sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Faltam 938/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias è Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

Tema: “Operai a vossa salvação com temor e tremor”
Por Adauto da Costa Santos Mensagem proferida, em 26/09/2010, na Congregação da Igreja Presbiteriana Renovada do Setor Progresso no Bairro Campinas em Goiânia – GO e, em 27/09/2010, no culto realizado pelo Grupo Evangélico dos Correios no Auditório do Edifício Sede em Brasília - DF
 
Base bíblica:
 
1 – Introdução (Filipenses 2:12,13):
Transcreve-se abaixo um trecho de um blog acessado na Internet:
por Emily » Qua Ago 11, 2010 10:15 pm
Não chega a ser uma dúvida minha, é mais uma questão na qual antes eu nunca havia pensado e que li esses dias e também ouvi de alguém muito próximo. A salvação é uma dádiva diária? Não tenho conhecimento ou autoridade o suficiente para concordar ou discordar, não tenho uma idéia definida, e gostaria que aqui fossem colocadas posições, opiniões e respostas, se possível e preferivelmente com referências bíblicas.
Grata. Em Cristo, Emily
Data de registro: Seg Nov 09, 2009 2:37 pm
Das várias respostas ali postadas, selecionei a que vai transcrita logo abaixo:
Olá Emili, para entender um pouco esta questão é nescessário compreender os tres tempos da salvação.O tempo passado ou justificação é um ato concluído no passado e para sempre "TENDO SIDO JUSTIFICADOS POIS PELA FÉ, TEMOS PAZ COM DEUS, POR MEIO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO(RM 5.1).O tempo presente ou santificação é um processo que começa quando somos regenerados e perdura por toda nossa vida aqui nesse mundo.É algo que acontece diariamente por intermédio do operar do Espírito Santo que habita no cristão e a colaboração do mesmo."OPERAI A VOSSA SALVAÇÃO COM TEMOR E TREMOR, POIS DEUS É O QUE OPERA EM VÓS TANTO O QUERER COMO O EFETUAR,SEGUNDO A SUA BOA VONTADE.(FI.2:12,13)."SEGUI A PAZ COM TODOS E A SANTIFICAÇÃO, SEM A QUAL NINGUÉM VERÁ O SENHOR"(Hb 12.14).O tempo futuro ou glorificação também é um ato concluído no passado,porém somente ocorrerá após a nossa morte quando formos revestidos de um novo corpo.Paulo nos dá um bom exemplo quando diz:"E AOS QUE PREDESTINOU, A ESTES TAMBÉM CHAMOU;AOS QUE CHAMOU, A ESTES TAMBÉM JUSTIFICOU; AOS QUE JUSTIFICOU A ESTES TAMBÉM GLORIFICOU".(Rm8.30).Observe que Paulo usa o verbo justificar e glorificar no tempo passado.Importante nesse versículo que Paulo não coloca a santificação, porém dá um salto da justificação para glorificação.Isso porque, quando um homem é justificado pela fé, pode ter certeza que ele será santificado e por fim glorificado.Em resumo posso dizer que um cristão que foi justificado pela fé está salvo para sempre.Digo também que fomos salvos(justificação) estamos sendo salvo (santificação) e seremos salvos (glorificação).Quanto a sua pergunta podemos de acordo com a Bíblia dizer que a salvação (santificação) é diária.
 
Sentença de transição: Caracterizados acima os três estágios da salvação, passemos a considerar o estágio presente, qual seja: a santificação, por ser o que mais nos afeta hoje, aqui e agora.
 
Com relação ao passeio para Israel, incluindo o Egito, consultem neste site o link: http://www.jamaisdesista.com.br/2010/09/roteiro-de-viagem-israel-incluindo-o_28.html para obtenção de todos os detalhes desta oferta imperdível. Não perca seu sonho de ir a Israel: vamos juntos! Entrem em contato comigo urgentemente.
 
Amanhã, daremos prosseguimento a mensagem de nosso amado irmão Adauto.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm. Estou lendo I Co da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 240/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 206/438 Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.