso não significa que não é verdadeiro.
O novo de Deus, de novo e novamente em nós todos os dias, a sua misericórdia que se renova a cada manhã.
Espero 21 dias de busca intensa e 365 dias de novidades novas de Deus em minha casa, igreja e acima em minha vida pessoal.  Tenha também esse desejo dentro de você: projete todos os seus objetivos para o ano novo e creia em Deus que renova tudo em todos por sua Graça e Misericórdia.Pr. Sabino
 
MOTIVOS DE ORAÇÃO.     
  1. Peça o Espírito Santo para dirigir esse momento de intercessão.
  2. Ore pelo novo mover de Deus em sua vida no ano novo.
  3. Ore para que o espírito de religiosidade morra e nasça o espírito de relacionamento real e vivo com Deus.
  4. Ore pela UPA, que os nossos adolescentes continuem cheios do poder de Deus.
  5. Ore pelo projeto as 4 estações.
 
MISSÕES.
  1. As igrejas rurais no Nepal reconhecem suas necessidades em ter treinamento bíblico e discipulado. Existem poucas  oportunidades para os cristãos consolidar os fundamentos básicos da fé cristã. Ore pedindo sabedoria do Senhor e discernimento para guiar os pastores e líderes a fim de que desenvolvam programas direcionados para essas necessidades.
 
  1. Estamos pensando desde o ano passado em levar os adolescente para uma experiência missionária no sertão baiano na região de Irecê-Ba, para isso precisamos de parceria de algumas Igrejas da região, ore por esse motivo.
 
Prosseguiremos amanhã...
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Estou lendo I Tm da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 505/545 (93%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 90/214 (42%) de Crítica Textual do Novo Testamento, de Wilson Paroschi. Ed. Vida Nova.
Registro das leituras/áudios Terminados:
  • Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
  • Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
  • Terminei as 435/438 (100%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef, Fp, Cl, I Ts, II Ts.
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.