INSCREVA-SE!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TEMA: As excelências de Deus: sua criação e sua palavra 6 - Sl 19 - Faltam 655 dias para 26/04/13

Ele, o autor, estava falando do sol, de uma tenda para o sol; da idéia do noivo; dos aposentos do noivo; da idéia de herói; do caminho que um herói percorre que se inicia nos céus infinito e vai até o outro lado do infinito e por onde ele vai passando o seu calor tudo vai irradiando.
Nos versículos anteriores exaltou os céus, o firmamento, o dia, a noite e a linguagem que se desenrola sem que haja som, mas que em todos os cantos do mundo se ouvem as suas vozes.
Em resumo, ele, o Espírito Santo, estava falando da criação, do Criador e do reino de Deus, quando de repente, seu discurso muda da criação para a lei e seu testemunho. É como se ele estivesse fazendo um paralelo ou um gancho de ligação entre uma coisa e outra. Assim como o sol brilha, assim a lei brilha. Assim como o dia discursa, o testemunho também discursa.
7 A lei do SENHOR
é perfeita e
restaura a alma;
o testemunho do SENHOR
é fiel e
dá sabedoria aos símplices.
8 Os preceitos do SENHOR
são retos e
alegram o coração;
o mandamento do SENHOR
é puro e
ilumina os olhos.
Estamos agora diante da lei, do Senhor, da perfeição, da restauração, da alma, do testemunho, da fidelidade, da sabedoria, dos símplices, de preceitos, dos retos, da alegria, do coração, do mandamento, da pureza, da iluminação e dos olhos. Estamos agora diante do mundo interior e não mais do exterior.
O paralelo entre um e outro bloco é inevitável e assim como admiramos as coisas criadas e reconhecemos que elas não existem por acaso, assim mesmo, devemos perceber e ver que estas outras coisas interiores também apontam para nosso Deus, Senhor, Criador e digno de adoração.
Percebe-se da narrativa um crescente, uma ascensão apontando para nós mais coisas belas e relativas à criação quando de repente, no auge, o foco muda não para o clímax esperado, mas para a lei e o testemunho como se eles fosse o clímax. Louvado seja o Senhor.
Não foi o homem que colocou o sol em seu lugar e o designou para iluminar, aquecer e gerar vida na terra. Semelhantemente,  não foi o homem que colocou a lei do Senhor como luzeiro maior a iluminar, aquecer e a gerar vida: E dei-lhes os meus estatutos e lhes mostrei os meus juízos, os quais, cumprindo-os o homem, viverá por eles. (Ez 20:11).
Amanhã, continuaremos com o vs 9 em diante. Uma excelente semana a todos.
A Deus toda glória! Por Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br.
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.