INSCREVA-SE!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

“O Infinito e Urgente Amor de Deus e o exemplo de Moody” – parte 4

Na foto, veremos uma placa e nela escrito sobre Moody como UM HOMEM DE VISÃO. Tantas coisas vêm a minha mente quando vejo esta frase... Moody via o invisível e cria no impossível, por isso trabalhou, não ele, mas a graça de Deus que estava nele (I Co 15:10) e o resultado é digno de imitação. E você?

De volta a Chicago, sua amada igreja crescia. No final de 1876, foi iniciada a cruzada de Chicago, com 16 semanas. A estimativa foi de 2.500 a 10 mil convertidos. Moody nunca fez registros de comparecimentos e conversões. Por isso, os números variam.

Depois foi a cruzada de Boston, em 1877, também com grande multidão comparecendo e grande número de convertidos.

Várias cidades de New England receberam-no. Depois Baltimore, depois St. Louis. Seguiram as cidades do Pacífico, começando com San Francisco.

Em 1881, Moody foi novamente para a Inglaterra para uma cruzada estudantil na Universidade de Cambridge, retornando em 1882.

Em 1883, ele voltou à Inglaterra para outra cruzada, em Londres.

De 1888 a 1889, ele pregou nas cidades da costa do Pacífico de Vancouver até San Diego.

Em 1890,  empreendeu uma nova cruzada em Nova Iorque.

A última viagem ocorreu de 1891 a 1892 para Inglaterra, Escócia, França, Roma e Palestina.

Em 1893 Moody teve uma grande oportunidade: Chicago foi a sede da grande festa chamada "Feira Mundial". Grande multidão compareceu aos cultos, provocando o fechamento da feira aos domingos, devido à falta de público neste dia.

Estima-se que Moody foi instrumento de Deus para a conversão de mais de 500 mil pessoas.

E, sem o uso de microfones!

Por este motivo, Moddy é considerado o maior evangelista do século XIX. Talves, tenha sido o maior evangelista de todos os tempos (por não tyer utilizado microfones, televisão e outros meios midiáticos, como Billy Graham!

Após isto, ele ainda empreendeu cruzada em Atlanta (1895), outra em Chicago (1897).

Moody tinha interesse especial, desde o início, pela criação de escolas bíblicas. Ele criou o seminário de Northfielf (para moças), em 1879, e a escola Monte Hermon (para rapazes) em 1881. A Sociedade de Evangelização de Chicago, que mais tarde se tornou o "Moody Bible Institute", iniciou seus trabalhos em 1889.

O "Moody Bible Institute" existe até hoje, sendo grande o seu crescimento. - A seguir, algumas imagens do "Moody Bible Institute" ou Instituto Bíblico Moody; e um exemplo do "Comentário Bíblico Moody": Moody Bible Institute www.moody.edu/ 

Abaixo colocarei, resumidamente, a opinião de dois grandes pregadores contemporâneos a respeito de Moody:

Henry Moorehouse, sobre o poder dos discursos de Moody:

1)  "Moody crê firmemente que o Evangelho salva os pecadores, quando eles crêem, e confia na história simples do Salvador crucificado e ressuscitado;

2)  "Espera a salvação de almas, quando prega, e o resultado é que Deus honra sua fé;

3)  "Prega como se nunca jamais se realizasse outro culto e como se os pecadores nunca mais tivessem oportunidade de ouvir o som do Evangelho. Seus apelos a decisão agora mesmo são comoventes;

4)  "Consegue levar os crentes a trabalhar com os interessados depois do sermão. Insiste em que perguntem aos que estão assentados ao lado se são salvos ou não. Tudo na sua obra é muito simples e aconselho os obreiros da seara do Senhor a aprenderem de nosso irmão lições preciosas sobre a obra de ganhar almas"

R.  A. Torrey, sobre por que Deus usou Moody:

1) "Ele era totalmente comprometido;

2) "Homen de oração;

3) "Estudioso da Palavra de Deus;

4) "Homem simples;

5) "Livre do amor ao dinheiro;

6) "Paixão desmesurada pelos perdidos;

7) "Definitivamente dependente do poder de Deus.

Agora, na minha opinião, os 4 princípios que nortearam a vida de Moody e que, se aplicados a qualquer pessoa comum, produzirá efeitos semelhantes aos que foram produzidos na vida de Moodey, são os seguintes:

1    Faça o que deve ser feito. Percebeu a(s) necessidade(s), faça! Mesmo que te chamem de louco, insensato, inconveniente, etc; FAÇA!

2    Entregue-se completamente a Deus!

3    Tenha amor infinito a vidas humanas!

4    Tenha consciência da urgência de Deus (e, portanto, também sua) para resgatá-los e salvá-los!

Moody iniciou sua última cruzada na cidade de Kansas em novembro de 1899. Em 16 de novembro ele pregou pela última vez ganhando centenas para Jesus.

A partir de 19 de novembro, voltando para Northfield, teve de ficar de repouso em sua cama até o dia de sua morte, em 22 de dezembro de 1899, por complicações cardíacas.

O momento de sua morte foi coroada com grande vitória. Ouviram-no dizer coisas como: "Se isto é a morte, isto é glorioso. Vejo a terra se afastando e o paraíso se aproximando. Entrei pelas portas e vi as crianças (dois de seus netos já falecidos). Deus está me chamando. Este é o meu triunfo, este é o dia de minha coroação. Isto é glorioso. Deus está me chamando e eu preciso ir. Mama, você tem sido uma boa esposa... Não há dor, não há vale...." (por José Roberto Salomão, líder do GECOR).

p.s.: link da imagem original: http://farm1.static.flickr.com/15/22623676_cc4653209f.jpg

Contagem regressiva: Faltam 363 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 30/04/2012) e 773 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.