INSCREVA-SE!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Faltam 897/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  Que Fazes Aqui Elias? 8 - I Reis 19:9-21
 
Encerrando o presente tema...
Pelo desenrolar do que se sucedeu, fica claro que Deus levou Elias ao Monte Horebe para ter com ele um particular de renovo de suas forças, assim como fez com Moisés quando este orou, com ousadia, ao Senhor pedindo-lhe que mostrasse a ele a sua glória. “hare enima et-kebodeka” (Faça-me ver, por favor, a sua glória – Ex 33:18).
 
Deus atende ao seu pedido, em parte, e lhe mostra as suas costas, numa fenda da penha, certamente a mesma caverna onde Elias sai cobrindo sua cabeça com seu manto, no mesmo Monte Horebe.
 
Deus então passou toda a sua bondade diante dele “kal-tubi” (toda a minha bondade) o termo bondade revela o que ele é “Bom”. Na análise de Gerard Van Groningen “O que se segue à repetição do seu nome é a explicação de Yahweh do seu amor, que é a característica abrangente do seu próprio ser (1 Jo 4.16). O termo "amor" (âheb, verbo; 'ahabâ, substantivo) não está no texto. Sua qualidade essencial está expressa em várias declarações (Ex 34.6-7).
 
O fato é que os dois se encontraram no Monte da Transfiguração, junto com Jesus e com os discípulos Pedro, João e Tiago. Foi Jesus que os levou ao alto do monte para um particular com eles. Moisés, Elias, agora os três discípulos. Jesus se transfigurou diante deles e ficaram encantados. Tanto que começaram a querer preparar uma barraca para Elias (representando os profetas) outra para Moisés (representando a lei) e outra para o Senhor (o evangelho).
 
A fama de Moisés e de Elias era grande entre os judeus e os discípulos estavam diante de dois gigantes que aprenderam a admirar. No entanto, uma voz poderosa sai dos céus e diz sobre o Filho de Deus: “este é o meu filho amado, a ele ouvi” (Mt 17:5). Ao ouvirem, os discípulos cairam no chão e a mais ninguém viram. Jesus os toca e os levanta. Ao levantarem está escrito que a mais ninguém viram se não o Senhor.
 
Era Deus testificando com eles e testemunhando que doravante não mais existiria Moisés, nem Elias, mas Jesus Cristo: o único e suficiente salvador dos homens. Foi nele, em Jesus, a principal pedra de esquina, a pedra angular que Deus, o Pai, escondeu todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus.
 
Ninguém precisa de mais nada para viver aqui na terra e ser pleno de Deus. Somente precisamos de Jesus!  Quem é que você anda vendo? A quem você está seguindo? O que fazes aqui?
 
  • O que fazes aqui, Elias?
  • O que fazes aqui, Maria?
  • O que fazes aqui, José?
 
Hoje é dia de renovo, de refrigério, de recarregar as baterias de sua vida e seguir olhando somente para Jesus.
 
Não se esqueçam da reunião de hoje da Arca da Aliança, em casa!
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef. Estou lendo Fp da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 425/545 (78%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 400/438 (91%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
Registro das leituras/áudios Terminados:
  • Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
  • Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
 
A Deus toda a glória!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.