INSCREVA-SE!

domingo, 28 de novembro de 2010

Faltam 880/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

 

TEMA:  Empregado de Cristo! Quem de fato somos em Cristo? 17 - Cl 3:3

 

Eu não vou cansar de repetir:

 

"Eu sou empregado de Cristo! Eu sou cidadão celeste, dos céus! Eu sou estudante de Cristo! Eu sou vizinho de Cristo! Eu sou de Cristo! Eu tenho a mente de Cristo! .... ". Ainda reforçando: "Estando eu em Cristo, já não sou mais eu, mas Cristo vive em mim. Cristo é tudo em todos, logo Cristo é tudo em mim! Cristo vivem em mim! Eu tenho a mente de Cristo! Oh Espírito Santo nos ajuda a entender e a viver a realidade de Cristo em nossas vidas! Quem de fato somos em Cristo"

 

Ontem eu havia dito, Cristo Jesus é o meu patrão! É o meu Senhor e tudo para mim. Hoje, em nossa igreja, terei a oportunidade de pregar uma palavra aos amados irmãos cujo tema será 'Bem aventurado os que não viram e creram' que está baseada na história bíblica narrada em João 20 a partir do vs 19.

 

Eu já publiquei um tema aqui no jamais desista relacionado ao assunto e, provavelmente, ali está o coração de minha mensagem que irei ter a honra de proclamar. Poderia também o tema, ao invés do proposto, ser chamado de a opção de Tomé.

 

Eu respeito amado irmão a tua opção, mas ela traz junto as suas consequências. A opção de Tomé, examinando o texto, foi pela incredulidade temporária até que seus olhos pudessem ver algo que o fizesse mudar de opinião.

 

De nada adiantava o testemunho de seus irmãos que unânimes proclamavam que o Senhor tinha aparecido a eles e lhes mostrado as suas mãos e o seu lado. Tomé queria ver também com seus próprios olhos. Talvez estivesse se sentindo rejeitado pelo Mestre que apareceu para todos, mas para ele, não.

 

A longa espera de mais de uma semana deve ter fritado o seu cérebro e pensamentos iam e vinham como turbilhão em sua mente. Por que o Senhor apareceu para todos, mas não para mim? Será que sou pior discípulo de todos? Há até um filme que explora esse aspecto.

 

Tomé foi aquele que foi capaz de extrair do Senhor uma palavra que hoje todos nós que evangelizamos a usamos: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai, se não por mim" (Jo 14:6). Como ele conseguiu? Ele conseguiu quando Jesus discursava e apontava que deveria voltar e que estava preparando o caminho para eles. Tomé, de ímpeto, é que lança a pergunta precisa: Senhor não sabemos para onde vais, como saberemos o caminho?

 

Também Tomé foi aquele que no caminho de Betânia se ofereceu para morrer ao lado de Jesus, no entanto, na hora de todo pesadelo que passou o mestre, apenas João esteve mais próximo.

 

No site http://www.amvideolocadora.com.br, a sinópse do filme sobre a vida de Tomé diz assim: "Um homem de temperamento impulsivo, Tomé ficou conhecido na história como o mais cético dos apóstolos. Atormentado por suas dúvidas e desconfiado de todos, se oferece para morrer ao lado de Jesus a caminho de Bethany. Mais tarde, encontra-se com Maria Madalena e com os outros apóstolos que lhe asseguram ter visto Cristo. Mas Tomé apenas difundirá a palavra de seu mestre depois que o reencontra e crê na sua ressurreição."

 

Se puderem, venha hoje à igreja. Pregarei no culto das 17hs.

 

Prosseguiremos amanhã...

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Estou lendo II Tm da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 515/545 (93%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø       Estou na página 95/214 (44%) de Crítica Textual do Novo Testamento, de Wilson Paroschi. Ed. Vida Nova.

Registro das leituras/áudios Terminados:

Ø       Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

Ø       Terminei as 274 (100%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Ø       Terminei as 435/438 (100%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl, Ef, Fp, Cl, I Ts, II Ts, I Tm.

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.