INSCREVA-SE!

sábado, 19 de março de 2011

Faltam 769 dias para 26/04/13


TEMA: UNIDADE 7 – Jo 17:19-23.

 "E a favor deles eu me santifico a mim mesmo, para que eles também sejam santificados na verdade. Não rogo somente por estes, mas, também por aqueles  que vierem a crer em mim por intermédio da sua palavra ; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó pai em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido  a glória que me tens dado, para que sejam um como nos o somos; eu neles e tu em mim. A fim de que sejam aperfeiçoados na unidade , para que o mundo conheça que tu me enviaste, e o amaste como tu também amaste a mim." (Jo 17. 19-23)

Já estou em terra firme e não mais entre os céus e a terra, pois meu avião posou bem em solo brasileiro ontem, por volta das 19h. Hoje quem pousou em solo brasileiro, foi Barack Obama e toda a sua comitiva. Ele é o primeiro presidente negro nos EUA e ela, nossa presidenta, a primeira mulher a assumir a presidência, no Brasil.

Impressiona o aparato militar em volta de uma pessoa e isso nos faz refletir em duas coisas, primeira, como pode existir tanto poder concentrado em uma pessoa? Segunda, como pode o ser humano ser tão frágil que necessita de aparatos militares tão complexos para garantir que não seja atacado?

Diz um versículo bíblico que em vão vigia a sentilnela se o Senhor não guardar a casa – "Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Salmos 127:1. É verdade! O Senhor tem de estar a frente de tudo,  inclusive da segurança de um homem tão poderoso e tão frágil.

Se o Senhor guarda e nada acontece sem que ele o permita, então porque o aparato de segurança ultra moderno em torno de sua pessoa e comitiva? Sabe que eu não sei. Porque eu fecho a porta de meu carro quando estaciono em qualquer lugar? Por que aciono o alarme? Por que tenho alarme? Por que tenho seguro de meu carro? Por que fecho a porta de minha casa ao sair? Por que tenho senhas e mais senhas de acesso a tantas coisas? O que é segurança?

Até onde devemos lutar constra as circunstâncias e até onde devemos nos sucumbirmos a ela? Até onde eu devo agir para manter a minha segurança? O gancho aqui é o da segurança, mas creio que posso aplicá-la à unidade. Eu devo esperar do céu a unidade cair ou eu devo ser proativo? O que é unidade?

Barack obama no Brasil. Seus interesses e objetivos aqui no Brasil estão sendo explorados por muitos estudiosos, comentaristas e curiosos. É óbvio que uma visita deste porte não é uma visita qualquer. Negócios estão sendo explorados e acordos firmados. Espiritualmente também essa visita não fica sem consequencias. Há poderes envolvidos. O Brasil, creio eu, ainda irá se despontar no cenário internacional e poderá vir a ser maior potência que os próprios EUA.

Nosso cenário mundial deve ser estudado e acompanhado diariamente, pois grandes coisas estão por vir e o povo de Deus deve estar bem atento, mas não devemos nos esquecermos que Deus está no controle de todas elas.

Como havia dito ontem, a Bíblia de Estudo de Genebra nos fala do capítulo 17 como dividido em três partes:

1. Dos VS de 1 a 5, ele nos fala de sua própria glorificação.

"JOÃO [17]
1 Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique; 2 assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado.
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste. 4 Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer. 5 Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.

2. Dos VS de 6 a 19, ele ora pelos seus discípulos como aqueles separados das demais pessoas da terra. Ele os considerava especiais por terem sido trazidos pelo Pai (meu comentário: olha que o Pai permitiu entre eles um que era filho do diabo, Judas, o traidor). Jesus pede ao Pai para eles: proteção, dos VS 11 a13 e para mantê-los separados do mundo, dos VS 14 a19.

6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra. 7 Agora sabem que tudo quanto me deste provém de ti; 8 porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste. 9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus; 10 todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.

Jesus pede ao Pai para eles: proteção, dos VS 11 a 13:
11 Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós. 12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. 13 Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos.

Jesus pede ao Pai para mantê-los separados do mundo, dos VS 14 a19.
14 Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. 15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16 Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo. 17 Santifica-os na verdade, a tua palavra é a verdade. 18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo. 19 E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade.

3. Dos VS 20 a 26, ele ora, finalmente, por aqueles que viriam a crer nele no futuro (eu e você! – nós, que estamos buscando a unidade), pedindo ao Pai, primeiramente, que sejam unificados e, depois, que um dia (creio que na sua volta), reunidos a ele.

20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; 21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. 22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; 23 eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim. 24 Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo. 25 Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço; conheceram que tu me enviaste; 26 e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja."

O mundo está precisando se unir. A igreja está precisando se unir. A união deve ser em torno de Cristo. Deus escolheu a Cristo para nos unir e sem ele não teremos união, por mais que nos esforcemos. É em Cristo que Deus escondeu tudo o que precisamos para essa união.

Finalizo este post, com um recado para o Barack Obama: é somente em Cristo, senhor Presidente dos EUA, que sua nação prosperará e vencerá. A unidade também das nações com respeito mútuo somente é possível em Cristo.

Lembramos a todos que a unidade será o tema de nossa próxima vigília que acontecerá em primeiro de abril de 2011: 01/04/2011, em nossa Primeira Igreja Presbiteriana de Taguatinga – PIPT. Não perca! Venha orar conosco pela unidade.

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.