INSCREVA-SE!

domingo, 7 de novembro de 2010

Faltam 901/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Que Fazes Aqui Elias? 4 - I Reis 19:9-21

 

Continuando nossa meditação em nosso tema:

 

Elias era homem semelhante a nós!

 

"Diz as Escrituras que Elias era homem semelhante a nós. Ora, porque o Espírito Santo deixou isso registrado? (...)

 

LB: Tiago 5:

12 Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.

13 Está alguém entre vós aflito? Ore. Está alguém contente? Cante louvores.

14 Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;

15 E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

16 Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.

18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.

 

Percebe-se dos versículos lidos que se destacam três situações:

 

1.                       Alguém sofrendo vs. 13 è faça ORAÇÃO

2.                       Alguém alegre vs. 13 è cante LOUVORES

3.                       Alguém doente vs. 14. è chamar os presbíteros da igreja para ORAREM, ungirem com óleo e a ORAÇÃO da fé salvará o enfermo, pois o Senhor o levantará e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.

 

Ele também nos exorta a confessarmos e ORARMOS uns pelos outros para sermos curados, pois muito pode por sua eficácia a ORAÇÃO de um justo. E, finalmente, o Espírito Santo, cita que Elias era semelhante a nós, mas OROU  e não choveu e OROU de novo e choveu. Ora, Elias realizou 13 prodígios ou sinais, mas somente este foi ressaltado, por quê?

   

Reparem que 7 vezes nesses 7 versículos foi falado em ORAÇÃO.

 

Quando ele, o Espírito de Deus, diz que Elias era semelhante a nós, o que ele queria dizer? Que não era por ser especial que Elias foi atendido, mas que ele foi atendido porque orou. Será que Elias tinha algum segredo especial que o tornou mais importante que todos os homens? Elias tinha um segredo? A sua oração pode muito por sua eficácia? Como orar eficazmente, eficientemente?

 

Quem foi esse homem semelhante a nós chamado Elias?

 

§   Um profeta que realizou sinais e prodígios em Israel:

 

-  Com sua capa abriu o rio Jordão (2  Reis  2: 8)

-  Profetizou uma grande seca (I Reis 17:1; Tg 5:17)

-  Aumentou o azeite e farinha da viúva (I Reis 17:14, 16);

-  Deu vida ao filho da viúva (I Reis 17: 21-23)

-  Destruiu o altar de Baal (I Reis  18: 36-38)

-  Decretou o fim da seca (I Reis 18: 42,45)

-  Ungiu Eliseu profeta em seu lugar (I Reis 19: 16)

-  Desarmou os siros diante de Israel (I Reis 20:28)

-  Lavrou a sentença do rei Acabe (I Reis 21:19, 20);

-  Profetizou a sentença de Jezabel (I Reis 21:23)

-  A morte de Acazias (II Reis 1:3, 4,6);

-  102 homens são consumidos pelo fogo (II Reis 1:10, 12);

-  Profetizou a ruína e morte de Jorão rei de Judá (II Cr 21:12-20).

 

§   Um homem que fugiu de uma mulher, Jezabel, por temer perder a sua vida

§   Um homem que entrou em depressão e pediu a morte ao Senhor

§   Um homem que foi arrebatado e não viu a morte

§   Um homem que apareceu junto com Moisés no Monte das Oliveiras quando Jesus transfigurou-se diante de João, Pedro e Tiago.

 

Esse homem era Elias o que a Bíblia, o Espírito Santo e Tiago, irmão de Jesus, fez questão de ressaltar que era semelhante a nós.

 

O caminho aqui me parece aberto e o estímulo é para que oremos com fé, em nada duvidando, que o Senhor irá nos atender. Isso não nos parece um incentivo e um estímulo a orarmos a Deus?"

 

Como homem semelhante a nós, Elias temeu por sua vida e fugiu. Deixou o seu moço e foi para Berseba, pertencente a Judá.  Berseba ficava uns 160 km distante ao sul de Jezreel. Como em perseguições anteriores, Elias fugira para além das fronteiras do Reino do Norte. A diferença é que das primeiras vezes, foi Deus quem o mandou fugir.

 

Dessa vez, ele tomou a iniciativa e fugiu. Dr. Russel Shedd nos diz que não foi medo que tomou conta da vida de Elias, mas cansaço, desânimo, cansaço da vida. Precisava, como Paulo, como Moisés, estar a sós com Deus para meditação e reavivamento.

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 400/545 (72%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø       Estou na página 375/438 (84%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Estou na página 248/274 (89%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.