INSCREVA-SE!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Faltam 900/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Que Fazes Aqui Elias? 5 - I Reis 19:9-21
 
Eu preguei esta mensagem ontem na CONGREGAÇÃO PRESBITERIAL FONTE DE LIBERTAÇÃO TAGUATINGA-DF e já disponibilizei em meu SCRIBD para download no link: http://www.scribd.com/doc/41523700/Pregacao-Que-Fazes-Aqui-Elias-I-Re-19. Fiquem à vontade para comentar, criticar e ajudar a construir. Uma boa semana a todos.
 
Continuando nossa meditação em nosso tema:
Pediu, então, ali debaixo de um pé de zimbro (pequena árvore de 3m de altura, mas de ramos abundantes que no deserto trazem um refrigério gostoso debaixo do sol escaldante) a morte, nem parecia o grande Elias acostumado com grandes sinais e prodígios. Deus, longe de o rejeitar, envia os seus anjos para ministrar conforto ao seu servo esgotado. Era um herói da fé, mas também, um homem semelhante a nós.
 
Sobre a morte ou sobre o desejo dela, preciso falar ao povo que esse desejo é uma grande mentira na tua vida! ninguém deseja a morte, antes livrar-se um grande problema que no momento está difícil resolver.
 
  • O amor à vida
  • Deus compromissado com a vida! Não está presente nos planos de Deus a morte, mas a vida, por isso ela é eterna e tudo quanto Deus faz, faz para durar eternamente, sustentado apenas pela sua palavra e pelo seu poder, pois “Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rm 11:36).
  • Eu jamais morrerei! – Lc 20:37,38
 
Por exemplo, na guerra contra o pecado às vezes nos desesperamos da vida e clamamos pela morte, mas eu quero dizer algo especial para você: Deus é um Deus de vida e não de morte. Deus tem compromisso com a vida e não com a morte. Se pensamentos de morte te assaltam, saiba que não vêm de Deus! Não lhes dê abrigo nem atenção: expulse-os de seu território.
 
A nossa mente também é como o céu que olhamos lá fora. Todos podemos ver os pássaros voando, nuvens, estrelas, sol, lua, aviões, etc... ninguém pode evitar que qualquer um deles voe nos céus e olha que por lá passam todo tipo de pássaros – alguns muito terríveis, mas uma coisa nós podemos: evitar que passarinhos indesejáveis façam ninhos na nossa cabeça.
 
Não flerte com os maus pensamentos. Não brinque com o diabo. Não aceite o desafio. Enxote-os imediatamente.
 
A palavra de Deus nos exorta a transformarmos pela renovação de nossa mente. E como iremos renová-la se abrigamos os maus pensamentos e com eles temos até casos de amor e traição a Deus?
 
SÊ FORTE, meu irmão! O desejo da morte é uma mentira em tua vida. Ninguém deseja morrer porque Deus nos deu o dom da vida. Este desejo de morrer, de morte, creia-me, é uma mentira que alguém está soprando em sua mente e você anda dando crédito. Eva e Adão deram crédito a Satanás e qual foi a conseqüência disso? Cuidado!”.
 
Elias:
- a ameaçã
- o medo
- a fuga
- o desanimo (queria morrer)
 
Cansaço – sono – anjo – alimento è Deus cuidando de seu profeta cansado. O anjo o tocou e lhe disse para levantar e comer: pão cozido em brasas de pedras com uma botija de água, providenciada na culinária celeste. Que maravilha de refeição. Comeu, bebeu, mas tornou a dormir.
 
Sono – alimento – 40 dias – encontro è novamente Deus o acode. Voltou o anjo pela segunda vez e lhe diz as mesmas palavras, mas desta vez lhe explica que sua jornada será longa. Levantou, comeu e com a força daquela comida caminhou 40 dias e 40 noites.
 
Ao chegar no Monte Horebe, entrou numa caverna onde passou a noite. De manhã, eis que vem a ele a palavra do Senhor:
 
à  Que fazes aqui Elias?
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 415/545 (76%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 390/438 (89%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 263/274 (96%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.