INSCREVA-SE!

sábado, 31 de outubro de 2009

365 dias de propósito! Dia 102/365 (sábado, 31 de outubro de 2009)

Minh LBH até I Re 13:31. Salomão, Salomão, Salomão, ... se não fossem as mulheres estrangeiras em tua vida qual teria sido o destino da nação de Israel? Diz a palavra de Deus 3 vezes, nos versículos 2, 3 e 4, do capítulo 11, de I Reis que "... as suas mulheres lhe perveteram o coração ...". qual era o foco, o objetivo de Salomão?

 

Por duas vezes o Senhor tinha aparecido a Salomão e ainda assim, apesar disso, Salomão desviara o seu coração do Senhor (I Re 11:9). No versículo 10, desse mesmo capítulo, a Bíblia relata que tinha ordenado que não seguisse a outros deuses, mas Salomão desobedeceu. Por quê? Por causa de suas mulheres, suas 1000 mulheres, as mulheres estrangeiras, das nações de que havia o Senhor dito aos filhos de Israel: "Não caseis com elas, nem casem elas convosco, pois vos perverteriam o coração para seguirdes os seus deuses" (I Re 11:2).

 

Salomão, ao desviar o seu foco do Senhor para as suas mulheres, caiu e se perverteu, se corrompeu. Terrível coisa é desobedecer ou querer confrontar o Senhor. Se Deus diz algo, é melhor ficarmos atentos sobre o que disse e não o provocarmos. Na certa, Salomão, com toda a sua sabedoria tinha se achado, talvez, imune ao mal. Logo nas primeiras quedas achava que conseguiria sair na hora que quizesse, mas a palavra de Deus não falha e ele fracassou.

 

Agora vem as consequências (eu brinco - ou melhor, choro - chamando elas de ANEXO). Se Salomão tivesse sabido ou conhecido o seu anexo será que teria cedido e se envolvido com essas mulheres estrangeiras? Davi seu pai também fez escolhas ruins e não olhou para o anexo que acompanhava a sua escolha de prazer sexual com Bate-Sebá.

 

As personagens dessa história terrível da queda de Davi: Urias: herói, homem de princípios, valoroso; Bate-Seba: infiel, ambiciosa; Rei Davi: imoral, traidor, covarde, egoísta; Joabe: general inescrupuloso, que compactua com o mal. Russel Shedd foi muito preciso e perspicaz ao fazer seus comentários em II Sm 11: 6-25 e em 12:1, sobre as conseqüências.

 

Deus lhe enviou:

Para lhe (conseqüências – 2 Sm 12: 9-12):

Natã = "dádiva" 2 Sm 12: 1-7

Revelar o seu pecado

A morte da criança – 2 Sm 12:18

Para lhe mostrar o salário do pecado – Rm 6:23

A vergonha do incesto na pessoa de seus filhos, Tamar e Amnom – 13:1-23

Para lhe lembrar a podridão moral que ele mesmo semeou – 11:4

A morte de Amnom – 13:28-29

Para lhe lembrar a morte de Urias – 2 Sm 12:9 e 2 Sm 11:15

O usurpador do trono, na pessoa de seu filho Absalão – 2 Sm 15:1-18

Para lhe lembrar que usurpou o lugar de Urias – 2 Sm 11:3

A vergonha e a afronta quando Absalão coabitou com as suas concubinas – 2 Sm 16:21-22

Para lhe lembrar o que ele fez à mulher de Urias – 2 Sm 11:2-4

A morte traiçoeira de Absalão – 2 Sm 18:12-15

Para lhe lembrar a traição na morte de Urias – 2 Sm 12:9; 11:14-17

A praga 2 Sm 24:10-17

Para lhe lembrar o seu orgulho e torná-lo humilde – Rm 8:28

            Obs.: Quadro elaborado com base nos comentários de 2 Sm 12:1, de Russel Shedd, em sua Bíblia Shedd. Ele, curiosamente (é um homem de Deus) chama isso tudo de "AS DÁDIVAS DE DEUS A DAVI"

 

O que assusta são as conseqüências. Meu amigo, não olhe somente para o pecado, veja também o seu anexo! Espero em Deus que você saia da leitura desse blog assustado, apavorado, desesperado a ponto de jamais se deixar levar pela oferta enganosa do pecado. Se Davi tivesse visto que junto com o pecado ele iria levar o que levou, eu duvido que teria se quer ousado desejar a Bate-Seba. (Eu não sou melhor do que Davi. Quem de nós é melhor do que ele? Somos todos pecadores, malignos. Só a graça de Deus é que pode nos suster). A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.