INSCREVA-SE!

sábado, 6 de novembro de 2010

Faltam 902/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Que Fazes Aqui Elias? 3 - I Reis 19:9-21

 

Continuando nossa meditação em nosso tema:

Elias, o Tebista, cujo nome significa "Jeová é Deus" tinha acabado de derrotar no Monte Carmelo os 450 profetas de Baal e os 400 profetas do poste-ídolo que comem da mesa de Jezabel (I Re 18:19).

 

Aqueles 450 profetas de Baal desafiados por Elias, só, clamavam pela resposta de seu deus desde cedinho até ao meio-dia, mas nada aconteceu. Então profetizaram até que a oferta de manjares se oferecesse, mas nada de resposta.  Elias zombava deles.

 

Passado a vez daqueles profetas, Elias restaura primeiro o Altar do Senhor que estava em ruínas. Tomando 12 pedras conforme o número das tribos de Israel edifica o Altar do Senhor e nele prepara a sua oferta.

 

Deus responde com fogo, com fogo dos céus e todo o povo sai clamando que O Senhor é Deus! O Senhor é Deus! Elias então se aproveitando da situação fez aqueles profetas descerem ao ribeiro de Quisom ao norte na planície abaixo do Monte Carmelo e ali os matou.

 

Em seguida diz para Acabe subir, comer e beber. Ele sobe e vai comer e beber. Era já um pré-anúncio de Elias a Acabe de que a lei severa já poderia acabar, pois a seca iria dar lugar à chuva. Enquanto isso, Elias volta ao cimo do Monte Carmelo a orar por chuva e, diz a palavra de Deus, encurvado, meteu o seu rosto entre as suas pernas e orava.

 

Qual o resultado de sua oração insistente, persistente e perseverante? Chuva torrencial! Muita chuva! Os céus que há pouco tinha somente uma pequena nuvem como a palma de um homem se enegreceu com nuvens e vento e caiu grande chuva, copiosa chuva. Acabe então sobe ao carro e vai para Jezreel, perto do Monte Gilboa uns 25 km dali.

 

O Espírito Santo de Deus toma então a Elias e o faz passar em alta velocidade por Acabe que chega primeiro em Jezreel. Isso foi uma demnostração sobrenatural, poderosa e maravilhosa. Ainda assim, tais fatos não foram capazes de quebrar aquele coração duro de Jezabel que quando soube do ocorrido, narrado por Acabe que tudo testemunhara, resolveu em seu coração matar Elias.

 

Jezabel já tinha matado muitos profetas do Senhor. Ela era malígna, filha de um sacerdote-rei de Tiro era a grande incentivadora do restabelecimento do culto de Baal na Palestina. Casou-se com Acabe devido a uma aliança entre Onri, pai de Acabe, de Isarel e Etbaal, pai de Jezabel, de Tiro. Esta aliança visava tanto o culto de Baal quanto o extermínio dos profetas do Senhor.

 

Temos então aqui três personagens principais: Elias, um grande profeta, reconhecido inclusive por seus inimigos, homem de Deus que realizava sinais, prodigios e milagres em Israel. Acabe, rei de Israel, o mais malígno dos reis de Israel que até seu filho sacrificou a outros deuses. Jezabel, a poderosa e malígna mulher que visava matar os profetas do Senhor e restabelecer o culto pagão a Baal.

 

Elias era homem semelhante a nós!

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 395/545 (72%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø       Estou na página 370/438 (84%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Estou na página 243/274 (89%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.