INSCREVA-SE!

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Faltam 933/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias è Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

Tema: o Evangelho de Cristo 3 – I Ts 1:5 e Rm 1:16.

 

Referência bíblica:

 

"Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós." (I Ts 1:5).

 

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Rm 1:16).

 

Continuação:....

 

A Natanael, Jesus disse que o tinha visto debaixo da figueira e somente por essa tão simplória declaração, ele, Natanael, afirmou pelo Espírito de Deus que Jesus era o Filho de Deus. Jesus gostou tanto, tanto da sua resposta que lhe prometeu grandes e maravilhosas coisas.

 

"46. Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.47. Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo. 48. Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. 49. Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel. 50. Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás. 51. E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem." (Jo 1:46-51).

 

No capítulo 2 de João, sua mãe, disse aos serventes que eles fizessem tudo quanto o que ele lhes dissesse. A mãe terrena de Jesus, aquela que lhe deu a luz e que o amamentou e que dele cuidou e lhe trocou as fraldas e lhe ajudou em suas primeiras conquistas: gatinhar, andar, falar, correr, pular. Ela que o conhecia como ninguém e que recebera a visita daquele ser angelical Gabriel, estava a dizer e a orientar os serventes e o restante do mundo: " Fazei tudo o quanto ele vos disser" (Jo 2:5).

 

A sábia palavra de instrução da mãe também se aplica a nós aqui 2000 anos após. Oxalá façamos nós também como a mãe instruiu seu filho amado a fazer tudo o que ele nos disser.

 

No capítulo 3 de João, encontramos a Nicodemos, mas este foi a noite procurar por Jesus com um discurso estranho, pois se lhe aproximou como se estivesse se aproximando do Senhor, mas seu comportamento e palavras refletiam que seu coração estava confuso e preocupado com as glórias e coisas do mundo. Parecia que não queria perder seu prestígio e posição na religião humana.

 

Ora, para que serve a religião humana se ela não nos leva nem leva outros a Cristo? A quem Nicodemos com todo seu conhecimento e sapiência couduziu a Cristo? André, Filipe, a Mulher samaritana, Maria, mãe de Jesus todas estas pessoas receberam a Cristo e conduziram outros a Cristo, mas Nicodemos? Às vezes, os muitos estudos servem apenas para incharem os homens de conhecimento para ostentação.

 

No capítulo 4, a mulher samaritana também conduziu os homens de Samaria a Cristo:

 

è "28. Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, e foi à cidade, e disse àqueles homens: 29. Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Porventura não é este o Cristo? 30. Saíram, pois, da cidade, e foram ter com ele." (João 4: 28-30). Depois, os mesmos homens de Samaria disseram: "E diziam à mulher: Já não é pelo teu dito que nós cremos; porque nós mesmos o temos ouvido, e sabemos que este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo." (Jo 4:42).

 

Amanhã, prosseguiremos com o tema.

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Já li: Gn, Rm. Estou lendo I Co da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 260/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø      Estou na página 225/438 de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø      Estou na página 070/274 de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.